Acabou ontem (22) um feriado prolongado de, infelizmente, muita chuva. Andando pela cidade e em uma rápida viagem para o litoral, pude reparar que a maioria dos motoristas não sabe dirigir em situação de chuva pesada. É um tal de frear em poças dágua, correr demais, andar com farois apagados. Um perigo tremendo.
Em situações como esta, o ideal é ter o carro em condições, com pneus em bom estado, lâmpadas em ordem e as borrachas dos limpadores do para-brisa em excelentes condições de uso. Com a manutenção em dia, é possível diminuir bastante os riscos.
O próximo passo é mudar a forma de dirigir. Em poças dágua, mantenha uma marcha baixa e acelere de forma constante até sair de perigo. Não freie em hipótese alguma e não tente mudar de marcha. Se pisar no freio, o risco é de as rodas travarem e o carro aquaplanar, ou seja, ficar fora de controle. Reduzir marcha faz com que o motor aspire água, podendo dar calço hidráulico.
Com a visibilidade prejudicada, é muito importante circular com os farois acesos. Dessa forma, é possível que outros motoristas vejam seu carro com maior facilidade, prevendo uma manobra. Se as condições estiverem ruins e o carro dispuser de farois e lanternas de neblina, utilize os equipamentos. Eles também ajudam na visibilidade.
Por fim, não corra. Em velocidades mais altas, é maior a probabilidade de perda de controle. Com chuva forte, formam-se lâminas dágua e passar rápido por elas faz com que os pneus não escoem a água de forma correta, também dando o risco de aquaplanagem.
0 a 100 km/h
- O Detran de São Paulo vai fazer vistoria dos hodômetros. É uma tentativa do órgão de monitorar a vida de um carro e evitar a fraude do equipamento que marca a quilometragem. Espero que dê certo.
- A temporada de 2010 da Fórmula 1 está prometendo. Teremos duplas como Massa e Alonso e Button e Hamilton, fora a possibilidade da volta de Schumacher correndo pela Mercedes. A briga vai ser das boas.
Fernando escreve às segundas