05/06/2021 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros
Em abril, a Volvo Cars anunciou seu audacioso plano de não emitir mais poluentes nas produções de seus veículos antes mesmo de 2040. Isso deve possibilitar uma redução de 2,5 milhões de toneladas na emissão de carbono na atmosfera.
No final do mês de maio, a empresa deu um passo importante para esse buscar esse objetivo maior. A montadora sueca anunciou que sua unidade de Torslanda, na Suécia, é a primeira fábrica de automóveis do mundo a atingir o status de ser totalmente neutra para o clima.
Leia mais:
+ Mercedes usará “aço-verde” em seus veículos a partir de 2025
+ Volvo passa a ter duas fábricas 100% sustentáveis na China
+ O que a Tesla faz para ser tão valiosa?
Entre as fábricas gerais da marca, a planta é a segunda da rede global da Volvo a alcançar esse objetivo, atrás apenas da produção de motores Skövde, também na Suécia, que conseguiu este feito em 2018.
O que é uma fábrica neutra para o clima?
De acordo com a Volvo, suas fábricas são consideradas neutras para o clima quando não registram aumento líquido na emissão de gases de efeito estufa para a atmosfera, como resultado da eletricidade e do aquecimento usados pela fábrica.
A fábrica de Torslanda é a mais antiga da marca, sendo alimentada por eletricidade neutra para o clima desde 2008. “Metade do aquecimento da usina vem do biogás, enquanto a outra metade é predominantemente proveniente do aquecimento urbano de resíduos industriais”, diz a Volvo Cars.
Chefe de operações industriais da marca, Javier Varela falou sobre o pioneirismo da montadora.
“Estamos comprometidos em ter uma rede de fabricação neutra para o clima até 2025 e essa conquista é um sinal de nossa determinação, pois trabalhamos consistentemente para reduzir nosso impacto sobre o meio ambiente”, disse Javier.
A fábrica de Torslanda tem reduzido constantemente a quantidade de energia que usa. Em 2020, a usina economizou quase 7.000 megawatts-hora (MWh) – equivalente ao consumo de energia anual de 450 casas de famílias suecas.
A Volvo planeja fazer mais atualizações de eficiência em sua unidade de Torslanda nos próximos anos, especificamente no que diz respeito aos sistemas de iluminação e aquecimento da instalação. A montadora acredita que isso deve resultar em uma economia anual adicional de energia em cerca de 20.000 MWh até 2023.
Para alcançar esse objetivo de ter uma planta composta neutra em emissões de CO2, a Volvo contou com a ajuda de parceiros no governo sueco e também do setor empresarial para obter eletricidade e aquecimento que não afetem o clima.
No futuro, a Volvo também planeja desenvolver sua própria capacidade de geração de eletricidade renovável na fábrica.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro