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Como os carros brasileiros são vendidos lá fora?

Entre versões específicas, equipamentos, motores e até visual, como os nossos carros são em outros países

16/04/2018 - João Brigato / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

Carros globais, na grande maioria dos casos, passam por pequenas e médias adaptações de conteúdo para cada país. Motores podem ser diferentes, equipamentos e até acabamento e detalhes visuais podem mudar. Por isso, mesmo carros desenvolvidos globalmente como Volkswagen Polo, Peugeot 208 e Toyota Corolla, podem ser bastante diferentes em cada local em que são vendidos.

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Por isso, reunimos dez exemplos de carros vendidos no Brasil ressaltando quais as diferenças em relação ao mesmo modelo comercializado em outros países.

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Volkswagen Polo
Entre os opcionais que estão disponíveis para o modelo europeu, e não para o brasileiro, estão itens como teto solar, faróis e lanternas de LED, piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergência e painel pintado na cor da carroceria. O modelo brasileiro da o troco com freio a disco na traseira e saídas de ar para os bancos de trás. Para-choque dianteiro também é diferente e os europeus tem a invejável versão GTI.

Ford EcoSport
Desenvolvido no Brasil, o Ford EcoSport ganhou o mundo na segunda geração. Tanto na Europa quanto nos EUA, o modelo não tem estepe pendurado na traseira. No continente europeu ele se destaca pela versão esportiva ST-Line e pelo uso do motor 1.0 turbo três cilindros EcoBoost. Nossa exclusividade é o aventureiro 4x4 EcoSport Storm.

Volkswagen up!
Para o nosso país, a Volkswagen fez o up! crescer: esticou o entre-eixos, alargou o banco traseiro para abrigar três pessoas e aumentou o tanque de combustível. O revés, é que os europeus tem a versão esportiva GTI com motor 1.0 TSI de 115 cv atrelado à transmissão manual de seis marchas. Ao menos nossos MPI e TSI são mais potentes que os MPI e TSI deles.

Ford Ka
Vendido como Ka+ (Ka Plus) na Europa, o hatch compacto conta com opção de câmbio automático, ar-condicionado digital e uma infinidade de opções de cores. Há também opção de motor 1.0 turbo, ausente no Brasil. Na Índia, onde é chamado de Figo, há também uma versão sedã encurtada, o Aspire. A reestilização apresentada na Europa deve uniformizar o modelo em todo o mundo.

Chevrolet Cruze
Com o recente facelift, a distância entre o Cruze brasileiro e o americano aumentou um pouco mais. Por lá, o sedã e o hatch são equipados com freio de estacionamento eletrônico e outras opções de revestimento interno na versão LTZ além do cinza usado no Brasil. Há ainda versão diesel com motor 1.6 turbo e a 1.4 turbo gasolina com câmbio manual.

Renault Sandero
Na Europa ele é vendido pela marca Dacia. Apostando no baixo custo, o Sandero europeu é equipado com motor 0.9 três cilindros turbo. O visual também é bastante diferente, especialmente na dianteira que é mais simples e tem faróis monoparábola. O Dacia Sandero tem versão pelada com para-choques pretos e rodas de aço estampado sem calota. Sandero R.S.? Só no Brasil.

Peugeot 208
Além de lanternas traseiras diferenciadas em relação ao modelo brasileiro, o Peugeot 208 europeu é servido por um motor 1.2 três cilindros turbo de 110 cv no lugar do nosso 1.6 flex de 118 cv. O modelo ainda dispõe de versões de duas portas e o GTi levemente diferente do nosso GT. Ao menos o nosso 208 tem teto panorâmico de série nas maioria das versões – o deles é opcional.

Ford Ranger
Até então, a Ranger era um produto global e idêntico nos quatro cantos do mundo, salvo algumas versões como a Wildtrack e a bruta Raptor que não são vendidas no Brasil. Contudo, com o lançamento nos EUA, a picape ganhou para-choques exclusivos com detalhes cromados, lanternas traseiras novas e outras modificações para os americanos inspiradas na F-150.

Peugeot 2008
Assim como o 208, o SUV 2008 também possui diferenças importantes entre o modelo brasileiro e o europeu. A dianteira foi reestilizada por lá e as lanternas traseiras também são novas. Na Europa, ele não possui o motor 1.6 THP Flex de 173 cv oferecido no Brasil, mas tem como opção o 1.2 turbo de 110 cv ou 130 cv.

Toyota Corolla
O Corolla sempre foi conhecido por se adaptar a cada mercado onde é vendido. Atualmente, o modelo brasileiro segue o padrão europeu, porém nos EUA e Japão ele é totalmente diferente. Na América do Norte ele tem visual mais jovial e esportivo, enquanto no Japão ele é menor e tem linhas mais quadradas.

 

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