entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Conheça fatos e curiosidades sobre o Jeep Renegade

Fabricante revela detalhes de seu SUV produzido no Brasil como parte das celebrações de seus 75 anos

01/08/2016 - Redação / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

Para celebrar seus 75 anos, a Jeep está retomando momentos importantes de sua trajetória, no Brasil e no mundo. Vale lembrar que a história da marca começou em 1941 quando o exército dos EUA assinou um contrato com a Willys-Overland para esta ser a principal fornecedora de um veículo militar leve para a Segunda Guerra Mundial, o Willys MB, que teve 645 mil unidades produzidas entre 1941 e 1945.

Desde então, muita coisa mudou, a Jeep oficializou o nome, passou a produzir no Brasil e teve até carros de luxo, se consagrando como referência em veículos fora de estrada. No terço final desses 75 anos, encontram-se os fatos mais interessantes e inusitados, incluindo alguns "segredos" do Renegade, modelo global fabricado em Goiana, em Pernambuco. 

Leia mais:
Parte 1: Veja as curiosidades dos primeiros anos de vida da Jeep 
Parte 2: Veja curiosidades da história da Jeep no Brasil
Jeep confirma que série especial de 75 anos virá até agosto
Wrangler Hellcat? Veja os conceitos da Jeep para o futuro
Galeria: relembre modelos clássicos dos 75 anos de história da Jeep

Jeep até no dicionário

- No Brasil, Jeep é a única marca automotiva a se tornar verbete de dicionário, por meio da versão aportuguesada, “jipe”, para definir um tipo de veículo capaz de rodar em terrenos acidentados.

- O Jeep Grand Cherokee é o SUV que ganhou mais prêmios até hoje ao redor do mundo – mais de 250. Atualmente na quarta geração, o Grand Cherokee tem a maior produção de todos os modelos Jeep, com mais de 5 milhões de unidades, de 1992 até hoje.

- Desde 1967 é realizado o Easter Jeep Safari em Moab, no estado norte-americano de Utah, reunindo milhares de praticantes do fora-de-estrada. A partir de 2012, o evento tornou-se o palco inicial para modelos conceituais desenvolvidos pela Jeep e Mopar.

- Com os 75 anos da marca e a 50ª edição do Easter Jeep Safari, uma rara oportunidade foi dada neste ano. Três veículos da Jeep (Grand Cherokee, Wrangler e Wrangler Unlimited) tiveram acesso exclusivo ao temido obstáculo Lion’s Back. Trata-se de uma pedra de 106 metros de altura, com inclinação de 65 graus e que estava fechado desde 2004. Veja abaixo o vídeo do desafio: 

 

DNA 4x4 nunca se perdeu

- Todas as gerações do CJ, e seu sucessor, o Wrangler, sempre tiveram tração 4x4 de série.

- A tradição militar continua viva na Jeep, por meio do J8. Produzido em diversas versões a partir do Wrangler, ele não é vendido pela FCA e, sim, pela JGMS – Jeep Government & Military Sales, a distribuidora oficial para o governo, exército e clientes de segurança em todo o mundo.

- O Museu de Arte Moderna de Nova York inclui um Jeep militar, um M138A1, em sua exposição de oito automóveis. Em sua primeira exibição, em 1951, o curador o descreveu como "uma robusta lata de sardinha sobre rodas". 

- A Jeep ainda se destaca como a única marca americana que está produzindo veículos de uso misto com tração nas quatro rodas ao longo de oito décadas.

- O desenho de perfil do Jeep MB é o símbolo para uso de veículo off-road, usado pelo Serviço Florestal e outras agências dos EUA.

- O Cherokee XJ, lançado em 1984, foi o primeiro carro em que o motorista podia acionar a tração 4x4 sem precisar parar o carro para acionar o sistema de roda livre.

Na TV, em jogos e no cinema

- Existem 432 jogos que já usaram algum modelo da marca Jeep. Um deles é o jogo Mario Kart DS, em que o Donkey Kong usa um Jeep antigo.

