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Chevrolet Prizm: quando a GM vendeu um Toyota Corolla

Se hoje a Chevrolet luta contra a Toyota no segmento de sedãs médios, um dia, no passado, as marcas foram parceiras

17/11/2017 - João Brigato / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

Líder do segmento de sedãs médios em diversos países no mundo, o Toyota Corolla é, na grande maioria das vezes, elegido pelas montadoras como rival a ser batido quando um novo modelo dessa categoria está em desenvolvimento. Seria estranho pensar então que o Corolla já foi vendido pela Chevrolet, certo? Mas foi justamente isso que aconteceu entre 1989 e 2002. Conheça o Chevrolet Prizm.

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Lançado originalmente como GEO Prizm no final da década de 1980, o modelo pertencia à extinta marca GEO da GM que vendia, nos EUA, modelos da Suzuki e da Toyota rebatizados - lembra do Chevrolet Tracker antigo vendido no Brasil, que nada mais era que o Suzuki Grand Vitara?

A marca teve carreira curta (de1989 a 1997), mas antes de seu fim, alguns modelos passaram a ser vendidos como Chevrolet, justamente o que aconteceu com a terceira geração do Prizm.

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Baseado na oitava geração do Corolla (a primeira fabricada no Brasil), o Chevrolet Prizm contava com pequenas mudanças estéticas em relação ao seu irmão. As alterações eram restritas à dianteira com linhas mais arredondadas e próximas dos carros da Chevrolet, além da traseira com lanternas maiores. O interior, apesar de manter alguns elementos idênticos aos do Corolla como volante, portas e manopla de câmbio, tinha linhas inspiradas em outros modelos da GM.

O Corolla norte-americano, modelo no qual o Prizm se baseada, era substancialmente diferente do modelo brasileiro como comprova a imagem acima. Apesar de usarem a mesma plataforma e chapas laterais, o Corolla americano tinha frente e traseira levemente mais longas que o modelo nacional por conta dos para-choques avantajados, dianteira com desenho totalmente diferente, além de traseira com lanternas mais finas e visualmente mais altas.

A motorização da terceira geração era a mesma para Corolla e Prizm: motor 1.8 a gasolina com 110 cv, passando a 125 cv nos anos 2000 graças à inclusão do comando de válvulas variável.  Ele era vendido em duas versões: a de base contava com câmbio manual de cinco marchas ou automático com apenas três, enquanto a topo de linha LSi usava transmissão de quatro marchas.

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Com a proximidade em preço e porte com o Chevrolet Cavalier, o Prizm foi descontinuado em 2002. O modelo foi substituído na fábrica da Toyota em Fremont, Califórnia, pelo Pontiac Vibe, versão rebatizada do Toyota Voltz (que não foi vendido nos EUA). Apesar da presença do Cavalier no segmento de sedãs médios, o Prizm foi substituído verdadeiramente apenas em 2005 quando a versão norte-americana do Chevrolet Cobalt estreou.  

 

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