entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Toyota Etios sedã XLS 1.5 é a síntese da compra racional

Com a adição de câmbio automático, sedã de entrada da marca reforça seu caráter de compra bem pensada

31/10/2016 - Texto e fotos: Thiago Moreno / Fonte: iCarros

Na linha 2017, toda a gama do Toyota Etios ganhou a opção de câmbio automático. É de apenas quatro marchas? Sim, mas isso não significa que o desempenho do sedã XLS 1.5 avaliado pelo iCarros foi penalizado. Pelo contrário: só reforçou a pegada de compra racional que o três volumes já tinha. Como avaliado, o Etios sedã das fotos custa R$ 63.410. Só para exemplo, um hatch como o Chevrolet Onix pode chegar a R$ 62.590 em sua versão mais cara.

Leia mais:
Lançamento: linha 2017 do Toyota Etios
VW Voyage é um dos carros mais roubados do Brasil. Veja a lista
Confira quais são os carros mais econômicos do Brasil

Ficha técnica e itens de série

De fábrica, mesmo a versão XLS não vai além do esperado na lista de equipamentos. São de série a direção com assistência elétrica, ar-condicionado manual, rodas de liga leve aro 15", faróis de neblina, central multimídia com tela sensível ao toque com conectividade via Bluetooth e USB, painel de instrumentos digital, alarme, bancos revestidos de couro com regulagem de altura para o motorista, volante com regulagem de altura e acionamento elétrico de vidros, travas e espelhos.

O motor 1.5 flex recebeu alterações na linha 2017. Teve a taxa de compressão aumentada e possui comando variável de válvulas tanto para as de admissão como para as de escape. Agora, gera 107 cv de potência e 14,7 kgfm de torque com etanol. Com gasolina, respectivamente, os números são 102 cv e 14,3 kgfm.

A mais aguardada novidade da linha 2017 foi a introdução de uma opção de câmbio automático. Nada de automatizado ou de dupla embreagem, um automático convencional com conversor de torque e apenas quatro marchas. Tão convencional que veio diretamente da geração anterior do Corolla com pesadas modificações no gerenciamento eletrônico.

Nas medidas, o carro tem 3,77 m de comprimento, 1,69 m de largura, 1,51 m de altura e 2,55 m de entre-eixos. O porta-malas acomoda até 562 litros de bagagens. O peso total do carro é de 980 kg.

Por que tão sério?

Espaço há de sobra no interior do Etios. Três adultos se acomodam sem problemas no banco traseiro e o porta-malas está acima da média para os sedãs dessa categoria. Com um entre-eixos maior em relação ao hatch, o sedã tem ainda mais espaço para as pernas. A aparência dos materiais utilizados na cabine não é das melhores, mas o carro compensa na montagem sem falhas.

O Etios sedã, assim como o hatch, é silencioso, confortável e leve de conduzir. É até difícil lembrar que o câmbio tem apenas quatro velocidades, pois pouco se percebe o trabalho da transmissão. As arrancadas não têm trancos e, com poucas marchas, é difícil o câmbio se confundir com a relação ideal para cada situação. Se o consumo é uma preocupação com um câmbio antigo, de acordo com o computador de bordo, o sedã fez 7,5 km/l com etanol e ciclo apenas urbano. Falando em instrumentos, a tela digital ainda não corrigiu a má impressão de ter que se olhar para o lado para ver o velocímetro, mas é fácil de se acostumar e a visualização fica tão simples como de um painel convencional.

O Etios exige pouco tempo para se adaptar. Basta girar a chave, colocar o câmbio na posição “D” e rodar. O sedã proporciona uma condução sem stress e é a pura síntese de um carro para quem não quer frescuras, apenas um veículo que não deixe o motorista na mão. Existem competidores mais modernos e equipados pelo mesmo preço do Etios? Sim. Há competidores com visual melhor? Sim. Mas são poucos os que conseguem transmitir uma sensação de robustez e condução simples ao volante tão grandes quanto o sedã da Toyota.

 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.