entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Dicas para dirigir na chuva com segurança

Aprenda alguns cuidados com o veículo e recomendações de como agir para evitar acidentes em pisos molhados

12/12/2016 - Redação / Foto: Christian Mueller/Shutterstock.com / Fonte: iCarros

Junto com o final do ano vem a época de chuvas, condição que exige mais cuidados ao volante e atenção em dobro dos motoristas. Também é fundamental manter o veículo em bom estado de conservação, verificando por exemplo os pneus e os limpadores do para-brisa. Para ajudar em dias como esses, o iCarros listou algumas dicas que podem ajudar a evitar acidentes em pistas molhadas e com baixa visibilidade. 

Leia mais:
Aprenda como trocar o limpador do para-brisa 
Está de moto? Então veja as dicas para os motociclistas 
Top 10: os piores carros para enfrentar enchentes

1. Acenda os faróis
Antes de mais nada, é muito importante manter o farol baixo acesso em dias chuvosos. Isso aumenta a visibilidade do veículo tanto para os outros motoristas quanto para os pedestres. E lembre-se: nunca ligue o pisca-alerta quando estiver em movimento.

2. Reduza a velocidade
Em pistas molhadas, o ideal é andar mais devagar, uma vez que a água da chuva misturada à sujeira e ao óleo que se acumulam nas vias tornam mais fácil ocorrerem derrapagens. Ao reduzir a velocidade, uma área maior da banda de rodagem do pneu estará em contato como piso, garantindo maior aderência. 

3. Mantenha distância
Com menor aderência, pisos escorregadios exigem uma distância maior para frear o veículo. Por isso, é recomendado manter uma distância segura do veículo à frente sob chuva. Segundo a Continental, fabricante de pneus, o motorista precisa de três vezes mais espaço para frear em uma pista molhada do que em uma pista seca.

4. Verifique as palhetas do limpador
O limpador do para-brisa é um dos seus melhores amigos em dias chuvosos. A borracha em bom estado garante uma limpeza adequada do vidro, melhorando a sua visibilidade. Por outro lado, se estiver desgastada ou ressecada, irá apenas espalhar a água ou ainda embaçar o vidro, comprometendo seriamente a visão do motorista do que está à frente do veículo. Em geral, recomenda-se a troca das palhetas uma vez por ano ou quando notar necessidade. 

5. Observe também o reservatório do limpador
Além das palhetas, gaste mais alguns minutos verificando se o reservatório do limpador do para-brisa está cheio. Existem produtos específicos para isso que evitam que o vidro fique engordurado, melhorando a visibilidade. Alguns especialistas não recomendam usar detergente de cozinha, pois ele pode manchar o vidro ou até a pintura.

6. Mantenha em dia calibragem, alinhamento e balanceamento
Esses cuidados asseguram que o pneu tenha uma área adequada de contato com o piso, favorecendo o escoamento da água pela banda de rodagem. 

7. Verifique os sulcos dos pneus
Além de renderem multa, os pneus carecas são extremamente perigosos - ainda mais sob chuva. Por isso, vale a pena checar a profundidade dos sulcos. Existe um marcador chamado TWI na banda de rodagem que indica quando os pneus devem ser trocados. Para a Continental, a profundidade mínima para que o pneu possa drenar a água corretamente é de de 3 mm.

8. Ar-condicionado no vidro embaçado
Assim que começar a chover, você pode manter o ar-condicionado ou o ventilador ligados o tempo todo em baixa velocidade e baixa temperatura. Isso deve evitar que os vidros fiquem embaçados. Contudo, se já estiver com a visibilidade comprometida, a dica é ligar o ar-condicionado em uma temperatura mais quente. O importante é nunca limpar o vidro com as mãos, pois a gordura dos dedos só vai piorar. Use sempre um pano limpo para fazer isso. Você também pode deixar as janelas um pouco abertas para facilitar a circulação do ar.

9. Aquaplanagem 
Se o veículo perder contato com o asfalto e começar a deslizar, o que é chamado de aquaplanagem, jamais freie o veículo ou faça movimentos bruscos no volante. Deixe que o carro reduza a velocidade gradativamente apenas parando de acelerar. Isso tende a fazer com que os pneus retomem a aderência com o piso e o motorista volte a ter o controle da direção. 

10. Não tente passar por áreas alagadas
O ideal é que a altura da água não ultrapasse a metade da altura dos pneus do veículo. Porém, o mais importante é não tentar passar se tiver dúvidas sobre a altura da água. Você pode ficar preso no meio do caminho ou ainda ser surpreendido por mais água se acumulado por baixo do carro enquanto tenta atravessar o local.

Se a água entrar no motor, ocorrerá calço hidráulico e o prejuízo será grande, pois trata-se de um reparo caro, além do gasto com higienização se a água entrar na cabine. Mesmo assim você quer encarar? A dica é colocar o veículo engatado em primeira ou segunda marcha e manter uma velocidade constante - aproximadamente 15 km/h - até terminar o trecho alagado. Se o veículo morrer, não tente ligá-lo. Coloque em ponto morto e empurre até um local seguro para ser guinchado.

 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.