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Concessionárias e revendas de veículos poderão abrir em SP

Medida libera atendimento ao público por 4 horas e exige ações reforçadas de limpeza

05/06/2020 - Luiza Martinelli Rossi / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

O prefeito Bruno Covas anunciou, durante coletiva de imprensa transmitida na quinta-feira (04), que as concessionárias e revendas de veículos poderão abrir para atendimento ao público, com algumas restrições. A medida foi publicada hoje (05) no Diário Oficial, passando a valer a partir de então.

Com a reabertura, algumas medidas de proteção devem ser seguidas à risca para diminuir as chances de disseminação do novo coronavírus. As revendas e concessionárias só poderão funcionar 4 horas por dia para atendimento ao público, sendo que a abertura e fechamento não podem coincidir com o horário de pico da capital paulista (das 7h às 10h e das 17h às 20h). 

As medidas foram anunciadas para atender aos pedidos de instituições como a FENABRAVE (Federação Nacional Distribuição Veículos Automotores) e Fenauto (Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores) e incluem: 

1. Distanciamento social
- Dê preferência à realização virtual de intermediações, evitando o atendimento presencial sempre que possível;
- Espaçamento de 1,5 metros entre as pessoas ou uso de barreiras físicas quando não for possível;
- Revezamento de funcionários;
Limitação de 20% do público;
- Controle de acesso ao showroom e agendamento prévio de visitas, quando possível;
- Teste drive com apenas um cliente por veículo;
- Suspensão de simulações de incêndio nas instalações da empresa;
- Não realizar eventos de lançamentos, promoções e ou outras atividades que possam gerar aglomeração.

2. Higiene
-
Disponibilização de álcool em gel 70%, água, sabão e toalhas descartáveis;
- Uso obrigatório de máscaras para todos;
- Desinfecção dos EPIs reutilizáveis ou disponibilização de local adequado para que o funcionário o faça diariamente;
- Uso de copos individuais para beber água. Os bebedores de pressão serão removidos ou lacrados;
- Utilização de material descartável, se possível, para fornecimento de alimentos;
- Orientação a clientes e funcionários para que evitem tocar no rosto e contato físico, além de seguir a etiqueta da tosse;
- Incentivo à lavagem de mãos antes do início do trabalho, após tossir, espirrar, usar o banheiro, tocar em dinheiro, manusear alimentos, manusear lixo, manusear objetos de trabalho compartilhados e antes e após a colocação da máscara;
- Máquinas de cartão devem ser envelopadas com filme plástico e higienizadas após cada uso;
- Recomendação de troca periódica de máscaras e indicação clara dos locais específicos para descarte;
- Orientação a colaboradores e clientes para que não compartilhem objetos pessoais como fones de ouvido, canetas, talheres, copos, pratos e celulares;
- Objetos fornecidos a clientes devem estar embalados individualmente;
- Realizar e/ou exigir a higienização dos produtos utilizados ou tocados pelos clientes a cada troca de cliente.

3. Sanitização de ambientes
- Ambientes devem ser arejados e abertos, sempre que possível;
- Higienização de superfícies e objetos de contato frequente antes e após o uso, como botões, mesas, computadores e volantes;
- O uso do ar condicionado deve ser evitado sempre que possível. Sendo essa a única opção de ventilação, é necessário manter filtros e dutos limpos e realizar a manutenção e limpeza periódicas do sistema;
- Em caso de confirmação de caso de COVID-19, isolar os ambientes em que a pessoa infectada transitou até a sua higienização completa;
- Tapetes e carpetes devem ser evitados. Se a retirada não for possível, a limpeza deve ser reforçada;
- Nas oficinas e veículos:
a) Incentivar o serviço ‘leva e traz’, quando possível, para reduzir a entrada de clientes na oficina;
b) Ao receber o veículo, higienizar maçanetas externas, volante, manopla, forração lateral, alavanca de câmbio acessórios internos que possam ser manuseados pelo mecânico e então cobrir volantes e manoplas com película protetora descartável;
c) Ao finalizar os trabalhos de revisão ou manutenção, realizar a higienização interna e externa do veículo.
- Departamento de vendas de veículos novos e usados (showroom) e escritórios dos concessionários e das Associações:
a) Cobrir áreas de manuseio comum em veículos de test drive e do showroom com película protetora descartável;
b) Fazer a higienização do interior e exterior dos veículos de test drive a cada uso, e dos veículos do showroom com maior frequência;
c) Reforçar a higienização em todos os ambientes e equipamentos ao início e término de cada dia e intensificar a limpeza de áreas comuns e de circulação de pessoas durante o período de funcionamento;
d) Disponibilizar lixeiras com tampa com dispositivo que permita a abertura o fechamento sem o uso das mãos, efetuando frequentemente a higienização e o descarte do lixo;
e) Separar o lixo com potencial de contaminação (EPI, luvas, máscaras, etc.) e descartá-lo em local isolado, de forma que não ofereça riscos de contaminação;
f) Manter portas e janelas dos veículos abertas, evitando tocar maçanetas e fechaduras.

4. Para os clientes
Fixar cartazes e informes ou distribuir folders digitais com:
- Orientações preventivas a serem adotadas nos ambientes de trabalho, público e de convívio familiar e social;
- Reforço da importância de higienizar o ar-condicionado e trocar o filtro;
- Medir a temperatura corporal dos clientes, restringindo o acesso à estabelecimento caso esteja acima de 37,5ºC e aconselhando procura por atendimento médico.
- Orientação à adoção de distanciamento social, uso de máscaras e demais EPIs, higiene das mãos, limpeza do ambiente de trabalho de acordo com orientações da Vigilância Sanitária, afastamento de sintomáticos.

5. Para os colaboradores
- Solicitar aos funcionários que informem imediatamente caso tenham suspeitas de contaminação para afastamento do trabalho e desinfecção dos locais em que esteve;
- Evitar viagens a trabalho nacionais e internacionais, mas, quando ocorrerem, fornecer EPIs e orientar funcionário sobre medidas de prevenção;
- Orientação à adoção de: distanciamento social, uso de máscaras e demais EPIs, higiene das mãos, limpeza do ambiente de trabalho de acordo com orientações da Vigilância Sanitária, afastamento de sintomáticos.
- Colaboradores que confirmarem terem respeitado a quarentena terão prioridade para voltar ao trabalho;
- A retomada das atividades priorizará colaboradores que não tenha dependentes incapazes;
- As Associações de Marca que integram o segmento automotivo coletarão semanalmente declarações das concessionárias da capital paulista, confirmando o cumprimento do presente protocolo e a existência de casos suspeitos;
- Medir diariamente a temperatura corporal dos colaboradores, restringindo o acesso à empresa caso esteja acima de 37,5ºC. Medidores de temperatura sem contato devem ser priorizados. Não sendo possível, a higienização do termômetro com álcool 70% deve ser realizada a cada uso;
- O colaborador deve preencher semanalmente o questionário auto declaratório para ser enviado pela empresa às Associações de Marca;
- Casos considerados suspeitos devem ser orientados a se afastar do trabalho, buscar atendimento médico, manter isolamento domiciliar por 14 dias e realizar o teste confirmatório.
- Casos confirmados ou suspeitos devem ser comunicados ao RH, colegas de trabalho, empresas parceiras, clientes que tiveram contato com o infectado e órgãos competentes SUS, Associações de Marca e FENABRAV.
- Necessário monitorar os empregados sintomáticos, suspeitos ou confirmados, a cada 1 ou 2 dias para avaliação do agravamento de sintomas.

6. Horários alternativos de funcionamento
- Definir horários diferenciados para o atendimento de pessoas no grupo de risco, quando possível;
- Horários de almoço e café dos colaboradores deverá ser escalonado para evitar aglomeração;
- As atividades de oficinas/pós vendas já foram classificadas como atividades essenciais pela legislação em vigor, então podem permanecer com as atividades normais e quantidades necessária de colaboradores.

7. Redução do expediente
- Deverá ser realizada escala de horários e revezamento de funcionários;
- Horários alternativos de funcionamento com redução de expediente:
a) Departamento de vendas de veículos novos e usados (showroom): equipes reduzidas a 20% e em horário reduzido a 4 (quatro) horas seguidas de manhã ou à tarde. Não haverá expediente no domingo;
b) Setor de oficinas/pós vendas das concessionárias: permanece com suas atividades normais e quantidades necessária de colaboradores.

Mais detalhes podem ser encontrados no Diário Oficial de 5 de junho de 2020, clicando aqui.

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