Sobre Volvo XC90 

Linha 2017

A linha 2017 do SUV de luxo agora traz assistente de direção de segunda geração, que permite controlar a distância e a velocidade em relação ao carro que vai à frente a até 130 km/h - no modelo anterior ele funcionava a até 50 km/h. Isso faz com que o sistema que monitora as faixas de rodagem da via e comanda aceleração, frenagem e movimentos do volante seja atuante também em rodovias e não mais apenas na cidade. Além disso, o modelo ganhou quatro novas versões: duas a diesel chamadas D5 e duas com motorização híbrida batizadas de T8. 

Por baixo do capô

A nova geração do Volvo XC90 pode ser equipada com motor 2.0 turbo de quatro cilindros a gasolina - membro da nova família E-Drive  - capaz de render 320 cv de potência. O câmbio é automático de oito velocidades, com sistema de tração integral.

Há ainda duas opções com um 2.0 biturbo a diesel de quatro cilindros que entrega 238 cv e 48,9 kgfm de torque, disponível entre 1.750 e 2.250 rpm. O câmbio é automático de oito marchas. Esse conjunto faz o SUV de luxo acelerar de 0 a 100 km/h em 7,8 segundos e atingir a velocidade máxima de 230 km/h.  A tração também é integral.

Completam o catálogo duas versões híbridas. Elas trazem o motor 2.0 turbo a gasolina das T6, com 320 cv e 40,8 kgfm, movendo o eixo dianteiro e um propulsor elétrico que atua exclusivamente no eixo traseiro, rendendo 87 cv e cerca de 25 kgfm de torque. No total, a Volvo declara uma potência combinada de 407 cv e torque de 65 kgfm, o suficiente para acelerar o SUV de 0 a 100 km/h em 5,6 segundos.

O motor elétrico atua no eixo traseiro com transmissão direta, sem marchas, enquanto o dianteiro a combustão usa o mesmo câmbio automático de oito velocidades dos demais XC90. As baterias podem ser carregadas pelo próprio motor e sistemas de recuperação de energia cinética ou em tomadas. Uma carga completa em tomada 220V (com 16 ampéres) leva duas horas e meia e dá autonomia em modo apenas elétrico de até 35 km.

Mais do XC90

Fabricado na planta de Torslanda, na Suécia, o utilitário esportivo é o modelo topo de linha da marca. Ele também é o primeiro montado sobre a nova plataforma modular SPA, base para os próximos lançamentos da Volvo, ganhando agora a capacidade de levar sete passageiros. Ele mede 4,95 m de comprimento, 2 m de largura, 1,77 m de altura e 2,98 m de entre-eixos, levando 314 litros no porta-malas com todos os bancos na posição normal. Com os bancos rebatidos, chega a 721 litros.

Dependendo da motorização, a nova geração do XC90 está disponível em três versões de acabamento: Momentum, Inscription e Excellence. Esta última é exclusiva do modelo híbrido e conta com quatro lugares individuais - todos com regulagens elétricas, ventilação e aquecimento.

Um dos destaques do SUV é a central multimídia controlada por uma grande tela sensível ao toque de nove polegadas, localizada no console, que também funciona como um tablet. Todos os comandos do carro, desde o modo de condução até as definições do sistema de som e do GPS são controlados pelo toque dos dedos. Há também um sistema com cinco modos de condução (Comfort, Eco, Dynamic, Off Road e Individual) que alteram motor, transmissão, direção, economia de combustível e até o layout do painel. 

Uma novidade na linha 2017 é a introdução do piloto automático que atua com o veículo a até 130 km/h, ao contrário do anterior que trabalhava apenas a até 50 km/h. Ele mantém a velocidade e a distância do veículo à frente programadas pelo motorista, acelerando e freando quando preciso. Além disso, esse sistema é capaz de ler as faixas de rodagem na via, movendo o volante para manter o veículo na trajetória. A alteração permite que o dispositivo seja usado também em rodovias e não mais somente na cidade. 

Passado

O XC90 marcou a estreia da Volvo no segmento dos utilitários esportivos. Lançado mundialmente em 2002, o grandalhão chegou ao Brasil em 2003, importado da Suécia. A primeira geração teve sua produção encerrada em julho de 2014, sendo retomada pela Volvo no início de 2015 com a segunda geração, que chegou ao Brasil no segundo semestre do mesmo ano. Em 2016, o SUV passou a ser vendido por aqui em duas novas versões a diesel e, em março do ano seguinte, em mais duas configurações híbridas.

Itaú

Simule o financiamento

Veja o valor da parcela do seu próximo carro, online e sem compromisso. Simular financiamento

Opinião do dono

10,0

Nota 10 em tudo

Sulino de Oliveira em 28/07/2016
XC90 2.0 T6 Inscription AWD 2016
 
Pontos positivos

é a melhor sua em tudo, sem comparação nota 10

 
Pontos negativos

nenhum

Essa opinião foi útil pra você?
10,0

O carro

Witzigreuter em 11/11/2011
XC90 V8 AWD 4x4 R-Design (aut) 2011
 
Pontos positivos

carro lindo e confortável!

 
Pontos negativos

não tem entrada usb

 
Comentários

acabamento nota 10!

Essa opinião foi útil pra você?

publicidade

publicidade

Outros anos de Volvo XC90

Outros anos Faixa de Preço Ofertas
2016 De R$ 264.910 a R$ 312.951 ver ofertas
2012 De R$ 128.172 a R$ 128.172 ver ofertas
2011 De R$ 69.644 a R$ 120.137 ver ofertas
2010 De R$ 65.876 a R$ 86.683 ver ofertas
2009 De R$ 55.352 a R$ 72.149 ver ofertas
2008 De R$ 51.165 a R$ 62.943 ver ofertas
2007 De R$ 48.056 a R$ 57.466 ver ofertas
2006 De R$ 43.622 a R$ 49.496 ver ofertas
2005 De R$ 40.416 a R$ 45.545 ver ofertas
2004 De R$ 43.026 a R$ 43.026 ver ofertas
2003 De R$ 41.571 a R$ 41.571 ver ofertas