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Volkswagen up! I-Motion é versátil e ágil na cidade

Leve e pequeno, o modelo agrada em desempenho, consumo e equipamentos. Mas será suficiente para bater o Mobi?

19/07/2017 - Anamaria Rinaldi / Fotos: Thiago Moreno / Fonte: iCarros

O Volkswagen up! é compacto, sim, suas dimensões reduzidas o tornam um carrinho perfeito para os deslocamentos diários. É fácil de estacionar e achar vagas em que ele caiba. Mas será que o câmbio I-Motion também agrada no dia a dia? É o que o iCarros conferiu após uma semana rodando com o modelo para todos os lados da cidade. 

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A versão avaliada é a Move up!, de  R$ 51.190, a única atualmente oferecida com a transmissão automatizada I-Motion de cinco marchas. Seguem no catálogo configurações com motor 1.0 aspirado e 1.0 turbo, com preços entre R$ 37.990 e  R$ 56.350. A Move, aliás, é a única disponível com as duas opções de motor e os dois câmbios. 

Visualmente, pouco mudou com a reestilização lançada em abril deste ano. O up! ganhou apenas novos para-choques dianteiro e traseiro e novas lanternas estilo máscara negra.

Motorização e desempenho 

O motor na versão testada é o 1.0 aspirado MPI de três cilindros flex, que rende 82 cv de potência e 10,4 kgfm de torque com etanol ou 75 cv e 9,7 kgfm, respectivamente, com gasolina. Como dito anteriormente, o câmbio é o automatizado I-Motion de cinco marchas. Ele funciona como um câmbio manual convencional, mas o acionamento da embreagem é feito automaticamente pelo sistema sem que o motorista precise acionar o pedal - que aliás nem existe. 

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E aí? Os 82 cv desse motor fazem o carrinho de apenas 952 kg ser bastante ágil. Esqueça os antigos motores 1.0, que não conseguiam subir ladeiras e eram lentos nas arrancadas. O up! se sai muito bem em qualquer condição. Mas o câmbio manual leva vantagem. O I-Motion é prático para quem pega trânsito no caminho para o trabalho, porque cansa menos o condutor. Por outro lado, ele possui algumas falhas.

Não há assistente de partida em rampa, então é preciso acionar o freio de estacionamento em ladeiras. Além disso, diferente do câmbio automatizado da Fiat, o I-Motion fica devendo a função "creeping", que movimenta o carro devagar para a frente ao soltar o pedal do freio. Isso agiliza as arrancadas. No up!, você nota que ele demora um pouco mais a responder ao sair da imobilidade. 

Por fim, o automatizado nunca será tão "inteligente" quanto um automático convencional. O I-Motion faz as trocas de marcha no ponto certo, quando você também faria manualmente, mas os trancos - especialmente ao engatar a segunda e a terceira marchas - são inevitáveis. Uma dica para suavizar isso é aliviar um pouco o pedal do acelerador perto das 2.500 rpm, quando ele fará a troca.

Além disso, em subidas e descidas, o câmbio fez algumas escolhas erradas, daí é só puxar a alavanca para a esquerda e subir ou descer uma marcha. Por esse motivo, ter borboletas atrás do volante tornaria a vida do motorista mais confortável - elas vêm de série no rival Mobi GSR (R$ 45.450). 

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Na estrada, o up! também foi muito bem e não mostrou barulho excessivo dentro da cabine. Ele sobe os giros acima de 4.000 rpm ao pisar fundo para retomar velocidade, mas logo estabiliza em giros mais baixos novamente. A 100 km/h, por exemplo, o motor está a 3.125 rpm e, a 120 km/h, chega às 3.750 rpm. A direção elétrica é direta e precisa e a suspensão mais firme incomoda em alguns pisos, mas é necessária para garantir a boa estabilidade do carro em curvas. 

E o consumo?

Claro que um dos pontos fortes de ser 1.0 é o consumo. E nisso o up! é muito bom. Segundo os números do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro, o modelo roda 9,4 km/l na cidade e 10,6 km/l na estrada com etanol ou 14 km/l na cidade e 15,8 km/l na estrada com gasolina. Durante nossa avaliação, a média urbana com gasolina ficou em 12,8 km/l (rodando a maior parte do tempo em congestionamento) e em uso rodoviário foi de 16,1 km/l. 

A mesma versão Move com câmbio manual tem média melhor de acordo com o Inmetro apenas na cidade, fazendo 9,6 km/l com etanol e 14,2 km/l com gasolina. Na estrada, o dado com etanol é igual (10,6 km/l) e inferior com gasolina (15,3 km/l). Ambas as configurações são nota A na classificação geral e na categoria, lembrando que o Inmetro classifica o carro como subcompacto - assim como os Fiat Uno e Palio. O Mobi possui outra categoria: micro compacto. 

Compare o up! com os concorrentes

Acabamento e espaço interno

Particularmente eu acho agradável o interior do up!. Ele adota apenas plástico e sem variação de texturas, mas não há falhas aparentes. A posição de dirigir é confortável e a Move up! já vem com direção elétrica, vidros, travas e retrovisores elétricos. Os comandos ficam à mão, com ar-condicionado manual e um rádio mais simples com Bluetooth e USB. Senti falta apenas de mais alguns porta-objetos na cabine e algum acabamento na parte interna do porta-malas. 

Aliás, o porta-malas tem capacidade para 285 litros, é a mesma do Gol. O que ajuda o up! é seu formato quadrado, otimizando o espaço. No banco traseiro, o modelo da Volks é espaçoso considerando suas dimensões. Isso graças aos seus 2,42 m de distância entre-eixos - frente aos 2,30 m do Mobi.

Equipamentos de série

O VW up! Move up! I-Motion traz de fábrica ar-condicionado, direção elétrica, volante e banco do motorista com ajuste de altura, trio elétrico (mas os vidros traseiros têm acionamento manual), alarme, computador de bordo, volante multifuncional revestido de couro, sensor de estacionamento traseiro, maçanetas e espelhos pintados na cor do carro, faróis de neblina, rádio com Bluetooth e USB, rodas de liga leve de 14 polegadas, chave canivete, sistema isofix para assentos infantis, limpador e lavador do vidro traseiro e, novidade na linha 2018, suporte de celular com tomada USB para carregamento. 

Confira todas as versões e preços

up! ou Mobi?

O up! é um carro bastante interessante, mas enfrenta uma briga dura com o Mobi Drive GSR. De cara, o carrinho da Fiat leva vantagem no preço, cobrando R$ 5.740 a menos. Em desempenho e consumo, as diferenças são sutis e não me surpreenderia quem escolhesse qualquer um deles.

Mas quando se trata do automatizado, o Mobi tem borboletas atrás do volante e tecnologias como a função "creeping" que tornam a vida mais fácil. Ele traz botões no lugar da alavanca que deixam o interior mais bonito e "clean", mas que não são tão funcionais. Em espaço interno e porta-malas, o up! leva fácil. O que vai desempatar?

A lista de equipamentos. Aí ficou mesmo com o Volkswagen, que inclui até sensor de estacionamento. Se você estiver com o orçamento apertado e não quiser gastar mais, também será muito feliz no dia a dia com o Mobi. Vai depender mais do seu bolso. 

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