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Vai comprar um 1.0? Mas de três ou quatro cilindros?

Você sabe as diferenças entre eles além do número? O iCarros diz e avalia os principais três cilindros do mercado

12/05/2015 - Anelisa Lopes / Fotos: Gabriel Aguiar / Fonte: iCarros

 
 
 
 
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  • Entenda o motor três cilindros
  • Entenda o motor três cilindros Primeiro lugar: Hyundai HB20 Primo-irmão do Kia Picanto HB20 agrada visualmente por ser moderno, mas, ao mesmo tempo, tem linhas suaves Motor de alumínio tem bom entrosamento com câmbio manual de cinco marchas Cabine conta com central multimídia com TV, mas em nenhum momento o sinal estava disponível Cabine do HB20 não leva mais que quatro adultos com conforto Segundo lugar: VW Up! Menor da turma, Up! quer lugar do Gol Entre os modelos do comparativo, é o que oferece a maior oferta de versões Lista de equipamentos de série é pobre Cabine é simpática e funcional Parte de trás é ideal para crianças Terceiro lugar: Ford Ka Ares de New Fiesta Mudança na nova geração foi radical Ka tem também uma versão sedã para quem precisa de mais espaço no porta-malas Motor é o mais potente da turma Bagageiro do Ka é o menor de todos, com menos de 260 litros Quarto lugar: Fox Bluemotion 1.0, mas com pegada de 1.6 Bluemotion tem alguns acessórios externos para melhorar aerodinâmica Somente esta versão do Fox tem motor três cilindros Cabine segue mesma receita do Up!: simples, mas funcional Fox dá mais folga para quem vai atrás Quinto lugar: Nissan New March Menos de um ano depois da nova geração, New March troca de motor Motor três cilindros é mais potente que o de quatro Interior do New March deve um pouco de atratividade Conforto dos assentos poderia ser repensado Linha do tempo
     
 
Chegou a hora de comprar um carro 1.0 e você não sabe se leva um três ou quatro cilindros. Mas existe diferença entre eles? Não só existe, como este tipo de motorização está ganhando cada vez mais espaço entre os populares no Brasil. O motor três cilindros é resultado de um processo chamado downsizing, que é a diminuição do tamanho do bloco, por ter um cilindro a menos, além de uma menor quantidade de componentes. Este tipo de motorização surgiu na Europa pela necessidade da diminuição do consumo de combustível e da emissão de poluentes. No Brasil, por enquanto, a aposta nesta tecnologia é somente nos carros 1.0.
O três cilindros tem o mesmo ciclo de funcionamento do bloco com quatro, mas com o objetivo de ser mais econômico e oferecer a mesma ou melhor performance. Ao ligar o carro, a principal diferença entre eles é sonora: a vibração vinda do motor é um pouco maior que o de quatro pelo fato de sua estrutura ser montada com um cilindro a menos. Apesar de este tipo de motor ser menos poluente e mais econômico - em média, esta economia pode chegar a 12% em comparação à mesma unidade com quatro cilindros -, é bom lembrar que é preciso sempre estar de olho na manutenção do conjunto mecânico. "As peças que compõem o motor são normalmente levadas ao limite de uso, ou seja, ele exige mais que o do quatro cilindros e isso pode afetar a durabilidade do conjunto", diz o professor de engenharia mecânica da FEI Rafael Serralvo. Conheça os principais modelos com carroceria hatch com este tipo de motor disponíveis no mercado.
 
 
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