- Os carros da marca Jeep aparecem em mais de 7.000 filmes, sendo usados com muito destaque ou como “figurante”. Alguns deles são: "Jurassic Park", "O Exterminador do Futuro 4" e "Batman vs Superman", este último com o Renegade estrelando logo na sequência inicial.

 

- A fábrica da Willys Nordeste, em Jaboatão dos Guararapes (PE), aberta em 1966, é um marco importante do retorno da produção da marca Jeep no Brasil. Ela foi comprada no início do processo concluído com a inauguração do Polo Automotivo Jeep, 49 anos depois. Hoje ela é uma fábrica de peças do Grupo FCA e fornece os chicotes do Jeep Renegade.

- Clássicos da Jeep fazem sucesso entre celebridades. O estilista Ralph Lauren é proprietário de um Jeep CJ-5 branco, e João Barone, baterista do grupo Paralamas do Sucesso, tem um Jeep Willys MB 1944 (apelidado de Gisella).

Originando veículos raros

- Em Manila, Filipinas, o principal meio de transporte popular se chama Jeepney. São restos de jipes usados pelos americanos na Segunda Guerra Mundial. Eles são transformados em algo parecido com um ônibus e ganham decoração com cores exageradas.

- Na montanhosa zona cafeeira da Colômbia, o Jeep foi apelidado de Yipao e, por ser o principal meio de transporte de cargas, tornou-se um símbolo local. Não por acaso, os moradores da região colombiana de Quindío fazem um festival em homenagem ao Jeep, com modelos fartamente enfeitados e competições de habilidade, como no vídeo abaixo. O evento tem duração total de cinco dias e é o maior desfile de Jeeps do mundo.

 

- Desde 1967 é realizado o Easter Jeep Safari em Moab, no estado norte-americano de Utah, reunindo milhares de praticantes do fora-de-estrada. A partir de 2012, o evento tornou-se o palco inicial para modelos conceituais desenvolvidos pela Jeep e Mopar.

- Em meio a centenas de acessórios oferecidos pela Mopar, a marca de peças, serviços, competição e personalização do grupo FCA – Fiat Chrysler Automobiles, um dos mais curiosos é o Trailer Camper Off-Road. Trata-se de um reboque que imita a traseira de um Wrangler, inclusive com o para-lama trapezoidal e as lanternas quadradas, e com recursos para acampar, como cama, mesa, sofá e cobertura de lona, para servir de tenda.

Renegade de todos os ângulos

- O Polo Automotivo Jeep, na cidade de Goiana, em Pernambuco, começou a produzir em fevereiro de 2015 o Jeep Renegade, com 80% de nacionalização.

- Uma das inspirações para o interior do Renegade foram os esportes extremos. Um exemplo desse tema são as saídas de ar acima do painel central que parecem óculos de esqui.

- O “X” das lanternas traseiras do Renegade – e presente em outros pontos do SUV – é inspirado nos galões de combustível do exército que também tinham um X estampado.

- O nome Renegade já havia sido usado pela Jeep antes do lançamento do SUV. O primeiro emprego foi na década de 1970, para nomear uma versão com estilo mais esportivo do CJ-5. Recentemente, também foi o nome de um conceito apresentado em 2008 no Salão de Detroit.

- Nos Estados Unidos, a marca Jeep foi a primeira que chegou aos 2 milhões de seguidores no Facebook.

- Após uma fase inicial expansionista, até por conta do aspecto mundial da Segunda Guerra, a Jeep se focou nos Estados Unidos a partir dos anos 1980. Com o fim das operações da Willys em vários países, entre eles o Brasil, a Jeep concentrou toda a sua produção nos EUA. Foi só nesta década que a Jeep passou a produzir fora dos Estados Unidos, com a chegada do Renegade: em 2014 na Itália, 2015 no Brasil e 2016 na China. No ano que vem, a Jeep começa a produzir também no México e na Índia.

- No dia que a Jeep completou 75 anos, 15 de julho passado, saiu da linha de montagem de Toledo (a primeira da Jeep) o modelo conceitual Wrangler 75th Salute, uma releitura moderna do pioneiro Willys MB de 1941. Acompanhe os processos finais da montagem do modelo no vídeo abaixo:

 

 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.