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Caminhão vazio precisa parar em posto fiscal?

Alguns motoristas passam direto pela balança quando o caminhão está sem carga. Mas será que pode?

18/01/2021 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

O vai e vem dos caminhoneiros nas estradas pelo Brasil é sempre intenso e os motoristas, na grande maioria das vezes, estão transportando cargas. Elas são fiscalizadas nos postos da Polícia Rodoviária estadual, também conhecidos popularmente como balança, por conta da medição do peso. 

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O objetivo da balança é justamente trazer segurança para todos os usuários da estrada, diminuindo o risco de um caminhão acima do peso ou das medidas prejudicar o tráfego e, possivelmente, causar um acidente.  

Mas e se, por algum motivo, o caminhoneiro passar por um posto fiscal sem carga. Ele precisa parar na inspeção policial? 

A resposta é sim. Você precisa parar o caminhão e será o fiscal do posto quem vai decidir se o condutor vai poder seguir viagem tranquilamente ou se ele vai querer fazer uma verificação no caminhão para comprovar que o bruto está realmente vazio. 

É comum os fiscais realmente checarem porque às vezes os caminhoneiros estão com cargas muito leves e essa carga pode passar despercebida pela inspeção rápida. 

Multa por não parar no posto fiscal 

Caso o motorista do caminhão passe direto na balança, ele estará sujeito à multa de evasão, portanto é melhor não arriscar. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o condutor que não parar no posto fiscal perderá 5 pontos na CNH, além de receber uma multa de R$ 195,23.

Caso a empresa ou o motorista seja cobrado por um valor maior, ele poderá recorrer.  

De acordo com dados da ANTT, existem aproximadamente 135 postos de pesagem nas rodovias do Brasil, muitos deles ficam próximos de grandes cidades ou de regiões portuárias, que recebem quantidades elevadas de cargas. 

Se a balança estiver no meio da rodovia de mão dupla, o caminhoneiro precisa fazer o retorno? 

O motorista deverá fazer o retorno se houver indicação na rodovia com placa sobre a pesagem obrigatória. Nem sempre o retorno estará exatamente na frente da balança, poderá ser alguns metros depois (em média até 500 metros), mas o condutor precisará voltar.  

Normalmente, quando há uma balança na rodovia de mão dupla, seja ela estadual ou federal, a balança estará de um lado. Talvez não haja uma câmera, como acontece nas rodovias pedagiadas, mas costuma ter um posto policial com fiscais. Fique sempre atento, afinal nós sabemos que as multas nunca são baratas. 

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