entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Hábitos que reduzem a vida útil do pneu

Entenda a importância de fazer a manutenção periódica correta para não desgastar os pneus antes da hora

25/04/2020 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

Os pneus são extremamente importantes para o veículo. Eles ajudam na estabilidade e são fundamentais para manter o carro em atrito com o solo, especialmente em pisos molhados. Por isso, saber como cuidar dos pneus pode evitar acidentes, além de economizar com gastos desnecessários. Em geral, a vida útil de um pneu é estimada entre 30 mil e 70 mil quilômetros. Porém, esse prazo pode cair bastante se o seu uso for incorreto. Pensando nisso, o iCarros listou alguns cuidados que podem fazer seus pneus durarem mais.

Leia mais:
+ Quer mudar a roda? Confira a regra! 
+ Pneu tem validade e velocidade máxima. Veja outras dúvidas 
+ 14 hábitos errados que você tem ao volante

- Não calibrar os pneus regularmente
O ideal é calibrar os quatro pneus a cada 15 dias ou semanalmente se você faz uso severo do veículo, seguindo sempre a pressão recomendada no manual do fabricante de acordo com o número de passageiros e a carga a ser transportada. E sempre com os pneus ainda frios, ou seja, depois de rodar no máximo cinco ou seis quilômetros. 

Pneus cheios demais desgastam prematuramente a parte central e ficam mais suscetíveis a impactos, enquanto pneus murchos desgastam primeiro as bordas e o ombro (a lateral que não faz parte da faixa de rodagem).

- Não fazer o rodízio de pneus
Para que a borracha sofra um desgaste regular, o correto é sempre alterar a posição dos pneus entre os eixos dianteiro e traseiro a cada 5.000 km (para pneus diagonais) ou 8.000 quilômetros (para pneus radiais) - o prazo ideal está descrito no manual do veículo. Mas é importante ficar atento, pois a ordem do rodízio varia no caso de modelos com tração 4x4 ou se o pneu possui apenas um sentido de rodagem. 

- Fazer curvas em alta velocidade
É o mesmo princípio acima, você estará causando maior desgate, especialmente no ombro do pneu, reduzindo a sua durabilidade.

- Dirigir sempre em alta velocidade
Isso superaquece os pneus, acelerando o seu desgaste.

- Acelerar e frear bruscamente com frequência
Essas ações desgatam prematuramente a banda de rodagem, fazendo com que os pneus durem menos. Nesse sentido, também é bom evitar girar o volante com o carro parado. 

- Subir ou descer desníveis
Subir guias de calçadas, por exemplo, é um péssimo hábito, por isso, evite sempre que possível. Isso causa deformação na estrutura do pneu. É o caso também de evitar parar com o pneu encostado na guia. 

- Passar por buracos 
De novo, é o mesmo princípio do caso acima. Impactos e atritos na borracha podem causar danos irreversíveis.

- Raspar o pneu no meio-fio 
Isso pode causar bolhas, exigindo que o pneu seja substituído.

- Não fazer alinhamento
Sempre que colocar pneus novos, a cada 10 mil quilômetros ou quando notar o volante puxando para um dos lados, é importante fazer o alinhamento. Rodar com o veículo desalinhado causa desgaste prematuro e irregular dos pneus. 

+ Veja como fazer o rodízio de acordo com o pneu e o carro

- Limpar com produtos abrasivos
O famosos "pretinhos" são comuns nos lava-rápidos, mas os fabricantes recomendam limpeza apenas com água e sabão neutro. Alguns produtos químicos podem reagir com a borracha, reduzindo sua vida útil. 

- Rodar com um pneu furado
Em alguns casos, é possível reparar um pneu furado. Contudo, se você rodar muito tempo com ele murcho, o desgaste pode tornar isso inviável. Se houver danos na lateral, como bolhar, é necessário trocá-lo. 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.