Conheça o Centro de Provas da Ford

EcoSport 2012 foi totalmente desenvolvida no local

18/08/2011 - Rafael Mandelli / Fonte: iCarros

Pela primeira vez em mais de 30 anos, a Ford Brasil abriu as portas do seu Campo de Provas localizado na cidade de Tatuí, no interior de São Paulo. A visita que ocorreu na última quarta-feira (17), e reuniu desde jornalistas especializados, blogueiros do setor automotivo ou não, até clientes da marca. O objetivo do evento intitulado de “Ford Open House” foi realmente mostrar de forma prática o funcionamento do centro de testes.

Aproximadamente 100 pessoas divididas em quatro grupos participaram de um roteiro elaborado pela empresa, que mostrava os principais postos de experimentação do Centro de Provas. A primeira etapa do grupo de jornalistas passou pelo “Four Poster”, um equipamento que através de informações digitais, pode reproduzir por meio de atuadores hidráulicos diferentes tipos de terreno. Quatro pilares sustentam as rodas de um carro e se movimentam ao comando de um programa, que pode copiar qualquer tipo de pista. Dessa maneira a Ford testa a vibração, ruído e conforto de um carro, em um determinado tipo de rua sem precisar levar o veículo ao local.

A segunda parada do grupo foi no Laboratório de Ruídos. Paulo Aquino, supervisor de testes especiais do Centro, apresentou o sistema Noise Vision. Um componente criado pela empresa, a aproximadamente dois anos, que possibilita aos engenheiros identificar qualquer barulho que o carro apresente estando em funcionamento ou não. Dessa maneira a Ford consegue eliminar ruídos do motor, ou causados pela aerodinâmica do carro. 

Por último o laboratório de emissões. Astor Vieira é quem coordena o local, o supervisor mostrou como são testados os carros da Ford no quesito emissão de gases. Um modelo do EcoSport estava acoplado a um dinamômetro, dessa maneira, o sistema pôde analisar a quantidade de C02 liberada pelos veículos em diferentes situações de uso. 

Ao finalizar o circuito, a imprensa especializada sentiu na pele a adrenalina de um piloto de teste. O grupo foi dividido novamente, cada três pessoas entraram em uma EcoSport e seguiram para as pistas de teste. O campo de provas conta com 50 km de todos os tipos de terreno (esburacado, liso, ondulados, enchente, entre outros). Uma pista de baixa e alta velocidade (até 140 km/h), e outra com curvas acentuadas apelidada de “Hopi Hari” pelos pilotos da Ford.

EcoSport – como forma de uma preparação para o lançamento da nova geração do jipe compacto, a Ford utilizou em todas as experiências realizadas durante o evento um modelo da versão atual do modelo. Nenhuma informação sobre as novas configurações do carro foram liberadas. Contudo, o modelo que será lançado globalmente ao mesmo tempo em que no Brasil –previsto para o início de 2012-, foi desenvolvido totalmente por engenheiros brasileiros no Centro de Provas de Tatuí. 

Viagem a convite da Ford
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