09/10/2018 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros
Leia mais:
Veja tudo o que você precisa fazer para transferir um veículo
Confira 10 erros e acertos do Hyundai HB20
Veja os carros mais caros de se manter
O airbag é um sistema complexo, formado por diversos componentes - sensor de velocidade, módulo eletrônico, bolsa inflável de nylon ou material plástico, massa gasosa e até um pó (talco) branco, que garante a abertura correta da bolsa.
Ainda que seja um item de segurança obrigatório em todos os veículos, um comportamento equivocado do motorista ou dos passageiros pode intensificar os impactos da "explosão", ferindo os ocupantes do veículo.
Confira ofertas de carros perto de você
Simule aqui o quanto gastar nas parcelas de seu próximo carro
"Em caso de colisão frontal ou lateral, o airbag leva em média 30 milésimos de segundo para ser acionado e, por isso, é indispensável e fundamental que todos dentro do carro estejam com o cinto de segurança, pois a proporção de abertura do sistema considera a ação do cinto, ao segurar o corpo no banco", comenta Emerson Feliciano, superintendente técnico do Centro.
De acordo com o especialista, a postura correta ao dirigir também é essencial. "É indicado que o motorista fique, pelo menos, a 20 centímetros do volante, com os braços levemente flexionados, evitando o desgaste físico e contribuindo para uma melhor visualização e operação do veículo", comenta.
Já os passageiros nunca devem apoiar e/ou colocar os pés sobre painel do carro. "Em caso de colisão, a abertura do airbag pode atingir a velocidade 30 km/h, aumentando as chances de o ocupante ter ferimentos e traumas nas pernas e na cabeça", finaliza Feliciano.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro