Como é dirigir um carro a 250 km/h na Alemanha?

Sim, é verdade: há grandes trechos de estrada na Alemanha onde você pode acelerar a 250 km/h ou até mais

23/11/2020 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

Se você acha que no futebol a Alemanha humilhou o Brasil com o 7x1 na Copa de 2014, precisa conhecer melhor o sistema de estradas dos germânicos – talvez a mais eficiente do mundo, sem cobrar pedágio e ainda por cima com muitos trechos sem limite de velocidade, o que torna o país um verdadeiro paraíso para fãs de modelos esportivos (não por acaso, sede de marcas como Porsche, Audi, BMW, Mercedes-Benz, Volkswagen etc). 

Leia mais:
+ Eletricidade pura: o controle de largada do Porsche Taycan
+ Reino Unido proibirá venda de carros à combustão em 2030
+ Conheça os cinco carros mais antigos ainda feitos no Brasil

Assim, além de serem conhecidos pela primazia na arte de construir algumas das melhores máquinas do mundo, os alemães também criaram uma forma de poder sentir em sua plenitude esta performance. E tudo com segurança e dentro da lei, claro. A palavra mágica, para nós, estrangeiros, é uma só: AutoBahn. 

Há alguns mitos em torno das estradas alemãs e o primeiro deles é: não existe limite de velocidade. Na verdade, a maior parte dos trechos tem, sim, limites, e há multas pesadas para quem desrespeita.

Nos trechos urbanos, por exemplo, o máximo é 50 km/h. E mesmo nas estradas, quando há trevos ou mesmo trechos próximos a cidades, o limite pode cair para 110, 100 ou até mesmo 90 km/h. 

Então, se você um dia pretende acelerar na Autobahn, a dica é esticar a viagem e pegar trechos mais longos – que aí sim, “no meio do nada", fica mais fácil de encontrar a placa que simboliza o fim do limite de velocidade (com três faixas pretas em diagonal). 

Outro passo importante é escolher um carro que te permita apreciar cada quilômetro de deslocamento.

Neste roteiro, a viagem em si é quase tão importante quanto o destino, então vale a pena abrir um pouco mais a carteira na hora de alugar os modelos: qualquer grande locadora permite que você alugue um modelo esportivo das marcas alemãs como Audi, BMW, Mercedes-Benz e até Porsche. 

Como se portar na AutoBahn 

Mesmo nos trechos sem limite de velocidade é preciso ter muita atenção – aliás, é justamente pela confiança nos bons motoristas alemães que este sistema ainda funciona (não sem uma pressão da opinião pública de tempos em tempos).  

Acelere no seu ritmo, sempre na faixa da direita no começo. Acredite, mesmo se você estiver a 250 km/h (muitos carros já são limitados assim), há quem passe por você a 300 km/h (aconteceu com este repórter pilotando um Audi S3 Sedan enquanto vinha uma Lamborghini).  

Mesmo sendo num verdadeiro “tapete” de asfalto, a Autobahn exige concentração total. Afinal, nesta velocidade, qualquer “toque” no volante representa uma mudança de direção muito brusca. Por isso, lá o conceito de faixa “apenas para ultrapassagem” é respeitado ao extremo.  

Fique atento também para a volta dos limites de velocidade – isso é até “fácil de notar" pelo comportamento dos outros motoristas. O mesmo vale quando você sai da zona de limite a 110 km/h para a “livre": parece até uma “relargada” de F1 ou Indy porque todo mundo acelera quase juntos – mas com bastante espaço e segurança. 

A última dica é ficar ligado no consumo de combustível: afinal, andar muito tempo a 250 km/h tem um efeito e tanto no tanque do seu carro – você vai precisar calcular bem a sua próxima parada.

Mas, para quem é apaixonado por carro e sabe curtir a velocidade respeitando o seu próprio limite, a diversão vale cada mililitro de combustível. 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

 

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.