entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Blindagem: regras, documentos e cuidados necessários

Entenda como é feita a blindagem, qual o nível permitido, quais os documentos exigidos e como fazer a manutenção

19/11/2015 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

Qual é o processo e quais são os documentos necessários para adquirir um carro blindado?
O processo começa com a solicitação da autorização do Exército, o que demora em torno de 10 dias. Para isso, são necessários documentos como RG, CPF, comprovante de endereço, número do chassi, placa e RENAVAM do veículo, CNPJ e razão social para pessoas jurídicas e certidão negativa de antecedentes criminais.

Desde agosto de 2017, é necessário também que o proprietário do veículo tenha o Certificado de Registro (CR), que tem validade de três anos. Esse documento antes era exigido apenas para as empresas que produziam ou comercializavam produtos blindados. Esse processo pode ser feito em paralelo à autorização junto ao Exército. O CR é obrigatório tanto para iniciar uma blindagem nova quanto para a compra de veículos blindados usados. 

Além disso, após a conclusão da blindagem, é preciso solicitar à blindadora o Termo de Responsabilidade com firma reconhecida. Esse documento descreve o material aplicado, quantidade e nível de blindagem e a validade da proteção balística aplicada.

O processo todo pode demorar cerca de 15 dias. Segundo a nova portaria do Exército, a partir da data do lançamento dos dados do veículo no SICOVAB (Sistema de Controle de Veículos Automotores Blindados e Blindagens Balísticas), a blindadora tem o prazo de até 120 dias para a conclusão do serviço de blindagem. Veja abaixo um passo a passo mais detalhado.

Qual é a documentação exigida para um veículo blindado?
Todo veículo blindado deve ter essa alteração registrada no documento de porte obrigatório, o CRLV. Por isso, antes de comprar um blindado usado, veja se a documentação está regularizada, constando a observação “modificado blindagem”. Fazer isso depois da compra custará caro, além de ser um processo bastante trabalhoso.

Exija também do vendedor o Termo de Responsabilidade da blindadora (que descreve os materiais usados) e o certificado do Exército, ambos originais ou cópias autenticadas, além da carteira da Polícia Civil. Com tudo isso em mãos, mais o Certificado de Registro (CR) do novo proprietário, é possível solicitar a transferência da documentação.

Qual é o nível de proteção permitido?
A autorização do Exército permite apenas blindagens com nível de proteção até III-A. Contudo, pode ser autorizada excepcionalmente a blindagem com o nível de proteção III. 

O que acontece se eu perder a autorização do Exército?
De acordo com a nova portaria, se o proprietário perder a autorização de blindagem emitida pelo Exército, documento de posse obrigatória, ele possui duas opções para regularizar a situação. No caso de a empresa de blindagem ainda estar em funcionamento, basta que o proprietário solicite uma segunda via à empresa, que terá essa declaração no sistema de veículos blindados a partir de 2010. 

Já para veículos blindados antes de 2010 ou que a empresa de blindagem não esteja mais atuando, o cliente precisará de um Laudo Técnico de Inspeção Veicular fornecido por outra blindadora registrada no Exército. 

Quais cuidados devo ter com um carro blindado?
Uma dica importante para quem tem carro blindado é nunca bater a porta do veículo com o vidro aberto. O impacto pode causar rachaduras, tendo em vista que, quando fechado, o vidro se transforma numa espécie de bloco junto às portas. Diferentemente do material convencional, o blindado não se movimenta conforme a carroceria passa em buracos e lombadas, portanto, antes de fechar a porta, feche primeiramente a janela. As peças do sistema de suspensão e de freios sofrem um gasto mais acelerado em decorrência do peso agregado ao veículo. Por isso, é importante manter as revisões em dia. 

Posso fazer recuperação (reautoclavagem) de vidros com delaminação?
A portaria número 55 do Exército, que entrou em vigor em agosto de 2017, determina que fica proibida a recuperação e/ou reutilização de materiais de blindagem balística. Isso inclui mantas e outros materiais como vidros, que antes podiam passar pelo processo de recuperação (chamado de reautoclavagem) quando apresentavam bolhas ou delaminação. Sendo assim, todo o material trocado deverá ser destruído pela empresa blindadora ou prestadora responsável pela troca.

Existem regras quanto ao uso do teto solar na blindagem?
Desde agosto de 2017, veículos com teto solar, sejam os pequenos ou os panorâmicos, não podem mais ter a funcionalidade de abrir, fechar e escamotear. A blindagem do teto solar deve consistir de peça única e fixa e de mesmo nível das blindagens aplicadas nas demais partes do veículo. 

Qual o valor da multa por rodar com um carro blindado sem a documentação específica?

Rodar com um veículo blindado sem que essa alteração conste no documento é infração grave com multa de R$ 195,23 e cinco pontos na carteira de motorista, além de ter o veículo retido para regularização. 

É confiável comprar um blindado usado?

Com pronta entrega e custo menor, os blindados usados podem ser uma boa opção de compra se você adotar alguns cuidados. O menor custo em relação à blindagem de um carro novo é uma das vantagens de quem faz essa escolha. E se a pessoa se sente realmente ameaçada e prefere não esperar os cerca de 40 dias que leva o processo, o melhor é optar por um veículo usado já blindado.

Como calcular a desvalorização de um carro blindado?
A desvalorização de um blindado, normalmente, é igual à de um carro sem blindagem. O que a pessoa precisa ter em mente é que ela está adquirindo dois produtos, o carro e a blindagem. Em um ano, o carro desvaloriza 20%, mesma porcentagem da blindagem. Ou seja, é preciso descontar 20% sobre o valor do veículo e mais 20% sobre o valor da blindagem. No segundo ano, são 15% de desvalorização. De novo, 15% sobre o valor do veículo e mais 15% sobre o custo da blindagem. E assim acontece sucessivamente. Se bem conservado, um carro do mesmo modelo e do mesmo ano blindado custará mais que um que não passou pelo processo. 

Veja o passo a passo para obter a a documentação específica:

- Antes de blindar o veículo, é necessário pedir uma autorização prévia ao Detran preechendo um formulário (em alguns Estados esse formulário está disponível no site do Detran). Esse documento deve ser entregue na unidade de trânsito onde está registrado o veículo, com cópias do documento de identidade (RG ou CNH) e do CRV ou da nota fiscal em caso de carro 0km

- Em seguida, é preciso obter o Certificado de Registro (CR) com o Exército Brasileiro, que autoriza o proprietário a utilizar veículo blindado

- Então é a hora de procurar a blindadora, que deve ter registro no Exército Brasileiro para fazer a blindagem do veículo

- Obtenha a Declaração de Blindagem do Exército Brasileiro

- De posse de todos os documentos, providencie o Certificado de Segurança Veicular em uma Instituição Técnica Licenciada (ITL). É uma inspeção de segurança veicular para descobrir se o veículo, diante da modificação (blindagem), permanece seguro

- Faça a vistoria de identificação veicular em empresas credenciadas ao Detran.

- Com todos os documentos (RG, CPF ou CNH, comprovante de endereço e CNPJ se for pessoa jurídica), vá até a unidade do Detran onde o veículo está registrado e solicite a emissão de nova via do CRV com a inclusão da informação de blindagem. A taxa para expedição de nova via do documento varia de acordo com o Estado

10 coisas que você precisa saber sobre blindagem
 
1. A aramida usada na blindagem é feita a partir de uma fibra especial. Seus fios entrelaçados distribuem a força do impacto para todos os lados, impedindo que o projétil perfure a carroceria;

2. Durante o processo de blindagem, o ideal é que a empresa triture os vidros antigos e os descarte em razão do número do chassi;

3. Um blindado com a garantia já expirada perde o valor integral da blindagem;

4. É importante pesquisar a empresa que fez a blindagem e ver se ela possui todas as certificações necessárias antes de iniciar o processo ou adquirir um blindado usado; 

5. Lembre-se que é necessária a autorização do exército para a blindagem;

6. A blindagem pesa, em média, entre 150 kg e 200 kg, adicionados ao peso final do carro;

7. Como não existe prazo de validade para a blindagem, é importante checar se as revisões periódicas estão em dia. Ou seja, você deve seguir o mesmo cronograma do manual do proprietário do veículo. As revisões devem ser feitas em uma blindadora e não na concessionária;

8. Se você for comprar um blindado usado, exija do vendedor um laudo com o check up completo da blindagem;

9. Como um carro é completamente desmontado para realizar a blindagem, fique atento a ruídos internos durante a condução;

10. A garantia padrão oferecida pelas blindadoras é de três anos, mas algumas empresas oferecem prazos mais longos, de até 15 anos. 

 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.