Carro conceito é baseado em uma BMW X5.
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3M e Visteon embarcaram mais de 50 tecnologias no modelo, incluindo o 'flexible light', visto aqui nos faróis.
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O painel também pode conter o flexible light para ornamentação.
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Painel tridimensional.
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Painel de instrumentos em 'touch-screen' e compartimento que refrigera o porta-copos.
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O compartimento também pode aquecer o conteúdo.
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Descansa-braço se transforma em plataforma de conexão com iPods e memórias USB
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Fita magnética escondida no pára-choques traseiro faz as vezes de sensor de estacionamento.
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O conceito foi mostrado durante o congresso SAE Brasil.
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A 3M e a Visteon mostraram aos visitantes do Congresso SAE Brasil 2008, evento que envolve a indústria automotiva e que aconteceu no início de outubro, o modelo conceito X-wave, baseado no utilitário esportivo BMW X5 que integra mais de 50 tecnologias. Apesar de pertencer ao segmento de luxo, não é o carro o que chamou a atenção do publico, mas sim as inovações tecnológicas embarcadas.
Baseada nos desejos mais relatados por consumidores, as duas empresas construíram um modelo para mostrar um exemplo de carro que poderá estar nas ruas entre cinco e dez anos. O foco nas tecnologias sensoriais do veículo reflete o desejo das pessoas de obter maior prazer e ampliar as sensações por meio do uso dos produtos, ou seja, os consumidores desejam experimentar, de fato, o que adquirem, explica Luiz Peluzzo, gerente comercial da parceria entre 3M e Visteon.
Nada é convencional no X-wave. E isso vale para as lâmpadas do conjunto óptico e para a maneira como o ar-condicionado filtra o ar. O conceito de luz flexível, uma espécie de bastão luminoso maleável, reproduz o contorno das lanternas na parte traseira e também está presente no painel, onde dá um ar de individualidade.
A tela de cristal líquido de 7 polegadas também está no painel, mas é o item que menos salta aos olhos para quem vai nos bancos dianteiro do carro. O painel de instrumentos é tridimensional e digital, enquanto o console central tem comandos semelhantes aos de uma tela touch screen. A aparência geral do painel do carro se aproxima a de um iPod com tela de toque.
Nem o descanso de braço escapou das mudanças. No carro da 3M e Visteon, ele pode ser virado e servir de conector para tocadores de MP3, iPod e memórias USB. Os porta-copos também são hi-tech: é possível aquecê-los ou resfriá-los para manter a temperatura das garrafas neles colocadas.
Coisas aparentemente triviais, como a película escurecedora e sensores de estacionamento, foram repensados para melhorar a sua função. O conhecido insulfilme será feito sem componentes metálicos, método que elimina a oxidação e manchas no componente, além de bloquear 99,9% dos raios ultra-violeta. O sensor de estacionamento, que interfere no design dos pára-choques dos veículos, não é mais formado por uma seqüência de transmissores redondos. Agora, uma fita magnética contínua, escondida por trás do pára-choque, dá conta e auxilia nas balizas.
Isso tudo pode parecer inacessível hoje, mas, em no máximo 10 anos será de se estranhar os carros que não possuam alguma dessas tecnologias, segundo as empresas que criaram o conceito. Basta lembrar que, há 10 anos, os CD players não tocavam MP3 e nenhum carro era bicombustível. Além disso, câmbio automático era visto apenas em carros de luxo ou importados.