27/05/2013 - Aline Dumelle (Fotos: Divulgação e iCarros) / Fonte: iCarros
Opção mais em conta para quem busca um zero quilômetro, o famoso “popular”, ou veículos equipados com motorização de 1,0 litro, tem perdido, cada vez mais, participação no mercado frente a modelos mais potentes. Quem tem se beneficiado com esta retração são as opções com blocos 1.4 e 1.6.
Segundo dados da Anfavea (Associação de Fabricantes de Veículos Automotores), o balanço dos quatro primeiros meses do ano comprova a consolidação desta tendência, que deu os primeiros sinais ainda em 2011.
Com um volume recorde de 1,10 milhão de unidades licenciadas (alta de 8,2% em comparação ao mesmo período do ano passado), o mercado interno registrou 58,6% dos veículos emplacados com motor acima de 1.0, enquanto os populares responderam por 40,8% do total.
De acordo com o diretor da Consultoria Automotiva ADK, Paulo Roberto Garbossa, a crescente preferência por motores mais potentes nos modelos de entrada reflete uma tendência já observada há alguns anos. “O consumidor brasileiro está cada vez mais exigente, até mesmo aquele que está procurando o primeiro carro” explica. “Nesse sentido, os modelos de entrada que oferecem mais conforto ao dirigir, que é o caso dos com motorização um pouco mais potente, saem na frente na preferência” destaca Garbossa.
O iCarros fez um comparativo entre as principais opções de entrada oferecidas no mercado oferecidas com motor 1.0 ou mais potente. Com exceção do Fiat Uno, segundo colocado entre os mais vendidos.
Fiat Palio
A configuração 1.0 Attractive do terceiro hatch de entrada mais vendido no País tem metade da participação na linha. Já a 1.4 responde com 30% das vendas, enquanto as opções Essence 1.6 e Sporting 1.6 figuram com 12% e 8% dos emplacamentos, respectivamente.
Hyundai HB20
Modelo de entrada da Hyundai que chegou em 2012 para competir diretamente com o líder de vendas Gol, o HB20 na sua configuração mais potente é o mais procurado: dos 30.296 modelos emplacados no primeiro trimestre, 60% tem a configuração 1.6 Comfort. A versão 1.0 responde por 40% da preferência dos consumidores.
Chevrolet Onix
O Onix, aposta da GM para o mercado de hatches compactos, também reforça a tendência do consumidor brasileiro optar por motores mais potentes. Do total de 29.168 unidades vendidas no primeiro trimestre, 55% são equipados com motor 1.4. A versão 1.0 responde por 13.012 veículos licenciados no mesmo período.
Ford Fiesta Rocam
Nos quatro primeiros meses do ano, a versão 1.6 registrou 59% dos emplacamentos de um total de 19.898 unidades vendidas. Em seguida, aparece a versão de entrada 1.0, com 41% do volume.
Novo Uno
Atrás do VW Gol na preferência nacional, o Fiat UNO é a exceção desta lista. Na contra mão, a maioria dos emplacamentos corresponde à versão 1.0, cerca de 70%, contra 30% da configuração 1.4.
Paulo Garbossa explica ainda que, para quem está comprando o primeiro carro, um dos fatores que mais pesam na escolha entre uma motorização menor e uma mais potente é o valor da parcela. "Além disso, gastos com estacionamento e manutenção também acabam pesando, o que pode fazer o consumidor optar pelos modelos mais básicos” explica.
Ainda segundo ele, antes da compra, o ideal é pensar suas reais necessidades. “Se o veículo for utilizado principalmente em curtas distâncias e em lugares planos, o motor 1.0 pode ser o suficiente. Já se o motorista viaja bastante e precisará levar muito peso no carro, os motores mais potentes são os mais indicados” finaliza Garbossa.
*A Volkswagen não divulga volume de vendas de seus modelos por versão.
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro