entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Strada x Saveiro: transporte de carga e pessoas num só veículo

Pioneira, a Fiat Strada cabine dupla encara a recém-lançada Volkswagen Saveiro com capacidade para cinco pessoas

30/09/2014 - Anamaria Rinaldi / Fotos: Thiago Moreno / Fonte: iCarros

A Fiat inovou ao lançar a Strada com cabine dupla em 2009. Foi a primeira picape compacta - e a única por muitos anos - a oferecer esse tipo de carroceria no País. O resultado foi tão positivo que a Volkswagen também resolveu aderir há dois meses, quando apresentou a Saveiro cabine dupla.

A Strada é vendida em seis versões, sendo uma cabine simples (R$ 37.070), duas com cabine estendida (de R$ 40.360 a R$ 54.220) e três com cabine dupla (de R$ 46.590 a R$ 59.950). Os motores podem ser 1.4 8V, 1.6 16V ou 1.8 16V, dependendo da configuração. Já a Saveiro tem sete versões: duas cabine simples (de R$ 36.280 a R$ 39.000), duas cabine estendida (de R$ 42.750 a R$ 55.650) e três com cabine dupla (de R$ 47.490 a R$ 59.990). Todas têm motor 1.6, que pode ser de oito ou 16 válvulas. Neste comparativo, o iCarros colocou lado a lado a Saveiro Highline 1.6, que custa R$ 52.720, e a Strada Trekking 1.6, que sai por R$ 53.210.

Custo-benefício

Falando primeiro em equipamentos, a Saveiro dá um show. As duas picapes trazem de série direção hidráulica, ar-condicionado, computador de bordo, volante e banco do motorista com regulagem de altura, chave canivete, faróis de neblina, ganchos para amarração na caçamba, travas e vidros elétricos, rack de teto e suspensão elevada.

A Saveiro, que custa R$ 490 a menos, acrescenta retrovisores elétricos com repetidores de seta e função que abaixa o espelho direito automaticamente ao engatar a ré, volante com comandos de áudio, sistema de som com Bluetooth e entradas auxiliar e USB, rodas aro 15, janelas traseiras basculantes e desembaçador do vidro traseiro - que não possui vigia. A lista de opcionais inclui bancos de couro (R$ 501), kit com rodas de liga leve e sensor de estacionamento traseiro (R$ 1.190) e capota marítima com ganchos deslizantes na caçamba (R$ 1.140).

A Strada, por sua vez, inclui a mais, além dos itens comuns às duas picapes, janela traseira corrediça, protetor de caçamba, predisposição para rádio, bancos dianteiros com dispositivo “easy entry” (retorna o banco à posição anterior), rodas aro 14 com pneus de uso misto e terceira porta - inédita no segmento.

No modelo da Fiat, um pacote com rádio, retrovisores elétricos, capota marítima e volante de couro com botões de áudio custa R$ 1.863. Se acrescentar rodas de liga leve, o kit sobe para R$ 3.078. A picape pode ser equipada ainda com teto solar elétrico (R$ 2.639) e sistema de bloqueio do diferencial Locker (R$ 1.759), que distribui a força do motor para as rodas tracionadas quando há perda de aderência.

Para levar gente

Os dois modelos contam com motor 1.6 flex. No Volkswagen, são oito válvulas, rendendo 101 cv de potência com gasolina e 104 cv com etanol. O torque é de 15,4 kgfm e 15,6 kgfm, respectivamente, a 2.500 rpm. A Strada entrega números maiores: são 115 cv e 16,2 kgfm a 4.500 rpm com gasolina e 117 cv e 16,8 kgfm com etanol. Ambas têm câmbio manual de cinco marchas.

Ao volante, a Saveiro é mais prazerosa de guiar. O motor entrega o torque máximo em giros menores, gerando melhores respostas em arrancadas e retomadas, e o câmbio de curso curto oferece engates mais precisos. O único problema é que, a 120 km/h, a picape trabalha a 3.000 giros, aumentando consideravelmente o nível de ruído dentro da cabine. Merecem elogios a direção precisa e a suspensão que une conforto e estabilidade mesmo com a caçamba vazia.

A Strada pode andar mais, mas é incômodo passar horas ao volante da picape. O câmbio longo tira a agilidade das manobras e a suspensão é macia demais sem o peso extra da carga na caçamba, fazendo a carroceria chacoalhar ao passar por pisos irregulares - e isso aparece também ao contornar curvas.

Segundo dados das fabricantes, o modelo da Fiat acelera de 0 a 100 km/h em 9,7 segundos, contra os 10,9 segundos da picape da Volks, ambas com álcool no tanque. Quanto ao consumo, os dois modelos tiveram resultados muito semelhantes durante a avaliação do iCarros, com média de 5 km/l na cidade e 12 km/l na estrada.

Mas e a carga?

Uma picape compacta com banco traseiro já pressupõe que o espaço tanto na caçamba quanto no interior serão reduzidos. E é exatamente isso que acontece. A Saveiro tem a vantagem de levar cinco pessoas, contra os quatro da Strada.

Mas o espaço para as pernas é pequeno nos dois modelos, com uma leve vitória da Volkswagen – são 2,75 metros de entre-eixos, frente aos 2,71 metros da Fiat. Além disso, a Saveiro oferece porta-copos e tomada 12V para os passageiros do banco de trás, itens inexistentes na rival.

O acabamento é simples nos dois modelos, fazendo uso de muito plástico, mas não há falhas ou rebarbas. O Volks se sai melhor por oferecer comandos mais acessíveis do que na rival – lembrando que o volante multifuncional só vem de série na Saveiro.

Mas elas são picapes, então quanta carga dá pra levar? Bem, a Strada tem capacidade para 680 litros ou 650 kg, enquanto a Saveiro leva 580 litros ou 629 kg. Não é muito, mas são carros pensados para levar a família, mais do que carregar cargas volumosas.

Escolha de Anamaria Rinaldi – No conjunto geral, a Saveiro é a melhor pedida. Ela está com visual mais moderno, oferece melhor custo-benefício e melhor dirigibilidade. E ainda cabem cinco pessoas. Mas estamos falando de picapes e a Strada conta com maior capacidade na caçamba e já vem com pneus de uso misto, fatores que podem ser essenciais, dependendo do uso do veículo. Isso tudo somado a uma boa mecânica. Não é à toa que a Fiat é líder de vendas nesse segmento. 

 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.