entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Rally: tudo sobre o Sertões 2020

Prova terá largada no Velo Città em Mogi Guaçu (SP) e pilotos vão percorrer 4.749 km para chegar até Barreirinhas (MA)

27/08/2020 - Rodrigo França e Luiz Felipe Chaguri / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

Está chegando a reta de final de preparação para o Sertões, o maior rally das Américas. A edição 2020 da prova está programada para ser iniciada em 31 de outubro e a competição será disputada até 7 de novembro. A largada será no Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu (SP), e os pilotos vão percorrer 4.749 km acelerando em sete etapas para chegar até Barreirinhas, no Maranhão, local em que vão receber a bandeira quadriculada.

Pentacampeão do Sertões, Guiga Spinelli elogiou a Dunas, organizadora da competição, em entrevista ao vivo nesta quinta-feira para o "Velocidade iCarros".  

“Foi uma grata surpresa e uma boa solução que a Dunas encontrou para o formato do Sertões 2020. Para nós que trabalhamos dentro do Velocitta, sede da Spinelli Racing, é uma honra. Nós já recebemos as maiores categorias de do Brasil, como a Stock Car, Porsche Cup, Endurance Brasil, 500 km de São Paulo, Sprint Race, Mitsubishi Cup, Campeonato Paulista de Velocidade e agora vem aí o maior rally das Américas, que eu participo há 18 anos”, diz Guiga.

A 28ª edição do Sertões terá muitas novidades por conta das adaptações de roteiro, logística e segurança das equipes no ano em que a pandemia de coronavírus prejudicou o mundo todo. A competição seguirá um rigoroso protocolo de segurança para garantir um ambiente controlado e interação zero com o público local.

Como vai funcionar as bolhas no Sertões 

As Vilas Sertões serão em formato “bolhas”, montadas em locais isolados, com acesso restrito apenas aos credenciados (que serão 100% testados com exame PCR).  Todos (equipes, competidores, staff e equipe médica) ficarão concentrados dentro da bolha, em acampamentos e motor homes.  

Sobre as bolhas, Spinelli também acredita que o formato será bem-vindo nesta edição diferente do Sertões, respeitando bastante o isolamento social. 

“Eu fiquei bem impressionado e parabenizei a Dunas pela coragem de organizar o Sertões mesmo com tantas limitações por conta pandemia. A ideia do acampamento e das bolhas para os participantes da caravana do rally foi ótima. Diferente do tradicional, quando o Sertões passava noites em cidades anfitriãs, onde teríamos nossas oficinas para revisar os carros, agora teremos bolhas isoladas das cidades”, diz Guiga, que trabalha em parceria com o navegador Youssef Haddad, especialista em mecânica e também projetista de carros de rally. 

“Será um desafio a mais para pilotos e navegadores, já que as equipes vão precisar ser mais autossuficientes. Entrando nessas bolhas, ninguém poderá sair até a largada do dia seguinte. Assim como ninguém pode entrar na bolha ser estar credenciado”, contou o pentacampeão do Sertões. 

Roteiro do Sertões 2020 

O Sertões 2020 larga do Velocitta (SP) no dia 31/10 e chega no Maranhão dia 07/11. Vai cruzar 5 estados e o Distrito Federal – SP, MG, DF, GO, TO e MA, num total de 4.749km. Este ano, excepcionalmente, as cidades anfitriãs – que recebem o Sertões – serão mantidas sob sigilo, para evitar aglomerações. Só serão reveladas aos competidores e para toda caravana do rally na véspera de cada chegada em cada cidade. Todos seguirão por uma rota pré-estabelecida e monitorada. 

“As características das regiões nós temos uma ideia. Embora o tamanho das especiais seja menor do que em relação aos últimos anos, aparentemente, são trechos bastante técnicos e variados. O diretor técnico do Sertões, Edgar Fabre, falou de um trecho sinuoso e com bastante pedras no primeiro dia. Na parte do meio para o final, a expectativa já é de encontrarmos regiões bem mais arenosas. O fato é que encontraremos de tudo. Esse é o benefício de acontecer o rally é um País tão grande e variado em terrenos do tamanho do Brasil”, diz Guiga. 

Sobre os desafios desse formato inédito do Sertões, Spinelli acredita que mesmo a extensão sendo um pouco menor, ele será tão exigente quanto os anteriores. 

“Será bem desafiador e exigente, mesmo o rally sendo um pouco menor em especiais. O primeiro dia, por exemplo, será bem longo, cansativo e antecede o dia de etapa maratona, quando os pilotos não têm acesso ao trabalho conjunto das equipes. No final desse dia, somente a dupla (piloto e navegador) faz uma revisão para largar no terceiro dia com as peças que temos. Vejo esses três primeiros dias como fundamentais para o restante da competição”, diz Guiga. 

Descrição das especiais do Sertões
DI – Deslocamento inicial
TE – Trecho Especial
DF – Deslocamento final 

31/10 Sábado 

Prólogo e deslocamento livre até a 1a especial DI 300km. 

