entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Volante inovador da Mercedes é destaque nos testes da F1

Novo sistema DAS é trunfo da equipe alemã e deve agitar bastidores em 2020; Alfa Romeo liderou o dia com Kimi Raikkonen

20/02/2020 - Rodrigo França e Luca Machado / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

O segundo dia de testes da Fórmula 1 em Barcelona ficou marcado por um novo sistema nos carros da Mercedes. O DAS, Dual Axis Steering ou Direção de Eixo Duplo, foi a grande sensação desta quinta-feira no Circuito de Catalunha, em Barcelona, onde os dez times da categoria participam da primeira semana de treinos de pré-temporada.

“É um sistema que permite aos pilotos uma dimensão extra de controle do volante. Agora, como exatamente ele funciona, aí é uma coisa que preferimos manter para nós mesmos, mas esperamos que seja algo que nos traga uma vantagem durante o ano”, afirma James Allison, diretor-técnico da Mercedes.

Como funciona o DAS?

O DAS é basicamente um volante ajustável, que o piloto pode mover para frente e para trás. Com isso, o posicionamento da suspensão muda, o que também afeta a posição dos pneus e sua área de contato com a pista. No entanto, o ganho que a Mercedes busca ter com isso ainda é uma incógnita.

A principal teoria é de que o sistema seria para manter a alta temperatura dos pneus ao longo das retas. Outra possibilidade também levantada pelos especialistas é de que o DAS seria uma ferramenta para melhorar a dirigibilidade nas curvas. Entretanto, a única imagem do sistema em uso hoje foi de Lewis Hamilton na reta principal do circuito catalão (puxando para frente no início da reta e depois voltando para posição “normal” na freada).

Diretor-técnico diz que FIA aprovou novo sistema

Allison obviamente foi questionado sobre a legalidade do DAS no regulamento da Fórmula 1 e afirmou que o diálogo com a FIA foi mantido ao longo do desenvolvimento da ferramenta. “Isso não é novidade para a FIA, é algo sobre o qual estamos conversando há algum tempo. As regras são bem claras sobre o que é permitido nos sistemas de direção e estamos bastante confiantes de que corresponde a esses requisitos”, diz o diretor da Mercedes.

“Estou satisfeito por termos colocado no carro, parece útil, e veremos nos próximos dias como isso nos beneficia", completa Allison.

O sistema, por outro lado, certamente causará um rebuliço nos bastidores da categoria e algumas equipes devem contestar a FIA sobre a legalidade do DAS nas próximas semanas. Além disso, agora as atenções estão voltadas para a Mercedes e provavelmente veremos no que mais a equipe poderá evoluir com o novo sistema.

O time já é o campeão absoluto desde a introdução das regras de motores híbridos, que trouxe de volta o turbo para F1 em 2014. Desde então, o time alemão venceu todos campeonatos de pilotos e equipes, permitindo também que Lewis Hamilton chegasse ao hexa.

Raikkonen lidera teste

O finlandês Kimi Raikkonen, da Alfa Romeo, foi o mais rápido desta agitada quinta-feira em Barcelona com o tempo de 1min17s091. A Racing Point veio logo atrás com Sérgio Perez, mostrando mais uma vez a evolução do time que tem sido alvo também das reclamacoes por ter copiado o carro de 2019 da Mercedes. Daniel Ricciardo, da Renault, foi o terceiro colocado do dia.

Hoje com as duas Ferraris na pista, Vettel foi o sexto mais rápido, enquanto Leclerc ficou com a oitava posição. Mesmo com toda a polêmica do dia, Hamilton foi apenas o nono colocado e Valteri Bottas terminou na 13ª colocação.

Confira todos os tempos do segundo dia de testes em Barcelona:

1 – Kimi Raikkonen – Alfa Romeo – 1min17s091

2 – Sergio Perez – Racing Point – 1min17s347

3 – Daniel Ricciardo – Renault – 1min17s749

4 – Alexander Albon – Red Bull Racing – 1min17s912

5 – Pierre Gasly – Alpha Tauri – 1min18s121

6 – Sebastian Vettel – Ferrari – 1min18s154

7 – George Russell – Williams – 1min18s266

8 – Charles Leclerc – Ferrari – 1min18s335

9 – Lewis Hamilton – Mercedes – 1min18s387

10 – Lando Norris – McLaren - 1min18s474

11 – Romain Grosjean – Haas – 1min18s496

12 – Esteban Ocon – Renault – 1min18s557

             13 – Valteri Bottas – Mercedes – 1min19s307
  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.