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Toyota Etios Sedan XLS AT: ser bom basta?

Repleto de qualidades mecânicas, o modelo feito em Sorocaba (SP) faz sucesso com quem já tem um. Mas e o resto?

15/09/2017 - Texto e fotos: Thiago Moreno / Fonte: iCarros

Quando a Toyota apresentou a linha 2018 do Etios e do Etios Sedan, veio o tão aguardado visual novo. Mesmo assim, ainda é difícil encontrar unanimidade para a cara do Etios. No entanto, desde o lançamento, o carro mostra boas qualidades mecânicas e aposta na relação custo/benefício. Mas será que custando R$ 65.500 na versão XLS automática testada, o sedã consegue se sustentar com os mesmos argumentos?

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Ficha técnica

Todas as versões do Etios Sedan são equipadas com motor 1.5 flex entregando 107 cv com etanol e 102 cv com gasolina, enquanto os valores respectivos de torque são 14,4 kgfm e 14 kgfm. Na versão XLS, apenas a transmissão automática de quatro velocidades está disponível.

Veja a ficha técnica completa do Etios Sedan

Nas medidas, o carro tem 3,77 m de comprimento, 1,69 m de largura, 1,51 m de altura e 2,55 m de entre-eixos. O porta-malas acomoda até 562 litros de bagagens. O peso total do carro é de 980 kg.

Itens de série

De fábrica, o Etios sedã não vai além do esperado na lista de equipamentos. São de série: direção com assistência elétrica, ar-condicionado manual, rodas de liga leve aro 15", faróis de neblina, central multimídia com tela sensível ao toque com conectividade via Bluetooth e USB, painel de instrumentos digital, alarme, bancos revestidos de couro com regulagem de altura para o motorista, volante com regulagem de altura e acionamento elétrico de vidros, travas e espelhos retrovisores.

Confira o que cada versão traz de série

A fila anda

Este não foi o primeiro (e provavelmente não será último) Toyota Etios que eu já avaliei. Toda vez que nos reencontramos, as impressões acabam ficando sempre muito similares. O Etios é silencioso, confortável e leve de conduzir.

É até difícil lembrar que o câmbio tem apenas quatro velocidades, pois pouco se percebe do trabalho da transmissão. As arrancadas não têm trancos e, com poucas marchas, é difícil o câmbio se confundir com a relação ideal para cada situação. Se o consumo é uma preocupação devido ao câmbio, de acordo com o computador de bordo, o sedã fez média 7,5 km/l com etanol em ciclo apenas urbano.

Veja os que os donos de Etios Sedan têm a dizer sobre o carro

A tela digital, novidade desde a linha 2017, não corrigiu a má impressão de ter que olhar para o lado para ver o velocímetro. Mas é fácil se acostumar com isso e, pelo menos, ainda é melhor que os instrumentos antigos que eram analógicos. Há uma miríade de opções no computador de bordo, incluindo uma opção que calcula o valor gasto com combustível de acordo com o consumo médio.

Espaço há de sobra no interior do Etios. Três adultos se acomodam sem problemas no banco traseiro e o porta-malas está acima da média para os sedãs dessa categoria. Com um entre-eixos maior em relação ao hatch, o sedã tem ainda mais espaço para as pernas. A aparência dos materiais utilizados na cabine não é das melhores e a cada ano que passa a Toyota coloca mais um tipo de acabamento de plástico no interior no carro (da última vez que contei eram quatro tipos diferentes), mas o carro compensa na montagem sem falhas.

Contudo, lá se vão ao menos três anos desde que eu testei o primeiro Etios. De lá pra cá, o carro mudou o visual, o painel, o motor, o câmbio e até alguns equipamentos. É bastante coisa, mas por fora parece o mesmo carro.

Compare o Etios Sedan com o seus rivais

Se lá em 2014 oferecer “ar, direção, vidro e trava” era suficiente, hoje a fila já andou e os principais rivais oferecem cada vez mais tecnologia embarcada. Olhando apenas alguns itens comuns disponíveis na concorrência, o Etios fica devendo coisas simples como função um toque para os vidros ou sensor de estacionamento.

Ter uma central multimídia com tela sensível ao toque foi definitivamente um passo na direção certa, mas o equipamento não tem câmera de ré ou GPS integrado. E tem mais: onde está a possibilidade de espelhamento de smartphones via Android Auto ou Apple Car Play, algo que vem de série no Chevrolet Prisma?

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O Etios Sedan já não está tão mais barato quanto os rivais para compensar a falta de equipamentos e se segurar apenas com suas boas qualidades mecânicas. Parece que o modelo faz apenas pequenas atualizações periódicas e a liderança do Prisma no segmento mostra isso: o público não quer apenas algo “bom”. Agora eles querem algo melhor.

 

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