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VW up! Track vai além do visual aventureiro?

Versão lançada no final do ano passado cobra R$ 46.903, mas o que ela oferece a mais em relação à move up?

30/01/2017 - Texto e fotos: Anamaria Rinaldi / Fonte: iCarros

Quando a Volkswagen apresentou a versão Track para o up! no final do ano passado, no Salão do Automóvel de São Paulo, anunciou que o público-alvo seriam os jovens. A verdade é que o up! por natureza é direcionado para esse cliente, que não precisa de muito espaço e prefere um carro econômico. A configuração Track chegou para oferecer um estilo "aventureiro", mas não de verdade, já que para isso já existe a opção cross up!. Qual a diferença então?

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Baseada na versão move up! de quatro portas, a Track cobra R$ 46.903 - ela já sofreu o primeiro aumento, tendo sido lançada em dezembro por R$ 46.440. Ela cobra R$ 916 a mais que os R$ 45.987 da move up! e R$ 3.054 a menos que os R$ 49.957 do cross up!. Colocados os preços na mesa, vamos às diferenças visuais.

Mudanças visuais: aventureiro?

A opção Track se diferencia da move up! por oferecer: emblemas alusivos à versão nas laterais, apliques cromados sob os para-choques dianteiro e traseiro, molduras nas caixas de rodas, seções centrais dos para-choques dianteiro e traseiro na cor preta, capas dos retrovisores e maçanetas em preto fosco e interior apenas com acabamento escurecido. São mantidos os faróis com máscara negra e as rodas de 14 polegadas com calotas. 

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Já a cross up! inclui a mais que o Track: rack de teto, frisos laterais, rodas exclusivas de 15 polegadas, seções centrais dos para-choques em "chrome effect" e soleira das portas dianteiras com aplique em alumínio. Ou seja, se o cross up! já é um aventureiro "leve", sem oferecer nem altura elevada do solo, o up! Track é ainda mais sutil nesse aspecto.

Equipamentos de série

A lista de equipamentos de fábrica do up! Track é praticamente a mesma da configuração move up!, à exceção dos itens estéticos citados acima e dos faróis e lanternas de neblina. Sendo assim, ela traz direção elétrica, ar-condicionado, computador de bordo, alarme, trio elétrico (com vidros elétricos somente nas portas dianteiras), lavador, limpador e desembaçador traseiro, alerta de frenagem de emergência, porta-malas com divisória, banco do motorista e volante com ajuste de altura, sistema isofix para cadeiras infantis, controle de tração, chave canivete, com pneus de baixa resistência à rolagem e sistema de som com CD-Player, Bluetooth, MP3 player e entrada USB. 

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A pintura metálica acrescenta R$ 1.378 ao valor do carro. Nessa versão Track, o único opcional são as rodas de liga leve aro 14", que cobram R$ 960

Desempenho e consumo

O motor do up! Track é o mesmo 1.0 MPI flex de três cilindros das demais versões, rendendo até 82 cv e 10,4 kgfm de torque máximo com etanol e sempre oferecido com câmbio manual de cinco marchas. Ele entrega bom desempenho para quem roda a maior parte do tempo na cidade. Ainda é um 1.0, então você percebe certa dificuldade em subidas mais íngremes ou em uma ultrapassagem, mas nada que tire o brilho desse motor. Ele é ágil e moderno, feito inteiramente de alumínio, com comando variável de válvulas na admissão e sem o tanque auxiliar de partida a frio. 

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Mas a principal vantagem desse propulsor provavelmente é o consumo. Segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro, que mede o gasto em condições ideais de rodagem, o modelo faz 9,5 km/l na cidade e 10,3 km/l na estrada com etanol ou 13,7 km/l na cidade e 14,8 km/l na estrada com gasolina. E aqui reside uma vantagem em relação ao cross up!, que de acordo com o Inmetro crava 9,2 km/l e 10,4 km/l com etanol ou 13,3 km/l e 14,6 km/l com gasolina, respectivamente. Ou seja, o up! Track acaba sendo um pouco mais econômico que a versão mais "aventureira". Na prática, durante a avaliação do iCarros, o compacto fez 10,8 km/l rodando em congestionamentos e chegou a 13,5 km/l em uso urbano com trânsito livre, todos os números com gasolina no tanque. 

No mais, a dirigibilidade do carrinho é muito boa, com direção na medida, tornando muito fácil manobrá-lo. Aliás, o raio de giro também merece elogios. A suspensão filtra bem o piso e sem comprometer a estabilidade em curvas, mesmo quando o motorista abusa um pouco mais. O câmbio manual tem curso curto e bons engates, deixando a condução mais ágil. 

Acabamento e espaço interno

O acabamento com o painel em branco combinando com a cor da carroceria ficou bonito. Ele é simples, sem variedade de materiais ou muitos detalhes, mas isso é esperado de um carro de entrada da marca. O console só poderia ter mais porta-objetos. Ajudaria também ter ajuste de altura no cinto de segurança e regulagem de profundidade no volante. A ausência desses itens prejudica o conforto ao escolher a posição ideal de dirigir dependendo da estatura do motorista. 

Por falar em conforto, por ser um carro pequeno, o espaço no banco traseiro é bem reduzido e o porta-malas é pequeno, levando somente 285 litros. Não é pouco se você considerar que é a mesma capacidade do Gol. Contudo, o desenho mais quadrado do carro faz o bagageiro parecer menor. Aliás, o porta-malas do up! Track vem com uma divisória que permite criar uma gaveta para objetos menores. 

Custo/benefício

Por oferecer a mesma motorização e praticamente os mesmos equipamentos da versão move up!, o up! Track é uma opção para quem quer um visual diferenciado sem bancar os quase R$ 50 mil do cross up!. No mais, ele cumpre o mesmo papel das outras versões MSI do up!: é um ótimo carro e se encaixa perfeitamente na proposta de uso diário - especialmente em ambiente urbano -, ideal para quem não precisa de muito espaço. 

Fabricado em Taubaté (SP), o up! oferece três anos de garantia e suas revisões cobram R$ 2.634 até os 60 mil quilômetros, já com a mão de obra inclusa. A primeira custa R$ 241, a segunda custa R$ 299 e a terceira, R$ 451. Nesse prazo, a revisão periódica mais cara cobra R$ 651 e é exatamente a de 60 mil km ou 36 meses. 

 

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