entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Strada, GLC e Corsa: 6 nomes iguais em 12 carros diferentes

Já ouviu falar do Toyota Corsa? E da Mitsubishi Strada? Conheça seis casos de coincidências automotivas

13/11/2018 - João Brigato / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

Dar um nome a um carro novo requer muita pesquisa e estudo. Algumas vezes uma designação pode não pegar muito bem em uma língua ou ser fortemente associado a uma fabricante. Mas isso não impede de haver algumas coincidências de batismo por aí. Por isso, reunimos dez exemplos de carros que possuem o mesmo nome, mas são completamente diferentes de seus homônimos, além de pertencerem a outras fabricantes.

Leia mais:
FCA, VW, Aliança e GM: que grupos são donos de quais marcas?
Kombi: 8 versões que não tivemos no Brasil
10 carros brasileiros que não são vendidos em outros países

A lista exclui modelos com nomes genéricos como Coupe, Roadster ou Pickup. Além disso, foram desconsideradas também siglas alfanuméricas como X5 ou A4, por exemplo, já que vem sendo amplamente usada por fabricantes chinesas, apesar de pertencerem a fabricantes europeias.

Mitsubishi Strada e Fiat Strada
Veja ofertas de Fiat Strada

A história desses dois modelos é bastante curiosa. A Mitsubishi L200 Triton é vendida globalmente e, hora ou outra, adota apenas um de seus nomes (somente L200 ou somente Triton). Porém, nas Filipinas a história é um pouquinho diferente, onde ela é chamada de Strada, o mesmo nome da picape compacta da Fiat derivada do Palio.

Além de ambas serem picapes, a Mitsubishi L200 Triton, ou melhor, Mitsubishi Strada, é vendida na Europa também como Fiat. Por lá, a fabricante italiana rebatizou a picape japonesa como Fiat Fullback, trocou a grade e passou a atuar também no segmento de picapes médias, onde jamais havia se aventurado.

Toyota Quantum e Volkswagen Quantum
Veja ofertas de Volkswagen Quantum

Outro caso de batismo local levou à uma coincidência com o mercado brasileiro. Internacionalmente mais conhecida como HiAce (já que ela possui cerca de 30 nomes diferentes ao redor do mundo) a van da Toyota é chamada de Quantum na África do Sul. Aliás, seu primeiro nome é também motivo de curiosidade, já que deu origem à Hilux (que em alguns países é grafada como HiLux por causa da van).

Diferentemente da perua Volkswagen Quantum que foi produzida entre 1985 e 2002, a Toyota Quantum continua na ativa. Vendida na África do Sul desde 2004, ela possui versões de passageiro com teto alto e baixo, van e escolar. Seu porte e visual é bastante semelhante às Kia Besta e Asia Topic que dominavam as portas das escolas nos anos 1990 e 2000.

Mazda Bravo e Fiat Bravo
Veja ofertas de Fiat Bravo

Exceto o nome, Bravo da Fiat e da Mazda não poderiam ser mais diferentes e terem histórias tão complicadas. O modelo da Mazda é uma picape de porte médio parte da família B Series produzida entre 1961 e 2009. O nome Bravo foi usado somente na Austrália a partir da quarta geração de 1985. Além disso, a picape Mazda deu origem à Ford Ranger australiana, que por alguns anos foi chamada de Courier.

Já o Fiat Bravo nasceu em 1995 como a versão hatch de duas portas do Marea. Ele chegou a ser apresentado no Salão de São Paulo e teve vendas prometidas para o nosso mercado, mas a alta repentina do dólar esfriou os planos e a Fiat priorizou a produção nacional do Brava, versão de quatro portas. Além de Bravo, o hatch era vendido no Japão como Bravissimo. Em sua segunda geração, que foi vendida no Brasil, o hatch da Fiat precisou adotar o nome Ritmo na Austrália. E sabe de quem é a culpa? Da Mazda Bravo.

Volkswagen Citi e Honda City
Veja ofertas de Honda City

Apesar da grafia um pouco diferente, a pronúncia é a mesma, mas quanta diferença entre os carros. O Volkswagen Citi nada mais é que a segunda geração do Golf produzida na África do Sul de 1984 até 2009. Reestilizado algumas vezes, o modelo era extremamente popular por lá. Quer outra coincidência? Sua versão sedã era chamada de Fox e trazia as lanternas do Voyage brasileiro.  

Já o Honda City é conhecido dos brasileiros desde 2009, quando sua quinta geração estreou por aqui. Pois é, o City é mais velho do que você pensa. Apesar de ser conhecido como sedã do Fit, o Honda City existe desde 1981 e nasceu como um hatch. A transformação em sedã só aconteceu em 1996 após um hiato de dois anos na produção do modelo. A familiaridade com o Fit se deu apenas em 2002 já na quarta geração.

Mazda GLC e Mercedes-Benz GLC
Veja ofertas de Mercedes-Benz GLC

Siglas à parte, Mazda GLC e Mercedes-Benz GLC são verdadeiros opostos automotivos. O Mazda GLC nasceu como o popular Mazda Familia em 1963, mas adotou o nome GLC nos EUA em sua quarta geração, lançada em 1981. Já o Mercedes é um SUV moderno, lançado e 2015 para substituir o GLK. Atualmente está em sua primeira geração e ainda não foi sequer reestilizado.

O posicionamento de mercado também é totalmente diferente: o GLC da Mazda era um hatch popular barato, enquanto o GLC da Mercedes é assumidamente um SUV médio de luxo. Os nomes trazem significados diferentes. Na Mazda, GLC significa Great Little Car (Ótimo Carro Pequeno). Já na Mercedes-Benz, o G funciona como uma alusão ao Classe G, assim como o C o liga ao Classe C. O L funciona somente como ligação entre as letras.

Toyota Corsa e Chevrolet Corsa
Veja ofertas de Chevrolet Corsa

Um dos hatches queridinhos dos brasileiros nos anos 1990, o Chevrolet Corsa também era vendido em outros países com diversos nomes. Ele já foi chamado de Opel ou Vauhall Corsa, Holden Barina, Chevrolet Chevy, Opel Vita e Chevrolet Classic. Mas sabia que esse nome também foi usado por um Toyota?

Em 1978 a Toyota lançou no Japão o Corsa, que ficou mais conhecido no mundo como Tercel. O compacto teve ao todo cinco gerações e foi vendido até 1999 nas carrocerias hatch, sedã e perua. Além de Corsa e Tercel, ele também foi batizado de Corolla II no Japão e era vendido exclusivamente nas lojas Corolla da Toyota.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.