entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

10 fatos do BMW i3: o único carro elétrico vendido no Brasil

Mercado ainda não adepto e restrito, o nosso país tem apenas um carro totalmente elétrico à venda para o público

21/06/2018 - Redação / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

Carros elétricos ainda são um tópico curioso para os brasileiros, afinal, somente um modelo totalmente elétrico está disponível para o consumidor comum atualmente, e ele é o BMW i3. Há alguns anos, marcas como Nissan, Renault e BYD testam carros elétricos no Brasil, oferecendo seus modelos a órgãos públicos, taxistas e empresas credenciadas, mas tudo apenas em caráter de teste.

Leia mais:
BMW i3 chega reestilizado e com mais autonomia por R$199.950
Quais são os carros híbridos e elétricos vendidos no Brasil?
BMW i3 já pode ser blindado no Brasil

Em 2015, a BMW foi a primeira fabricante atuante no Brasil a oferecer um carro totalmente elétrico para o consumidor comum. Outros modelos plugados na tomada são comumente importados para o nosso país, especialmente os carros da Tesla, mas o i3 é o primeiro e único com representação oficial de sua fabricante em solo tupiniquim. Para desvendar o i3, reunimos 10 fatos sobre o elétrico da BMW.

Veja ofertas de BMW

1 – É o primeiro carro da divisão i da BMW

Em 2011, a BMW anunciou que lançaria uma nova divisão de veículos batizada de BMW i. A marca já havia dado indícios de seus planos com conceito Vision Efficient Dynamics em 2009 no Salão de Frankfurt, que depois se tornaria o i8. A primeira aparição pública do i3 foi em forma de conceito em 2011 também em Fankfurt, junto do anúncio da criação da divisão i. Um segundo conceito foi apresentado em 2012 no Salão de Los Angeles como i3 Concept Coupé. Somente em 2013 o i3 de produção chegou às ruas e em 2015 no Brasil.

2 – O interior tem revestimentos reciclados e ecológicos

Cerca de 25% de todo plástico usado no interior do i3 e dos termoplásticos da carroceria são derivados de material reciclado ou renovável. Já as baterias, tem 10% de sua composição feita de materiais reciclados. Há ainda tecido de cânhamo, um componente extraído da cannabis e também madeira ecológica.

3 – Ele tem quatro portas, mesmo que não pareça

Olhando pela lateral, o BMW i3 parece um modelo de duas portas, mas ele esconde muito bem duas entradas traseiras adicionais. Além do vidro maior e em desnível, a porta traseira se abre ao contrário e levam consigo a coluna B, tal qual faz a Fiat Strada Cabine Dupla. É possível abrir as portas traseiras somente com as dianteiras abertas.

4 – Sua autonomia é de 180 km somente na energia

Desde sua reestilização onde ganhou novas baterias com 33 kWh, o BMW teve sua autonomia estendida para 180 km com carga completa das baterias.

5 – Além do motor elétrico, ele possui um motor de moto

Por falar em autonomia, o BMW i3 possui um pequeno motor bicilíndrico de 34 cv e 5,6 kgfm de torque que serve somente para recarregar as baterias e expandir a autonomia total do carro para 385 km. Esse extensor de bateria recebe o nome de REX e é oferecido em todas as versões do i3 vendidas no Brasil.

6 – Todas as baterias ficam no piso do i3

Com plataforma totalmente pensada para a eletricidade, o i3 possui todas as suas baterias alojadas no piso da carroceria, favorecendo a distribuição de peso e também ampliando o espaço interno. Como todo BMW, apesar de ser elétrico, o i3 tem um certo nível de diversão ao volante  e equilíbrio dinâmico requerido por seus compradores.

7 – Ele é o primeiro carro de volume a usar fibra de carbono em toda carroceria

Fibra de carbono é um tipo de composto ultraleve e resistente usado comumente em esportivos de alta gama e também em toda a estrutura do i3. Ele foi o primeiro carro de produção em larga escala a empregar esse material na totalidade de sua carroceria, enquanto outros modelos usavam o componente apenas em alguns detalhes.

8 – São precisas mais de 12 hs para carregar o i3 totalmente em tomada comum

Segundo a BMW, caso a bateria fique totalmente zerada, é preciso 3h30 para recarregar o i3 usando o sistema de doméstico BMW i Wallbox. Por outro lado, caso o comprador não instale o sistema em sua casa, ainda é possível carregar o carro em tomada comum, mas o tempo sobe para 12h15.

9 – O i3 é conectado com a internet

Na Europa, o BMW i3 vem equipado com sistema de acesso à internet, onde ele oferece informações de transito em tempo real, quantidade de carros presentes em um ponto de carregamento, conexão wifi além de outras regalias da internet.  

10 – Até 2017, quase 100 mil i3 foram vendidos

Vendido globalmente desde 2013, o BMW i3 teve 98.568 unidades comercializadas desde seu lançamento até o fim de 2017. Seu maior mercado é os EUA com 31.017 unidades, seguido da Noruega com 13.483 e de sua terra natal, a Alemanha, com 12.245 unidades. Suas vendas cresceram gradativamente ano após ano, sendo 2017 o ápice com 31.482 vendas.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.