entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Dirigir na praia? Nos EUA, esta arte criou a Nascar

Além de visitar a praia onde a Stock Car dos EUA nasceu, você pode acelerar um dos carros da categoria

03/11/2020 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

Você certamente já recebeu aqueles vídeos de motoristas desavisados que descumpriram a lei e, dirigindo na praia, viram seus carros atolados serem engolidos pelo mar.

Leia mais:
+ O Mercedes elétrico sem volante com 700 km de autonomia
+ Kia vai criar 4x4 militar sobre a base do SUV Mojave

Mas nos Estados Unidos a arte de dirigir na dura areia de locais como Daytona Beach renderam até uma categoria, a Nascar, sigla para National Association for Stock Car Auto Racing.

Foi nesta parte da Flórida que se regulamentou o formato de corridas que deram origem à Nascar, a Stock Car norte-americana, tão popular quanto basquete e beisebol. No início, os carros corriam parte da pista na própria areia da praia de Daytona, que, até hoje, é uma das poucas praias que aceita o tráfego de carros.

Em 1948, Bill France fundou a categoria que hoje movimenta bilhões de dólares.

Mas no começo os boxes eram na própria areia da praia – os carros faziam uma espécie de circuito oval, ligando a estrada 101, litorânea (asfaltada) e entrando na reta “principal” em plena faixa de areia dura de Daytona Beach – similar a de praias maiores como a do litoral da Baixada Santista, por exemplo.

E aí você se pergunta. Mas os carros não podiam atolar na areia mais “fofa”, na curva chegando ao asfalto? Sim, e isso já trazia ainda mais emoções para as corridas, já que os carros eram bem próximos aos carros de rua (daí o nome “Stock Car”, carro de estoque).

Ostentação e acelerando em Daytona

Mas agora os carros passam dos 320 km/h e correm em super-ovais, como o de Daytona, onde você inclusive pode realizar o sonho de ser piloto por um dia em um programa (drivepetty.com) licenciado pela lenda Richard Petty (o maior campeão de todos os tempos da Nascar).

Oito voltas no circuito custam a partir de USD 450, com você ao volante, claro! Mesmo sem experiência prévia em corrida, os amadores costumam superar os 260 km/h!

No caminho para Daytona, tente fazer uma pausa em Palm Beach. Já que você teve a vida de um piloto da Nascar (ainda que por apenas 8 voltas), vale a pena conhecer esta cidade que é o destino de férias de inverno de boa parte das celebridades americanas.

Isso porque o inverno da Flórida é o mais ameno dos EUA, o que torna a alta estação aqui mais coincidente com os meses de dezembro a março - como o verão aqui do Brasil.

A ostentação faz parte do cenário, sobretudo na Worth Avenue, que rivaliza com a Rodeo Drive, do outro lado dos EUA, na Califórnia, como os endereços mais exclusivos dos EUA.

Um verdadeiro salão do automóvel a céu aberto de espera -Ferrari, Porsche, Lamborghini... Uma Mônaco ao melhor estilo norte-americano. E pensar que tudo começou 70 anos atrás correndo nas areias da praia de Daytona Beach… 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

 

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.