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Antigo com cara de novo? Ou novo antigo?

Cada vez mais, montadoras apostam na permanência da carroceria antiga para atrair clientes menos abastados

11/07/2008 - Anelisa Lopes / Fonte: iCarros

A Fiat foi a pioneira neste tipo de oferta. Em 2000, o já extinto Palio Young permaneceu entre as ofertas da montadora, ao lado da segunda geração do compacto. Ou seja, na época, o Palio novo já existia, mas a carroceria antiga também continuava disponível na linha. Com isso, a Fiat dispunha de várias versões para atender a todos os tipos de cliente e de bolso. Como o compacto da Fiat não tem um perfil de cliente definido – segundo a marca, vai desde universitários a idosos, passando também pelos frotistas -, a linha do Palio começa em R$ 28.400 (Fire 1.0 flex) e chega aos R$ 44.780 (1.8 R flex). A versão mais barata corresponde a 70% das vendas da linha. No mês passado, a Peugeot, durante o lançamento do 207 – que chega ao mercado nacional somente em agosto -, anunciou oficialmente que manteria o 206 na sua gama de modelos. De acordo com o gerente de marketing e produto Juliano Machado, o 206 é direcionado a um público que deseja ter um veículo deste segmento, mas ainda não possui renda suficiente para adquirir o 207, que será cotado com preço inicial de R$ 37.790. ‘Ainda moderno, o 206 é mais barato. Atende, por exemplo, a estudantes ou ainda os compradores do Fiat Palio, já que o modelo é cotado em uma faixa de preço semelhante ao seu concorrente da montadora italiana, a R$ 28.690. ‘No exterior, já acontece este tipo de processo. Na França, é possível optar pelo 107, 206 ou 207 europeu. O mesmo ocorre em outros segmentos superiores’, explica. Como no Brasil o mercado de modelos de entrada corresponde a 70%, não vale a pena fazer este tipo de oferta em segmentos superiores, segundo Machado. De acordo com números da Peugeot, serão fabricadas 1.200 unidades da versão Sensation 1.4 Flex. Já para o 207, sairão 4 mil unidades, entre hatch e SW (perua). De olho no mercado de frotistas a Volkswagen incorporou a mesma solução encontrada pela Fiat e Peugeot. A quinta geração do Gol, lançada há pouco menos de um mês conviverá com uma versão que será a de entrada, configurada com a carroceria antiga – a partir de dezembro, somente com duas portas. ‘O Gol tem um público fiel que vai continuar comprando esta versão, mas o nosso foco são os frotistas’, afirma o vice-presidente de marketing da montadora Flávio Padovan. Os países que recebiam o Gol importado do Brasil também terão a geração antiga disponível, mas a continuação do modelo na linha vai depender da aceitação do mercado. A Argentina, primeiro país a receber o novo modelo, terá as duas versões. A próxima montadora a entrar na onda do antigo ao lado do novo será a Ford. De acordo com fontes da montadora, o novo Focus, que será apresentado no Salão do Automóvel, em outubro, será semelhante ao modelos europeu, com motor de 2 litros bicombustível. A versão atual 1.6, no entanto, vai continuar sendo vendida em conjunto com a nova.
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