entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Curiosidades do Fiat Palio em 22 anos de história

De um nascimento com berço de ouro a pontas no cinema hatch, o aproveitou bem sua vida e gerou descendentes

01/03/2018 - Redação / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

Em 1996, a Fiat apresentou ao mercado brasileiro o carro que definiria sua história dali em diante. Esse modelo era o Palio, que deveria ser uma opção mais moderna para o já antigo (mesmo naquela época) Uno. Após 22 anos, o hatch foi um dos responsáveis por tornar a Fiat em uma das marcas mais vendidas e conhecidas do Brasil e, com todo esse passado apareceram algumas curiosidades. Confira.

Leia mais:
Relembre todas as avaliações do iCarros com o Fiat Palio

Início da história

O primeiro nome Palio era “Projeto 178” e foi um desenvolvimento da Fiat para mercados emergentes. Tinha suspensão mais simples e robusta que o do Punto que estava sendo simultaneamente para a Europa e o visual tinha a mesma ideia, sendo assinado pelo estúdio italiano IDEA, responsável também pelo Tempra, pelo Tipo e por modelos da Alfa Romeo.

Vai trocar de carro? Simule aqui o valor da mensalidade

Uma origem, dois nomes

A origem do nome Palio vem de uma centenária corrida de cavalos que acontece na Itália. O nome? Palio de Siena. Já entenderam também de onde vem o nome do sedã, não é mesmo?

Veja ofertas de Fiat Palio perto de você

Vários países de fabricação

Além de Betim (MG), o Fiat Palio foi produzido em mais alguns lugares do mundo. Produziram o Palio ou alguma de suas variações (sedã, perua e picape) Argentina, Venezuela, Polônia, Marrocos, Turquia, África do Sul e Índia. No entanto, o Brasil foi o primeiro mercado a comercializar o Palio.

Mesmo usado, ainda é bom negócio

Pensando em segurança desde sempre

Em 1996, ar-condicionado era um luxo, vidro elétrico era opcional e itens de segurança, bem, quase nunca eram lembrados. Mesmo assim, desde o lançamento, o Palio já podia ser equipado com Airbags e freios ABS nas versões mais caras. Eram opcionais, mas estavam disponíveis.

Todos os motores

Logo no início, o Palio oferecia apenas motores 1.5 e 1.6 8V (SEVEL). Mas, como dito, foi apenas o começo. Nos primeiros anos já apareciam as versões com motores 1.0 8V e o Palio foi um dos primeiros carros no Brasil a utilizar um motor com acelerador eletrônico, sem cabo, dando início a sigla Fire (Fully Integrated Robotized Engine).

Depois, viram ainda diversos motores e variações, como 1.0 16V, 1.3, 1.3 16V, 1.6 16V e tantos outros. Em 2003, uma parceria com a GM abriu as portas para utilizar os motores 1.8 de origem Chevrolet já usados em modelos como Astra e Meriva.

Em sua segunda geração, o Palio poderia usar o 1.0 8V Fire EVO (com variação de abertura de válvulas, 1.4 Fire EVO (idem) e os 1.6 16V E.Torq, também usados no Punto. No total, o Palio teve motores que variaram entre 61 cv e 117 cv de potência.

Só faltou o automático, automatizado teve dois

Enquanto a maior parte dos Palio, principalmente em sua primeira geração, saíram com câmbio manual de cinco marchas, o hatch ofereceu duas opções que, se não eram automáticas de verdade, ao menos ofereciam um descanso ao pé esquerdo por uma fração do preço.

Em 1999 surgia o pitoresco (e hoje raríssimo) Palio Citymatic, que dispensava o pedal da embreagem, que era acionada com o movimento da alavanca de câmbio, que era igual a do modelo manual. Dez anos depois, chegava o sistema Dualogic, que dispensava também alavanca, tratando-se de um sistema totalmente robotizado.

Em 22 anos, três facelifts e apenas duas gerações

Desde o lançamento até a aposentadoria, o Palio passou por três reestilizações maiores, mas mudou de geração apenas uma vez. O primeiro tapa no visual veio em 2001, mas durou poucos anos, sendo substituído em 2004 pela segunda reestilização, marcada pelos faróis de dupla parábola. Em 2008 veio a última e maior reestilização para o Palio e sua família, mas geração nova mesmo chegaria apenas em 2012.

Estrela das telinhas

Sendo um dos carros mais vendidos do Brasil, obviamente o Fiat Palio fez diversas pontas na televisão e até mesmo no cinema. O modelo apareceu em novelas como “Prova de Amor” (2004) e “Laços de Família” (2000). Não só isso, em 2001 foi protagonista de uma cena de ação do ator Jackie Chan no filme “Espião Por Acidente”.

Filhos pródigos

Sobre a plataforma do Palio, a Fiat fez mais três carrocerias. O Siena foi um dos primeiros carros do Brasil a ter câmbio de seis marchas de série, assim como a perua Palio Weekend. O sedã, inclusive chegou a ser vendido até mesmo na Coreia do Norte.

A terceira variação foi a picape Strada, que está em linha até hoje utilizando ainda a plataforma da primeira geração do Palio. No entanto, foi a primeira picape compacta de nosso mercado a oferecer opções de cabine estendida e dupla.
 

 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

 

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.