entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

IRC e a volta do Brasil ao cenário internacional

26/01/2009 - Marcio Kohara / Fonte: iCarros

Com a realização da 77ª edição do tradicionalíssimo Rally Monte Carlo, neste final de semana, tivemos a abertura do IRC, o Intercontinental Rally Challenge - Desafio Intercontinental de Rali em português. Depois de três dias e 362,25 quilômetros cronometrados de disputas, esta edição do Monte foi vencida pelo francês Sebastien Ogier, com um Peugeot 207 S2000. Mas o que é o IRC? O Intercontinental Rally Challenge surgiu em 2006 como uma alternativa mais barata para um campeonato internacional de rali, já que os custos do Campeonato Mundial de Rali (WRC) passaram a figurar em um patamar cada vez mais alto. E tem tido sucesso, já que a cada ano que passa, o campeonato fica mais forte, com a entrada de novos pilotos, patrocinadores e ralis interessantes. Isso acontece graças ao sucesso de seus organizadores na promoção do campeonato. O IRC conta com a promoção do canal europeu Eurosport, que promove a categoria e transmite as etapas do campeonato para o continente europeu. Num momento em que o Mundial de Rali faz apostas arriscadas, implantando um controverso sistema de rodízio entre as sedes que receberão as (agora) 12 etapas do WRC, a organização do IRC fez boas aquisições para o seu campeonato. Um exemplo é o próprio Rally Monte Carlo, que é o rali mais tradicional de todos os tempos, sendo o evento precursor do formato de rali de velocidade que conhecemos hoje. Evento disputado nos Alpes franceses, na região da fronteira entre a França e o Principado de Mônaco, o rali monegasco é para o WRC - a título de comparação - aquilo que o GP de Mônaco é para a Fórmula 1. A Fórmula 1 abriria mão de seu GP de Mônaco por qualquer circunstância que fosse? Certamente não. Tanto que, hoje em dia, a corrida nas apertadas ruas do Principado são extremamente monótonas, graças a um circuito que está obsoleto e nem por isso se cogita a saída de Mônaco do calendário. Por outro lado, a FIA tomou o caminho contrário no WRC. E, numa tacada política, resolveu aninhar o máximo de ralis que pudesse - talvez como moeda de troca para votações como a que salvou o mandato de seu mandatário no meio do ano passado, quando Max Mosley enfrentava o escândalo da divulgação das imagens de uma... digamos... festinha com temática nazista. Assim, decidiu-se colocar 24 ralis no campeonato, divididos em duas temporadas, permitindo que o máximo de federações nacionais interessadas pudessem ter a honra de receber uma etapa do WRC. O problema deste sistema é que eventos tradicionalíssimos, como é o caso de Monte Carlo, ficam de fora de pelo menos um campeonato a cada dois, enquanto o WRC terá etapas em paragens obscuras como Rússia e Bulgária, sem nenhuma tradição no rali. As etapas do IRC O IRC soma alguns ralis tradicionais que perderam o status de etapa do WRC, como o rali Safari (Quênia), Rali Vinho do Porto (Sintra, Portugal) e Rali San Remo (a antiga etapa italiana do WRC), a outras etapas menos tradicionais, como o rali Zlin (República Tcheca). Num total de 12 ralis, soma o mesmo número de etapas do Campeonato Mundial. A próxima etapa do IRC será o Rali da Graciosa (ou Rali Internacional de Curitiba), nas cercanias de Curitiba, que fará a sua estreia no campeonato intercontinental nesta temporada e recolocará o Brasil na rota do rali de velocidade internacional depois de muito tempo. O Rali da Graciosa deste ano terá uma montagem peculiar, já que a sua base será no Autódromo de Pinhais, que também receberá, no mesmo final de semana (de 5 a 7 de março), a etapa brasileira do Campeonato Mundial de Carros Turismo (WTCC). Assim, a grande Curitiba receberá dois eventos internacionais de automobilismo no mesmo final de semana. Pouca gente sabe, mas o Brasil já recebeu uma etapa do Campeonato Mundial de Rali. Foi nos anos de 1981 e 1982, na cidade de São Paulo. E pilotos como Ari Vatanen, Michelle Mouton, Walter Rohl e navegadores como Jean Todt e David Richards estiveram nas cercanias da cidade percorrendo trechos cronometrados válidos pelo rali. Porém, a organização do evento nos dois anos foi muito ruim, o que acabou comprometendo as chances de uma volta do evento por muito tempo - o que parece ter sido reconsiderado depois de mais de um quarto de século. Tomara que o Rali da Graciosa consiga sucesso na organização - e, pelo menos, reverta a visão que o Brasil construiu naquela ocasião. Calendário do IRC 1) 21 a 24 de janeiro, Rallye Monte Carlo, Mônaco 2) 5 a 7 de março, Rally Internacional de Curitiba, Brasil 3) 3 a 4 de abril, Safari Rally, Quênia 4) 7 a 9 de maio, Sata Rally Açores, Portugal 5) 18 a 20 de junho, Ypres Westhoek Rally, Bélgica 6) 9 a 11 de julho, Rally Russia, Rússia 7) 30 de julho e 1º de agosto, Rali Vinho Madeira, Portugal 8) 21 a 23 de agosto, Barum Rally Zlín, República Tcheca 9) 10 a 12 de setembro, Rally Principe de Asturias, Espanha 10) 24 a 26 de setembro, Rally Sanremo, Itália 11) 22 a 24 de outubro, Rally Japan, Japão 19 a 21 de novembro, RAC MSA Rally of Scotland, Escócia Final de Semana 24 Horas de Daytona David Donohue, Antonio Garcia, Darren Law e Buddy Rice venceram de forma sensacional a disputa das 24 horas de Daytona, abertura da temporada do automobilismo norteamericano. O Riley Porsche da equipe Brumos superou o Riley Lexus da equipe Chip Ganassi pilotado por Scott Dixon, Juan Pablo Montoya, Scott Pruett e Memo Rojas por uma diferença ínfima de apenas três segundos, num final de prova emocionante. As 24 horas de Daytona fazem parte da Grand Am Series, que terão a próxima etapa disputada em Homestead, no dia 29 de Março. GP2 Asia Na etapa do Bahrein da GP2 Asia, Kamui Kobayashi e Sergio Pérez foram os vencedores das corridas do final de semana. Com estes resultados, o japonês assume a liderança da competição, abrindo dez pontos sobre o italiano Davide Valsecchi, que liderava o campeonato até então. A próxima etapa do campeonato, a quarta rodada dupla, será nos dias 6 e 7 de fevereiro, no circuito de Losail, no Qatar. A1GP A A1GP também voltou às atividades neste ano, com a etapa da Nova Zelândia. Disputada no circuito de Taupo, nas proximidades de Auckland, a “Copa do Mundo do automobilismo” não teve muitas novidades. Adam Carroll (da Irlanda) e Neel Jani (da Suíça) dividiram as vitórias na rodada dupla disputada neste final de semana. A próxima etapa da A1GP será no domingo de carnaval (22 de fevereiro), na África do Sul - circuito de Kyalami. Marcio escreve às segundas
  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.