entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Carro mais barato do mundo produção praticamente encerrada

Fracasso de mercado desde seu lançamento em 2008, Tata Nano teve apenas uma unidade fabricada em junho

13/07/2018 - João Brigato / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

Quando a Tata apresentou o Nano em 2008, muito foi falado sobre ele. Afinal, ali era lançado o carro mais barato do mundo, com preço abaixo de R$ 5 mil (100.00 rúpias) na época. Rapidamente ele ganhou a atenção da mídia como o VW Fusca ou o Ford T moderno, mas não foi bem assim que aconteceu. Agora, dez anos depois, a produção do Nano foi praticamente encerrada.

Leia mais:
Mini Virtus e mini Ka Sedan? Conheça os sedãs encurtados
Cronos Fire e Virtus Robust: como seriam os sedãs básicos?
Polo Robust e Argo Fire: como seriam suas versões básicas

De acordo com a hindustanTimes, apenas uma unidade do Tata Nano foi produzia em junho, enquanto no ano passado foram feitas 275 unidades do modelo no mesmo período. Há anos a Tata luta para manter o Nano em linha por razões emocionais, de acordo com a publicação. Na tentativa de Ratan Tata (presidente da marca) de criar um carro barato para substituir as motos indianas, o modelo esbarrou em diversos problemas e não agradou ao público.

Simule quanto pagar nas parcelas do seu próximo carro

Extremamente simples, os primeiros Nano tinham a tampa traseira fixa, sendo necessário dobrar os bancos traseiros para acessar o porta-malas e também o pequeno motor de 660 cc. Com carroceria alta, rodas pequenas e finas, o Nano não era muito estável em altas velocidades, mesmo tendo performance limitada a apenas 100 km/h. O acabamento extremamente simplório não agradou o público indiano e casos de incêndio repentino mancharam a reputação do Nano.

Ao longo dos 10 anos de vida, a Tata tentou relançar o Nano em diversas oportunidades, fazendo importantes melhorias ao longo do tempo. A última mudança trouxe o nome GenX Nano, transmissão automatizada de embreagem única, airbags, acabamento mais bem cuidado e outros itens de conforto, inclusive abertura do porta-malas como em todo hatch normal. Por fim, ele se tornou um modelo de nicho e foi ofuscado pelos irmãos maiores e bem mais caros Indica, Bolt e Tiago.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.