Aprenda a distribuir e amarrar a carga na caçamba da picape

Listamos sete dicas para te ajudar na distribuição e fixação dos objetos na caçamba, inclusive o que dizem as leis

29/01/2018 - Redação / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

Quem tem picape sabe que nem sempre é fácil decidir como distribuir e como amarrar corretamente os diferentes tipos de carga na caçamba. Se for um item grande e pesado como uma cômoda, coloco perto da cabine ou na parte de trás? Para ajudar nas decisões, protegendo o veículo e a carga, veja algumas dicas de distribuição e fixação dos objetos na caçamba.

Leia mais:
Bicicleta e prancha: como transportar no carro? 
As picapes a diesel mais econômicas do Brasil em 2017 
S10 Trailboss, F-150 Raptor, Classe X, Tundra... as picapes de 2017

1. Peso total: a capacidade de carga deve ser considerada somando também o peso do motorista e dos passageiros, além obviamente da carga. E nunca deve exceder a capacidade de carga útil da picape, mesmo que haja espaços vazios. Você pode consultar esse número no manual do proprietário, lembrando que sobrecarga pode dificultar a dirigibilidade e a estabilidade da picape.

2. Cargas pesadas: sempre coloque os itens mais pesados na frente da caçamba, perto da cabine, e na altura mais baixa possível. Isso ajudará a não comprometer tanto a estabilidade. E no caso de materiais como sacos de cimento e areia, distribua o peso.

Vai comprar? Simule antes quanto saem as parcelas

3. Limites e legislação: por lei, os objetos não podem ultrapassar os limites de largura do veículo, seja dentro ou fora da caçamba. Se levar algo no teto, a altura máxima é de 50 cm já considerando o suporte. Quanto ao comprimento, a carga não pode se projetar à frente da carroceria e, na parte traseira, o limite é medido do centro do eixo traseiro ao final da carga, não devendo ultrapassar 60% da distância entre-eixos do veículo. E certifique-se de que a sinalização (luzes e placa) não está encoberta. Se isso ocorrer, solicite uma placa extra. É permitido circular com o compartimento de carga aberto apenas durante o transporte de carga indivisível que ultrapasse o comprimento da caçamba ou do compartimento de carga. 

4. Móveis: móveis ou eletrodomésticos grandes devem ser transportados com uma boa amarração, usando cintas específicas ou tirantes. Para isso, use os ganchos localizados dentro da caçamba, adotando o máximo de pontos possíveis de fixação para distribuir bem o peso da carga.

5. Como amarrar: quando houver mais de um objeto, eles devem ser amarrados entre si, apoiados uns nos outros. O melhor meio de amarração é em formato cruzado no topo, o que evita o movimento em todas as direções.

6. Cargas pequenas: nunca deixe cargas pequenas soltas. O correto é usar caixas e redes para levar sacolas ou mesmo malas, fixando sempre esses itens nos ganchos laterais.

7. Itens frágeis: lembre-se de que os objetos na caçamba estão sujeitos a poeira e chuva, mesmo que você esteja usando capota marítima. Por isso, itens frágeis podem ser protegidos com plástico-bolha ou filme plástico.

Confira mais dicas em vídeo:

 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

publicidade

  • Seguro automóvel

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro