entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

19 marcas que chamam seus SUVs do mesmo jeito

Se entre os modelos de passeio não há muito padrão de nomenclatura, com os SUVs as marcas costumam manter tradições

02/08/2019 - João Brigato / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

Não é nada incomum que as fabricantes automotivas mantenham padrões de nomes em seus carros, em especial nas marcas de luxo. Sejam siglas como usam BMW, Mercedes-Benz e Audi ou nomes de vento como a Volkswagen faz em seus sedãs: há um padrão. No entanto, esse comportamento é ainda mais comum entre os SUVs, como provam essas 18 marcas.

Leia mais:
Hyundai Creta 2020 começa a ser vendido. Veja o preço
Ford anuncia mudanças para o EcoSport Freestyle 2020
Mercedes-Benz GLB chega como SUV médio de 7 lugares

Conheça agora os padrões que cada uma das 19 fabricantes usa para batizar seus SUVs. Algumas marcas não têm atuação oficial no Brasil, mas foram inclusas na lista por suas curiosas tradições.

Ford

Já reparou que todo SUV da Ford começa com a letra E? EcoSport, Escape, Edge, Explorer, Expedition e por aí vai. Há algumas raras exceções, como Kuga, que é o nome do Escape na Europa, além do inédito Puma.

Volkswagen

Como regra, todo SUV da Volkswagen começa com a letra T. É por isso que T-Cross e T-Roc possuem esse hífen no nome. Vale lembrar que o T se pronuncia em inglês, algo como “Tee” neses dois carros. Outros SUVs da VW com T são Tiguan, Touareg, Teramont, Tharu, Tayron e Tarek. O Atlas não segue essa regra apenas nos EUA, porque em outros lugares ele se chama Teramont. 

Hyundai

O padrão da Hyundai não é tão fácil assim de identificar. Todos os SUVs da marca utilizam nomes de cidades, em sua maioria americanas: Santa Fé, Vera Cruz, Tucson, Kona e Palisade. O Creta também usa nome de cidade, mas não americana já que não é oferecido nos EUA. A única exceção ficou por conta do novato Venue.

Audi

Assim como os modelos de passeio da Audi usam a sigla A, os esportivos de meio termo são S e os modelos mais insanos vão para a sigla RS, os SUVs também tem seu padrão. A letra Q é usada em Q2, Q3, Q5, Q7 e Q8 da Audi em referência à tração integral quattro, que nem sempre está presente, mas tudo bem.

Peugeot

Padronizada em todos os seus carros desde os primórdios, a Peugeot sempre usou um número constituído por três elementos: o primeiro identifica o tamanho do carro, o segundo é sempre zero e o terceiro indicava a geração até que parou em 8. Nos SUVs a lógica é a mesma, mas são usados dois zeros no meio, formando assim 2008, 3008 e 5008.

Volvo

Na Volvo, S é para sedã, V para peruas (e para um hatch), C para esportivos e XC para os SUVs. A sigla XC vem de Cross Country, que é o nome das variantes aventureiras das peruas da marca. O número seguinte representa a família do modelo: assim, o XC60 está ligado ao S60 e a V60, tal qual XC90 tem como irmãos o S90 e a V90. XC40 segue solo.

Mazda

A Mazda ama usar números em seus carros. Os modelos de passeio não possuem nome próprio, adotando apenas um número. Entre os SUVs, a sigla CX seguida pelo hífen determina que é um SUV. CX-3, CX-4, CX-5, CX-7 e CX-9 seguem a regra, o único que foge um pouco é o CX-30 que adiciona um zero onde nunca houve.

Honda

Na Honda, o padrão de nome de SUVs não é seguido à risca. Existem alguns modelos que são exceção como Pilot e Passport, mas a maioria usa a sigla R-V. Geralmente o V significa Vehicle e o R muda para cada carro. É assim com: BR-V, CR-V, HR-V, UR-V, WR-V e XR-V.

BMW

Com linha dominada por modelos tratados como Série tal, a BMW deu um padrão diferente para os SUVs. Aqui, a sigla usada é X, em alusão ao sistema de tração integral Xdrive – do mesmo jeito que a Audi usa Q para remeter à tração quattro. A linha é extensa e vai de X1 até X7 sem pular um número sequer.

Chery

Nascido como um modelo solo, o nome Tiggo agora é usado por toda uma família de SUVs. Para diferenciar cada SUV da Chery, eles adotam uma numeração em seguida. Alguns casos, como o Tiggo 5X e o Tiggo 3X, há inclusão do X para diferenciar do modelo antigo que continua em produção. Na linha ainda há Tiggo 2, Tiggo 3, Tiggo 5, Tiggo 7 e Tiggo 8.

Buick

Viva até hoje por ser uma marca com presença muito forte na China, a Buick tem uma tradição na hora de chamar seus SUVs. Todo utilitário esportivo da marca começa com En: Encore, Enclave e Envision. Há boatos de um novo SUV que deve se chamar Enspire e que manterá o padrão.

JAC

Aqui o padrão muda de acordo com o país. No Brasil, todo SUV da JAC é batizado com a letra T seguida por dois números: T40, T50, T60 e T80. Já houve um período com apenas um número, quando eram vendidos T5 e T6. Já na China, o nome é Refine seguido por S e um número: Refine S2, Refine S3, Refine S4, Refine S5 e Refine S7.

Jaguar

A Jaguar possui uma antiga tradição de batismo em seus modelos, mas hoje as coisas estão mais organizadas. Todo sedã é X seguido por uma letra que determina sua categoria. Os esportivos são Type e os SUVs são Pace, até ono caso dos elétricos como é com o I-Pace. Assim a linha tem E-Pace ligado ao sedã XE, F-Pace ligado ao XF e o futuro J-Pace atrelado ao XJ.

Lexus

Desde que a Lexus surgiu no mercado, há um padrão para seus modelos. Todos os carros tem nome constituído por duas letras (exceto o LFA), sendo a primeira correspondente ao segmento que o modelo pertence e a segunda à categoria: S para sedã e X para SUVs. Na ordem de tamanho temos UX, NX, RX, GX e LX.

Mercedes-Benz

Houve uma época em que a nomenclatura dos SUVs da Mercedes-Benz era uma verdadeira bagunça. No entanto, em 2014 ela anunciou a padronização dos nomes seguindo a mesma lógica das Classes. Assim, todo SUV tem nome GL seguido pela letra da Classe o qual pertence. Atualmente temos em linha GLA, GLB, GLC, GLE e GLS. O único de fora é o Classe G, um clássico da marca que inspirou a sigla dos SUVs de passeio.

Cadillac

A exceção do gigantesco Escalade, que foi o primeiro SUV da Cadillac, o restante da linha traz uma nova padronização de nomes. Todo SUV tem XT no nome seguido por um número: XT4, XT5 e XT6. É assim também com os sedãs, mas a sigla para eles é CT.

Opel

Pouco antes da compra pela Peugeot Citroën, a Opel padronizou o nome dos seus SUVs. Todos trazem a letra X ao final do nome: Mokka X, Grandland X e Crossland X. Exceto o Mokka, os outros dois trazem land no nome, que pode se tornar outro padrão para os SUVs da Opel.

Toyota

O caso Toyota de tradição nos nomes aconteceu sem querer e apenas no Brasil. Não há um padrão global para o nome dos modelos, que variam de nomes como Fortuner (como é batizado o SW4 fora do nosso país), passando por siglas como C-HR e chegando a combinação com numerais em 4Runner e RAV4. Aqui no Brasil, os dois únicos SUVs da marca tem o número 4 no nome: SW4 e RAV4.

Skoda

Tal qual a Volkswagen, a Skoda também tem tradição com letras em seus SUVs, mas a marcha tcheca vai além. Todo SUV Skoda começa com a letra K e termina com Q. A tradição começou com o Kodiaq e foi repassada aos irmãos mais novos Karoq e Kamiq.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.