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Arrizo 5e quer ser a mudança da CAOA Chery | Impressões

Por R$ 159.900, Arrizo 5e é o primeiro carro elétrico da CAOA Chery e primeiro sedã movido a energia à venda no Brasil

01/10/2019 - João Brigato / Fotos: João Brigato / Fonte: iCarros

Depois de mudar totalmente a imagem da Chery no Brasil, a CAOA quer aproveitar da expertise com elétricos e dar novos rumos à marca chinesa por aqui. Primeiro modelo da ofensiva eletrificada, o Arrizo 5e não é somente o primeiro elétrico da CAOA Chery no Brasil, mas também o primeiro sedã nessa categoria ecologicamente correta.

250 mil km rodados

Por R$ 159.900, ele custa quase 2,5 vezes o valor do Arrizo 5 de entrada que sai por R$ 65.990. Para compensar o aumento de valor, a CAOA Chery diz que o custo por quilometro rodado do Arrizo 5e é de apenas R$ 0,09, enquanto o do sedã com motor flex é de R$ 0,29. Seriam precisos 250 mil quilômetros rodados apenas para pagar a diferença entre eles.

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Há outras vantagens de custo também: o Arrizo 5e tem preço de revisões mais baixo até os 60 mil km: R$ 2.257,00 contra R$ 3.233,80 do Arrizo 5. O problema é que apenas São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Belo Horizonte e Porto Alegre terão uma concessionária cada capaz de fazer manutenções no Arrizo elétrico.

Como anda

Dirigir o Arrizo 5e é uma experiência bastante diferente do sedã normal e mais divertida. O motor elétrico de corrente alternada produz 122 cv (90 kW) e 28,1 kgfm de torque. Por não ter marchas e pelo próprio funcionamento do motor, o torque é entregue de uma vez às rodas assim que o acelerador é pressionado.

Em modo Sport, o Arrizo 5e desenvolve com facilidade, entregando toda sua potência e torque. Ele é mais ágil e rápido que o sedã flex, mesmo pesando 1.520 kg (sendo 390 kg apenas das baterias). Com velocidade máxima limitada a 153 km/h, o Arrizo 5e desenvolve bem também na estrada.

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Há uma contrapartida, no entanto. Para garantir os 322 km de autonomia, é preciso usar o modo Eco que deixa o Arrizo elétrico letárgico. As repostas do acelerador são amansadas ao extremo, parecendo que o sedã se arrasta para sair. A velocidade máxima fica limitada a 100 km/h e ele demora até atingir esse patamar no modo Eco.

Para evitar acidentes, ele emite um som para avisar aos pedestres que um carro se aproxima, mas é possível desativar, felizmente.  Destaque ainda para o sistema regenerativo dos freios com quatro opções de atuação. Ao tirar o pé do acelerador, cerca de dois segundos depois ele começa a frear sozinho, elevando a carga da bateria.

Segundo a CAOA Chery, é possível carregar as baterias do Arrizo 5e em apenas uma hora em carregadores rápidos de 50 kWh. Já no wallbox caseiro de 6,6 kWh, é preciso oito horas. Por fim, uma tomada 220V de 3,5 kWh requer até 20 horas de carregamento para ter a autonomia recuperada.

Tablet

Por dentro, o acabamento está no mesmo nível dos modelos elétricos da JAC. Entrega plástico duro, mas alguns toques de couro com textura macia, como nas portas. O visual é moderno e agradável. Destaque para a gigantesca central multimídia que controla todas as funções do carro, incluindo ar-condicionado. Há espelhamento de celular, mas não Android Auto ou Apple CarPlay.

O painel de instrumentos digital tem layout simples, mas gráficos de bom gosto. O problema é que se o sol estiver forte lá fora, reflexos atrapalham a visualização e a iluminação padrão dele é fraca, especialmente quando a função de acendimento automático dos faróis está ativa.

Joelhos para o alto

Apesar de manter o porta-malas de 430 litros da versão flex, o Arrizo 5e elétrico sacrificou o espaço para as pernas do passageiro traseiro. O assoalho ficou muito alto, fazendo com que os joelhos fiquem bem acima da linha do quadril. Ao menos o entre-eixos de 2,65 m é generoso e permite bom espaço para todos, mesmo com esse sacrifício.

A lista de equipamentos é generosa e traz ar-condicionado digital de uma zona, freio de estacionamento elétrico com função auto-hold, luzes diurnas de LED, chave presencial, teto solar, bancos de couro com aquecimento para o motorista, assistente de partida em rampa, roda de liga leve de 16 polegadas, câmera e sensor de ré e piloto automático.

Conclusão

Caro, o CAOA Chery Arrizo 5e abre espaço para os sedãs elétricos no mercado brasileiro. É o primeiro a oferecer esse tipo de proposta por aqui, já que contamos apenas com hatches (Renault Zoe, Chevrolet Bolt e Nissan Leaf) ou SUVs (JAC iEV40 e iEV20).

Ele entrega uma boa lista de itens de série e autonomia dentro da média (322 km), além de boa performance. Esbarra no preço alto e na falta de refinamento para um carro tão caro, além de exigir rodagem longa para compensar o investimento extra.

Enquanto carros elétricos não tiverem mais incentivo no Brasil, a conta ficou salgada para compensar. No entanto, o foco da CAOA Chery em locadoras e frotistas ajudará a formar uma boa base para futuros clientes além de testar a receptividade no Brasil. Vantagem desse público é pagar menos no carro, acabando com sua maior desvantagem.  

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