entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Top 10 - Séries especiais inspiradas pelo esporte

Com o March Rio 2016, Nissan faz ligação entre os carros e o esporte, mas essa história é bem mais longa

02/06/2016 - Thiago Moreno e Anamaria Rinaldi / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

A bordo do Nissan March Rio 2016, 0001 de 1000

A Nissan está com uma campanha reforçada ao longo de 2016 para destacar seu patrocínio aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. E um dos destaques é a edição especial March Rio 2016, limitada a 1.000 unidades e que traz o número de cada uma na grade frontal. Baseada na configuração topo de linha SL, ela se diferencia por: spoilers dianteiro e traseiro, saias laterais, emblemas nas laterais e na traseira, adesivos externos e costuras nos bancos na cor laranja. O March Rio 2016 é oferecido apenas com motor 1.6 flex de 111 cv (gasolina/etanol) e câmbio manual de cinco marchas.

A unidade avaliada pelo iCarros era nada menos que a primeira das 1.000 unidades fabricadas. E o esforço da Nissan para ligar sua marca aos Jogos está bem claro: emblemas nas laterais e na tampa traseira, adesivos de cores gritantes em contraste com a cor do carro e um agressivo kit de aerofólios.

O resultado é um carro que salta aos olhos logo a primeira vista. Na rua, chama mais a atenção do que alguns esportivos e sedãs de luxo bem mais caros. Baseado na versão SL, mais completa do March, a série especial traz os mesmos equipamentos e não se diferencia muito na prática de um Nissan convencional para quem está atrás do volante. Porém, em termos de mostrar orgulho do trabalho junto aos Jogos Olímpicos, o March Rio 2016 leva medalha de ouro.

Veja abaixo 10 séries especiais relacionadas a esportes

1. Volkswagen Gol Copa
Copa do Mundo: Espanha/1982, EUA/1994 e Alemanha/2006

Primeira série especial relacionada à Copa do Mundo, o Gol Copa estreou em 1982, quando o hatch ainda era novato com apenas dois anos de mercado e o modelo mais popular no País era o Fusca. O sucesso se deu graças a itens pouco comuns na época, como rodas de liga leve, conta-giros e faróis de neblina. Ele trazia ainda a inscrição “Copa” nas laterais e no vidro traseiro, além de manopla do câmbio com o desenho de uma bola de futebol. Outro destaque é que essa é a única série especial do modelo com motor – era um 1.3 – refrigerado a ar. Foram vendidas 3.000 unidades, sempre na cor azul. Se o Brasil não fez bonito naquele ano, o Gol Copa jogou um bolão.

O sucesso foi tamanho que a série especial repetiu a aparição nas edições do campeonato de 1994 e de novo em 2006. Em 1994, ele se destacava por itens emprestados do Gol GTi, como volante, faróis, lanternas e aerofólio, além dos encostos de cabeça vazados, que remetem a esportividade. De novo, a cor escolhida para a série especial foi a azul. O motor então era o 1.6 e o modelo vendeu 6.000 unidades, lembrando que ele ainda estava na primeira geração – a segunda seria lançada pouco depois da Copa do Mundo. Dessa vez, a Seleção se saiu melhor do que o Gol Copa, conquistando o tetracampeonato naquele ano. Na última reedição, em 2006, já na quarta geração do Gol, ele tinha opções 1.0 e 1.6 e carroceria quatro portas. Foram produzidas 16 mil unidades, que se diferenciavam por emblemas nas portas e na tampa traseira, colunas e grade em preto e bordados nos bancos. Nesse ano, a série era oferecida em cinco opções de cores para a carroceria.

2. Volkswagen Voyage Los Angeles
Jogos Olímpicos: Los Angeles/1984

Em comemoração aos Jogos Olímpicos de 1984, a Volkswagen lançou o Voyage Los Angeles, equipado com motor 1.6 a álcool. Essa série especial era vendida apenas na cor azul – exclusiva do modelo - e trazia ainda bancos de veludo cinza da Recaro. O número inicial de unidades que seriam produzidas era de 3.000, mas muitos acreditam que a fabricação parou antes, tornando o Voyage Los Angeles uma raridade no mercado brasileiro.

3. Chevrolet Kadett Turim
Copa do Mundo: Itália/1990

A Chevrolet estreou entre as séries especiais relacionadas a esportes com o Kadett Turim, lançado em 1990. O nome era uma referência à cidade que sediaria jogos da Seleção Brasileira na Copa da Itália – o nome Turim na lateral trazia inclusive as cores da bandeira italiana. Baseada na configuração SL/E, ela acrescentava itens da esportiva GS como as saias laterais e o aerofólio traseiro. Outro destaque eram os bancos esportivos Recaro. A série fez tanto sucesso que continuou à venda mesmo após o final da Copa do Mundo.

4. Chevrolet Monza Barcelona
Jogos Olímpicos: Barcelona/1992

Em 1992, a Chevrolet lançava o Monza Barcelona em celebração aos Jogos Olímpicos realizados em Barcelona, na Espanha. Baseada na versão SL, ela acrescentava itens como grade dianteira na cor do veículo e adesivos laterais alusivos aos jogos. Essa série especial era oferecida com motorização 1.8 e 2.0.

5. Chevrolet Monza Club
Copa do Mundo: Estados Unidos/1994

A Chevrolet lançava em 1994 o Monza Club, que trazia emblemas alusivos à Copa dos Estados Unidos, além de lanternas fumê. Na época, o Monza era o sedã mais vendido em seu segmento. As opções de cores eram vinho e azul. A série contava ainda com itens de conforto como vidros e travas elétricas e direção hidráulica.

6. VW Gol e Parati Atlanta
Jogos Olímpicos: Atlanta/1996

A Volkswagen também quis participar das celebrações dos Jogos Olímpicos, lançando em 1996 o Gol e a Parati Atlanta. As opções de motores eram 1.6 e 1.8. O visual externo trazia um emblema com a inscrição Atlanta nas cores vermelho e branco e o desenho da tocha olímpica.

7. Chevrolet Corsa, Picape Corsa e S10 Champ 98
Copa do Mundo: França/1998

A Copa de 1998 na França não foi boa para os brasileiros, mas a Chevrolet não tinha como saber disso quando lançou a série especial Champ 98 para os modelos Corsa (de duas ou quatro portas), Picape Corsa e S10. O motivo da homenagem é que a Chevrolet era patrocinadora do campeonato naquele ano. Entre os destaques estavam as rodas de liga leve e as faixas laterais amarelas. As opções de cores eram azul e verde. O hatch trazia motor 1.0, enquanto a Picape Corsa tinha um 1.6 e a S10 um 4.3 V6 a gasolina.

8. Volkswagen Gol Sport
Copa do Mundo: Coreia do Sul e Japão/2002

Nem todo mundo sabe, mas a série especial Sport, do Gol, foi lançada em alusão à Copa do Mundo de 2002. Isso porque, dessa vez, ela não ostentava o nome “Copa”como nas edições anteriores de 1982 e 1994. A única referência à sua origem era a cor amarela exclusiva e os emblemas nas laterais e na tampa do porta-malas. O motor era 1.0 e a série vendeu 15 mil unidades.

9. Volkswagen Gol, Fox e Voyage Seleção
Copa do Mundo: África do Sul/2010 e Brasil/2014

Diferente das edições anteriores que traziam o nome “Copa”, a Volkswagen resolveu batizar a série especial de 2010 como Seleção, uma vez que a fabricante era patrocinadora da Seleção Brasileira de futebol. A série estreou em abril de 2010 no Gol, já na linha 2011, com produção limitada a 3.000 unidades. Usando motor 1.0, ela acrescentava de fábrica direção hidráulica, rodas de liga leve de 14 polegadas, faróis de neblina e rádio com CD-Player, USB e Bluetooth. O visual externo agregava adesivos na traseira e nas laterais e o símbolo da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) bordado nos bancos dianteiros.

A série Seleção retornou ao catálogo na edição seguinte da Copa do Mundo, dessa vez nos modelos Gol, Fox e Voyage e com opções de motor 1.0 e 1.6. Lançada em dezembro de 2013, ela somava 20.000 unidades para os três carros. As diferenças estéticas incluíam a inscrição “Seleção” na tampa do porta-malas e nas laterais, o escudo da CBF nos para-lamas e, especificamente no Gol, uma faixa como número “10” nas laterais. A lista de equipamentos também vinha mais recheada, com som com CD Player, MP3, USB e Bluetooth, direção hidráulica, sistema de partida sem chave, retrovisores elétricos, faróis com máscara negra, volante multifuncional e ar-condicionado. Por dentro, os bancos exibiam acabamento com faixas azuis e o logotipo da série gravado, além do escudo da CBF no porta-objeto central.

10. Hyundai HB20 Copa do Mundo FIFA
Copa do Mundo: Brasil/2014

Lançada em fevereiro de 2014, a série especial HB20 Edição Copa do Mundo FIFA foi criada para celebrar o patrocínio da Hyundai ao campeonato de futebol, tendo apenas 8.000 unidades produzidas. Derivada da configuração Comfort Plus, a série era vendida no hatch HB20 e no sedã HB20S, com motor 1.0 ou 1.6. Por fora, as diferenças estavam presentes na grade hexagonal e nos retrovisores em preto e nas rodas de liga leve aro 15”. Já o interior exibia o logotipo da FIFA no banco traseiro, além de acrescentar de fábrica a central multimídia BlueMediaTV (permite que os passageiros assistam televisão na tela de sete polegadas localizada no centro do painel). Outra exclusividade era a garantia de seis anos, um a mais que o padrão da marca.

Bônus:

Citroën Picasso Seleção
Copa do Mundo: Alemanha/2006

Para a Copa do Mundo da Alemanha, em 2006, a Citroën lançou uma série especial da minivan Picasso limitada a 4.000 unidades. Ela vinha com alguns mimos, como DVD player no teto e uma bola de futebol oficial com o logotipo da Citroën. Por fora, o modelo trazia inscrições Seleção nas laterais.

Volkswagen Gol e Polo Série Ouro
Jogos Olímpicos: Sydney/2000 e Atenas/2004

Para os Jogos de Sydney, na Austrália, a Volks lançou em 2000 o Gol Série Ouro, que trazia motor 1.0 16V. Algumas diferenças estão no logotipo dos jogos nas laterais e na tampa traseira e no aerofólio traseiro com brake light. Quatro anos depois, na edição de Atenas, na Grécia, a fabricante repetiu a fórmula com o Polo Série Ouro, que exibia rodas de liga leve, aerofólio com brake light e retrovisores e maçanetas na cor do veículo. 

 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.