entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Partida a frio nos carros flex: entenda como funciona

Entenda como funcionam os diferentes sistemas de partida frio em carros flex e quais são os cuidados necessários

09/06/2016 - Redação / Foto: iCarros / Fonte: iCarros

O que é o sistema de partida a frio?
O sistema auxiliar de partida a frio é qualquer equipamento ou solução que permite que um veículo rodando com etanol não tenha dificuldades de partida em baixas temperaturas, situação em que o combustível vegetal não tem boa resposta.

Por que o carro flex precisa de um sistema de partida a frio?
Para que o carro queime combustível, o sistema de injeção vaporiza o etanol ou a gasolina (fenômeno conhecido como nebulização). Dessa forma, o combustível e o ar entram de maneira mais uniforme dentro do cilindro, proporcionando uma queima homogênea.

Enquanto a gasolina consegue se manter em estado vaporizado em temperaturas baixas, o etanol começa a sofrer condensação abaixo de 15ºC. Condensado, o combustível de origem vegetal não se mistura bem ao ar e a queima não ocorre de maneira correta. O sistema de partida a frio trabalha para que o motor não tenha dificuldades para queimar o combustível independentemente da temperatura.

Quais os sistemas mais comuns de partida a frio e como funcionam?

Tanque auxiliar – O sistema é o mais antigo, já utilizado desde a década de 1970 em carros abastecidos com etanol. Consiste num segundo tanque – de menor capacidade – com gasolina. Assim, em situações em que a temperatura não favorece o uso de etanol, o sistema injeta um pouco de gasolina durante a partida a fim de que o motor não tenha dificuldades para ligar.

Pré-aquecimento – Os carros flex mais modernos dispensaram o segundo tanque. Em seu lugar é utilizado um sistema que aquece as linhas de combustível com o intuito de que o etanol seja mantido em temperaturas que permitam a correta nebulização do combustível, evitando assim problemas de partida.

Injeção direta – Os motores flex dotados de injeção direta de combustível não precisam nem de pré-aquecimento nem de tanque auxiliar para dar a partida com temperaturas baixas usando etanol. A maior pressão do sistema de injeção já facilita a vaporização do combustível e a pressão elevada dentro do cilindro durante a partida aquece a mistura ar-combustível. Isso ocorre pois, ao se comprimir o etanol (ou qualquer combustível) há um aumento de temperatura.

10 coisas que você precisa saber sobre partida a frio

1. O sistema de tanque auxiliar tem o mesmo princípio dos carros carburados, injetar gasolina no etanol para melhorar a partida.

2. Não deixe o tanque auxiliar secar. Além de dificultar a partida, pode danificar a bomba elétrica que alimenta o sistema.

3. Dificuldade de partida em dias frios e engasgadas do motor antes de atingir a temperatura ideal com etanol são sinais de defeito ou falta de gasolina no sistema de partida a frio.

4. Nos carros com tanque auxiliar é normal escutar um barulho mais alto de bomba de combustível nos dias frios. É sinal de que o sistema de partida a frio está funcionando.

5. Para o popular “tanquinho”, é recomendável o uso de gasolina aditivada, uma vez que o combustível fica muito tempo sem uso e pode estragar.

6. O tanque auxiliar é abastecido por um bocal diferente do tanque. Não confunda na hora de abastecer.

7. Geralmente, o tanque auxiliar de partida está localizado dentro do cofre do motor.

8. Não tenha pressa para abastecer o tanquinho. Como o compartimento é pequeno, pode vazar gasolina sobre o motor e outros componentes.

9. Nos carros com pré-aquecimento, aguarde as luzes da injeção do painel apagarem para garantir que o sistema está pronto para a partida.

10. Durante a partida, não deixe o motor de arranque funcionando mais de cinco segundos. Você pode danificar o motor de partida ou descarregar a bateria.

 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.