1ª etapa - BOLHA 1 - 1/11 DOMINGO 

SS1 - DI 300 km – sábado - TE 205 km - DF 650 km: Total: 1305 km 

2ª etapa - BOLHA 2 - 2/11 segunda-feira – ETAPA MARATONA RENÊ MELLO 

SS2 - DI 166 km - TE 353 km - DF 0 km - Total 519 km 

3ª etapa - BOLHA 3 - 3/11 Terça-feira. 

SS03 – DIA 03/11, TERÇA – ETAPA MARATONA PAULO GONÇALVES 

DI 0 km - TE 200 km - DF 169 km - Total 369 km 

4ª etapa - BOLHA 4 - 4/11 Quarta-feira 

DI 26 km - TE 329 km - DF 286 km -Total 641 km 

5ª etapa - BOLHA 5 - 5/11 Quinta-feira 

DI 103 km - TE 337 km - DF 172 km - Total 612 km 

6ª etapa - BOLHA 6 - 6/11 Sexta-feira 

DI 126 km - TE 300 km - DF 365 km - Total 791 km 

7ª etapa - BOLHA 7 - 7/11 Sábado 

DI 222 km - TE 280 km - DF 10 km - Total 512km 

O lado social do Sertões 

A edição 2020 do Sertões seguirá com o trabalho do SAS Brasil, que se tornou referência em atendimentos médicos e psicológicos por telemedicina, via remota de consulta médica.

Desde março deste ano, foram mais de 15 mil pessoas beneficiadas em mais de 115 cidades de 15 estados. Toda essa experiência será usada para deixar um legado nas cidades onde o Sertões passará. Trata-se de um projeto inovador: o SAS Brasil desenhou cabines, semelhantes a grandes caixas eletrônicos, com equipamentos médicos.  

Essas cabines serão instaladas nas cidades próximas das cidades das bolhas.  Após a passagem dos Sertões, as cabines ficarão nas cidades para que a população se beneficie dos teleatendimentos.   

São 14 especialidades médicas - como ginecologia, dermatologia e oftalmologia - além de psicologia e nutrição. O SAS Brasil não viajará neste ano com equipes. As cabines terão profissionais de enfermagem dando suporte aos atendimentos, com medição de sinais vitais e garantindo a conexão para que o paciente possa conversar com os profissionais de saúde. 

“O Rally dos Sertões, desde que a Dunas assumiu, os organizadores foram claros que eles possuem três dimensões. O turismo, a parte esportiva (de competição) e a parte social. Tiveram que abrir mão da parte de turismo, adaptaram essa parte esportiva dos locais, com as bolhas e protocolos, e agora eles cresceram a parte social. Vão montar pontos de telemedicina em várias cidades que possuem acesso restrito e pouca infraestrutura. É um benefício para as cidades onde o rally vai passar por perto. Foi uma solução bem pensada de levar benefícios para cidades carentes e atingidas pelo momento atual. A solução da Dunas foi fantástica e nós como participantes ficamos felizes”, disse Guiga. 

Confira o protocolo de segurança completo do Rally dos Sertões 

1- Atestado de Saúde – Caravana Sertões (Competidores, Equipes, Staff, Imprensa ...) deverá apresentar teste PCR ou IGG de Covid entre 26 e 29/10 para obter a credencial. 

2- Identificação Obrigatória – Uso da credencial visível e permanente garante o isolamento da prova dentro da bolha. Uso de máscaras também é obrigatório em tempo integral. 

3- Isolamento Social - Vila Sertões em formato “bolha lacrada” com acesso exclusivo para credenciados (sem público). Pernoite somente dentro da “bolha” (acampamento/motor homes). Haverá alimentação, banheiros e serviço de motoboy (caso seja necessário qualquer tipo de compra externa) a fim de evitar circulação fora da área isolada. Prólogo em área privada, sem público. 

4- Sem filas ou aglomerações - Apresentação de documentos e “assinatura dos termos” serão 100% online. Não haverá fila para entrega de documentos nos dias que antecedem a prova. 

5- Menos gente - Tamanho das equipes limitado de acordo com número de competidores (vide tabela "coeficiente equipes"). 

6- Controle diário – Temperatura dos competidores será medida diariamente. Em caso de registro acima de 37,5 graus será realizado teste Covid na carreta médica. Testes aleatórios por amostragem serão feitos pela equipe médica durante a prova. 

7- Briefings Virtuais – Os briefings diários serão remotos. 

8- Controle dos movimentos - Todos os veículos de apoio serão monitorados com rotas pré-determinadas. Abastecimento somente em postos de gasolina credenciados que seguirão os protocolos de segurança. 

9- Sem ajuda externa – Os competidores não terão direito à ajuda externa durante a prova. Qualquer eventualidade deve ser filmada para evitar punição. 

10- Impacto Zero - O Sertões tem estrutura médica completa independente nas “bolhas” além de mapeamento dos hospitais particulares no roteiro. Em caso de acidente não será ocupado leitos de hospitais públicos. 

Confira a entrevista na íntegra:

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

 

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.