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VW Fox Connect 2018: menos é mais? | Teste

Agora com somente duas versões no catálogo, o Fox se mostra uma boa opção de compra entre o Gol e o Polo

02/04/2018 - Anamaria Rinaldi / Fotos: Thiago Moreno / Fonte: iCarros

Quem achava que o Fox morreria com a chegada do novo Polo se enganou. Pelo menos por enquanto. A Volkswagen manteve o hatch em linha, embora agora ele tenha apenas duas versões no catálogo: Connect e Extreme. Avaliamos a opção mais em conta para saber se ele ainda vale a pena.

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O Fox Connect sai por R$ 49.990 com câmbio manual – a versão que avaliamos – ou por R$ 53.390 com o automatizado I-Motion. São R$ 5.000 a menos que a mais equipada Extreme, de R$ 54.990.

Equipamentos de série

O Fox Connect vem com sensor de estacionamento traseiro, ar-condicionado, chave canivete, direção elétrica, computador de bordo, alarme, piloto automático, volante e banco do motorista com ajuste de altura e profundidade, trio elétrico, retrovisor com função tilt down, faróis de neblina com função “Cornering Light” de conversão, rodas de liga leve aro 15”, pneus com baixa resistência a rolagem e sistema de som Composition Touch com tela sensível ao toque de 6,5”, comandos no volante e espelhamento via MirrorLink, Apple CarPlay e Google Android Auto.

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Pelos R$ 5.000 a mais a Extreme acrescenta rodas aro 16”, câmera de ré e barras de teto como os itens principais, além de elementos estéticos exclusivos. Há apenas um pacote opcional de R$ 100 que adiciona retrovisores pintados de preto, faróis duplos com máscara escurecida e novas rodas de 15 polegadas. A pintura metálica soma outros R$ 1.431 ao valor.

Motorização e desempenho

Com somente duas versões em produção, o Fox é oferecido apenas com o motor 1.6 8V flex que rende 101 cv com gasolina e 104 cv com etanol. No caso do hatch testado, o câmbio é o manual de cinco marchas.

Por ser um carro leve, são 1.072 kg, o Fox é bastante esperto. E o câmbio preciso e de curso curto da Volkswagen dá um tempero extra à direção. O resultado é que o conjunto cai bem no hatch, com boas respostas em acelerações. Nas retomadas ou em situações como ladeiras, você também não precisa reduzir marchas o tempo todo.  A dirigibilidade, para falar a verdade, é idêntica ao Fox anterior – o que é bom.

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Se você já guiou um Fox, sabe que a maior altura faz com que o centro de gravidade seja elevado. E daí? A estabilidade em curvas é menor do que você tem em um hatch mais baixo. Por isso, a suspensão tem um acerto mais firme, mas não chega a incomodar em ruas com asfalto irregular. E esse é um preço que precisa ser pago para manter a estabilidade. Por outro lado, sendo um carro pequeno, ele é fácil de manobrar e ainda oferece um bom ângulo de esterço.

O consumo também pode ser elogiado. Pelos dados oficiais do Inmetro, o Fox roda 7,8 km/l na cidade e 9,7 km/l na estrada com etanol ou 11,6 km/l e 13,9 km/l, respectivamente, com gasolina. Rodando nos congestionamentos de São Paulo, o computador de bordo marcou média de 9,3 km/l com gasolina no tanque, caindo para 8,4 km/l com o ar-condicionado ligado.

Acabamento e espaço interno

Já é tradição o acabamento mais “espartano” da Volkswagen. No Fox não é diferente, com plástico em toda a cabine e de um tipo mais rústico em algumas áreas. Mas não havia falhas aparentes ou rebarbas no modelo avaliado. Por outro lado, os comandos estão bem posicionados e há ajustes no volante, no banco e no cinto de segurança, o que ajuda a encontrar uma boa posição para dirigir. Aliás, a posição é alta.

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Falando agora do espaço, claro que quem busca um Fox com seus 3,86 m de comprimento e 2,46 m de entre-eixos não tem uma família grande. Oficialmente ele tem espaço para cinco ocupantes, mas eu não deixaria três pessoas no banco traseiro por longos períodos. Além disso, o porta-malas também é mais diminuto e leva 270 litros – é menos que um Onix ou um Uno.

Manutenção

Segundo a Volks, as três primeiras revisões do Fox saem por R$ 243,20, R$ 548,70 e R$ 478,20, nessa ordem.  A garantia é de três anos ou 30.000km, o que ocorrer primeiro.

Conclusão

O Fox já era uma opção honesta no portfólio da Volkswagen e segue por esse caminho. Ele oferece mais que o novo Polo em questão de equipamentos pela mesma faixa de preço, mas seu projeto antigo de mais de uma década fica claro. E pesa se você pensar na segurança. A vantagem do Fox está no seu custo/benefício e provavelmente é isso que está mantendo seus aparelhos de vida ligados.

 

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