04/12/2014 - Anelisa Lopes e Thiago Moreno / Fotos: iCarros / Fonte: iCarros
Houve um tempo em que celulares tinham apenas a função de fazer ligações. E assim também acontecia com os automóveis, designados somente para o transporte de passageiros. A integração da tecnologia aos aparatos do dia a dia tem acontecido de forma cada vez mais rápida e, apesar de serem direcionadas ainda a produtos topo de linha, não há como negar que, num futuro não muito distante, o acesso a essas facilidades seja estendido a todos os segmentos.
Se você acha incrível, por exemplo, que seu celular reconheça uma música que esteja tocando na sala de espera de um consultório, o que dizer de um veículo que lê as placas da rodovia e avisa o motorista qual é o limite de velocidade? É o caso de alguns modelos da Volvo. "Na Suécia, o ponto de partida para o desenvolvimento de tecnologias relacionadas à segurança parte de uma integração com a polícia que, em conjunto com a Volvo, cria um banco de dados para a criação de projetos para os veículos", explica André Bassetto, gerente de produto do fabircante. Conheça modelos que facilitam e protegem a vida dos passageiros por meio de muita tecnologia.
Tecnologia a favor da segurança
Tradicionalmente reconhecida pelos equipamentos de segurança oferecidos em seus veículos, a Volvo dá uma bela amostra do caminho que os automóveis deverão seguir no que diz respeito à cautela com condutores e pedestres com versão T6 R-Design do XC60. Por R$ 249.950, a configuração com motor de seis cilindros em linha e 304 cv de potência é a mais cara da oferta do utilitário e pode trazer os seguintes equipamentos de segurança:
- City Safety: sistema que controla a velocidade do veículo em relação ao que está à frente. Abaixo de 30 km/h, é capaz de frear o carro completamente para que ele não bata. Acima disso, minimiza as consequências de uma colisão, também por meio do freio.
- Farol adaptativo: se os olhos são a janela da alma, os faróis são uma extensão da visão do motorista. Para aprimorá-la, muitos carros já contam com sistema adaptativo dos faróis, que muda o facho de luz conforme a mudança de direção de volante ou condição climática.
- Detector de pedestres/ciclista: na Europa, cerca de 50% dos ciclistas que morrem no trânsito são vítimas de colisão contra um veículo. A estatística serviu de base para a criação de um sistema que detecta um possível acidente com pedestres, capaz de frear o carro automaticamente caso não haja reação do motorista. O controle é feito por meio de uma câmera instalada atrás do retrovisor interno e um radar na grade frontal.
- Leitura de placas: um sinal sonoro que lembra o toque de um telefone é emitido. O que pode ser confundido com a melodia de uma música, no entanto, é o aviso que você ultrapassou o limite de velocidade estabelecido na via e identificado por uma placa de sinalização. Mesmo em uma estrada que mude a velocidade com frequência, o painel mostrará automaticamente qual é a velocidade máxima permitida.
- Aviso de mudança de faixa
- Volvo on Call: apesar de já ser oferecido há algum tempo nos veículos da marca sueca, o Volvo on Call é uma tecnologia simples que pode facilitar a vida dos motoristas em caso de acidente ou pane do veículo. Por meio de um botão ao lado do comando do teto solar, o condutor chama uma central, que possui localização e dados do automóvel em questão. É possível até identificar se os vidros do carro estão abertos ou fechados.
Se celulares e automóveis têm virado uma extensão do dia a dia do motorista, até onde vai sua integração? Modelos que comportam o uso de aplicativos de telefones portáteis já rodam por aí com a função não só de oferecer entretenimento, como músicas e acesso às redes sociais, mas também têm funções como sistema de navegação e informação de tráfego em tempo real.
Integração completa
- sistema de entretenimento XC90
"Um dos principais desafios da Volvo é tornar o dia a dia das pessoas mais fácil e prático", explica Bassetto. "O objetivo é que o motorista não precise ler uma infinidade de manuais para operar seu carro", diz. No futuro, a conectividade entre carro poderá ser não só com o condutor, mas com outro veículo e com o sistema de agendamento de revisões na concessionária, por exemplo. "O carro será a plataforma de conexão com o mundo. A vida poderá ser simplificada dentro de um automóvel e tudo deverá ser feito por meio de um botão", finaliza.
Deixa que eu paro sozinho
A inteligência automotiva não trabalha apenas em prol da segurança. O sistema que estaciona o carro automaticamente está se popularizando. Um exemplo é a nova geração do Mercedes-Benz Classe C, que oferece o equipamento a partir da configuração C200 Avantgarde (R$ 154.900). O modelo das fotos é um C250 Sport (R$ 189.900), também equipado com o Active Parking Assist, nome que a marca da estrela de três ponta dá ao sistema. Nessa versão mais completa, o sedã possui um motor 2.0 turbo a gasolina de 211 cv, nada mal para se fazer uma simples baliza, não?
O equipamento utiliza os sensores de estacionamento frontal e traseiro do carro para medir o espaço da vaga e determinar se é possível parar por ali. A direção elétrica também é necessária para que o carro possa realizar o esterçamento sem a intervenção do motorista. Basta apenas controlar o acelerador e o freio que o carro faz o resto.
No caso do Mercedes, o sistema é simplifcado: ao se acionar o pisca para um lado, o carro identifica outros veículos estacionados e uma mensagem aparece no computador de bordo perguntando se o motorista deseja estacionar usando o Parking Assist. Aí é só sentar e usar o pé direito enquanto os pedestres estranham o carro que esterça sozinho.
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