entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Adia-se placa do Mercosul por simplificação e custo menor

Placa em novo padrão comum aos países membros do bloco continua sem ser aplicada totalmente no Brasil

02/07/2019 - Thiago Moreno / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

Após diversos adiamentos, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) por meio do Ministério da Infraestrutura informou que o prazo para a adesão obrigatória à placa padrão Mercosul foi adiada mais uma vez. Anteriormente, a data de aplicação era 30 de junho de 2019. Agora, o novo prazo é de 31 de janeiro de 2020. Fica assim revogada a resolução 728/2019, que tratava do prazo anterior.

Transferência de veículos: o que muda com a nova placa do Mercosul?

O que mudou dessa vez?

Enquanto essa “novela” não acaba, algumas alterações foram prometidas pelo Contran. A principal delas é que não haverá obrigatoriedade da troca da atual pela Mercosul em casos de troca de propriedade dentro de um mesmo município.

Transferência de veículos: documentos necessários e taxas

Como será feita a nova?

Segundo o Contran, a produção nos moldes do Mercosul será controlada por um sistema informatizado nacional, criado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), em parceria com o Serpro. O diferencial em relação ao modelo atual (cinza) são os itens de segurança, como o QR Code, que possibilita a rastreabilidade da placa, dificultando a sua clonagem e falsificação nas palavras do governo.

VW Fusca representa 1/5 de todos as placas pretas de SP

Sem citar quais, o Ministério da Infraestrutura também informou que foram criadas novas regras para credenciamento de estampadores e fabricantes para o padrão Mercosul, que vão possibilitar aumento da concorrência, o livre mercado, o que deverá reduzir o valor da placa. Atualmente são cerca de 1.300 estampadores e 21 fabricantes para atender todo país.

Quem já usa a placa do Mercosul?

Hoje, a nova placa está presente em sete estados brasileiros (AM, BA, ES, PR, RJ, RN, RS). São mais de 2 milhões de veículos circulando com o novo modelo das placas veiculares. Os demais estados estavam aguardando as definições do Contran para iniciar a implantação. Agora, eles terão até o dia 31 de janeiro de 2020 para se adaptarem ao novo padrão.

Em quais situações a placa do Mercosul será obrigatória?

Até 31 de janeiro de 2020, nos estados que já usam a placa no padrão novo do Mercosul, a troca pela placa nova só é obrigatória nos casos de primeiro emplacamento (carros novos), transferência de município, troca de categoria (por ex.: de passeio para aluguel ou táxi) ou ainda troca de placa por dano, ilegibilidade ou reprovação em vistoria.
 

 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

 

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.