entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

BMW 328: o carro de 80 cavalos que fez sucesso nas corridas

Construído entre 1936 e 1940, o BMW 328 foi um marco na história automotiva chegando até os 155 km/h

29/10/2020 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

Poucos carros podem ostentar tanto fascínio aos olhos do público mais de 80 anos após seu lançamento quanto o charmoso BMW 328 Roadster.

Leia mais:
+ Ford inicia testes com autônomos de quarta geração
+ Conheça o Ford Mustang Mach-E montado só por mulheres

Construído entre 1936 e 1940, o modelo foi um marco na história automotiva, se tornando rapidamente um esportivo de grande sucesso na Alemanha com seus 80 cavalos, seis cilindros em linha e 780 kg. 

Agilidade, aceleração, construção leve e confiabilidade para os padrões da época foram características do modelo que rapidamente conquistou os pilotos e, consequentemente, também os primeiros proprietários do modelo. Estreante nas corridas em 1936, ele foi lançado em 1937 para as ruas e estradas.  

O potente motor do 328 Roadster é capaz de fazer o carro chegar aos 155 km/h de velocidade máxima com 4.500 rpm. Até por conta dos somente 464 veículos terem sido produzidos, o modelo da montadora alemã é até hoje bastante procurado por colecionadores de carros antigos.  

Segundo dados da própria BMW, ainda há registros de até 200 unidades do modelo, sendo que 120 delas estão na Alemanha. 

Estreia do BMW 328 em Nurburgring  

O 328 foi projetado por Fritz Fiedler, sendo que a estreia oficial do carro foi em 14 de junho de 1936 no lendário circuito de Nurburgring, na Alemanha. Pilotado por Ernst Jakob Henne, o carro estava em um grid com outros 33 adversários na Corrida Internacional de Eifel.   

Com 250.000 pessoas na arquibancada, o 328 de cor branca e motor 2.0 quebrou o recorde da pista (entre carros esportivos) mesmo em um dia chuvoso e com neblina, saindo na sequência com a vitória. 

Os bons resultados nas pistas renderam elogios nos jornais da época, o que ajudou a alavancar a fama do modelo para os fãs de carros esportivos. Nos anos seguintes, a BMW desenvolveu as versões Kamm Coupé e Touring Coupé, ambos com foco em elegância e também na performance com menor peso. 

Já o modelo 328 Roadster acabou perdendo espaço por conta da Segunda Guerra Mundial, mas ficou na história com um dos primeiros esportivos de sucesso da Europa.

BMW 328 tem relação com o 328i produzido no Brasil? 

Um parêntesis gigante: os BMW Série 3, que inundaram o Brasil na década de 1990, quando o País se abriu para a importação de veículos, proibida desde 1976, têm pouco e muito a ver com esse 328 Roadster. 

Além das iniciais da Bayerische Motoren Werke (Fábrica de Motores da Baviera) e a icônica grade em formato ‘duplo rim’, os 328 especificamente chegaram aos Brasil em 1995, consolidando o enorme sucesso dos 325 desembarcados a partir de 1991.  

O pouco a ver vem da última série de 328i, produzida no Brasil e vendida até 2018, que abandonou os motores de seis cilindros aspirados usados desde sempre para adotar os quatro cilindros turbo.

E no Brasil, claro, ganhou motor flex. Outras diferenças: o 328 pré- Segunda Guerra tem 80 cavalos e 780kg, o modelo “abrasileirado” 245 cavalos e 1455kg. Desde 2018, o 328 deu lugar ao evoluído 330. 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

 

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.