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Conheça os carros elétricos e híbridos à venda no Brasil

Com opções partindo de R$ 123.950 e chegando a até R$ 799.950, modelos têm isenção de impostos

01/09/2016 - Anamaria Rinaldi / Fotos: Divulgação e iCarros / Fonte: iCarros

Os carros elétricos - entenda os modelos que são 100% movidos a bateria - ainda são raros no Brasil, embora no exterior já existam até esportivos, como os da Tesla. O mesmo acontece com os híbridos, movidos por propulsores elétricos que atuam em conjunto com motores a combustão. Esses são mais comuns por aqui, ainda que seja possível contar nos dedos das mãos quantos existem no mercado brasileiro - lembre-se que lá fora existe a Ferrari LaFerrari e o Porsche 918 Spyder híbridos, que deixam muitos esportivos que bebem gasolina no chinelo. 

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Buscando espaço no País, os carros elétricos contam até com uma salão próprio, o 12º Salão Latino-Americano de Veículos Elétricos, Componentes e Novas Tecnologias, que acontece entre os dias 1º e 3 de setembro no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte, em São Paulo (SP). 

Conheça as isenções

Antes de listá-los, no entanto, vale lembrar que elétricos e movidos a célula de combustível (com autonomia mínima de 80 km) têm isenção do imposto de importação, enquanto os híbridos tiveram alíquota reduzida de 35% para de zero a 7%, variando conforme o nível de eficiência energética e o tamanho do propulsor a combustão utilizado. Além disso, elétricos e híbridos estão isentos de rodízio municipal de veículos em São Paulo, onde os elétricos contam ainda com isenção de metade do valor do IPVA, um tributo estadual do qual apenas metade do valor arrecadado é repassado aos municípios. Se não for o bastante, ainda tramita no Senado um projeto de lei (PLS 174/2014) que prevê isentar do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) veículos elétricos ou híbridos movidos a etanol com fabricação nacional pelo período de dez anos.

Veja as opções no Brasil

Agora que você já conhece os benefícios, conheça os modelos elétricos e híbridos à venda no País atualmente. 

BMW i3: único 100% elétrico oferecido no Brasil, possui um motor elétrico e outro a gasolina que serve apenas para carregar a bateria, funcionando como um gerador. A propulsão é sempre feita pelo motor elétrico de 170 cv de potência e 25,4 kgfm de torque. Segundo a BMW, o carro acelera de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos e atinge a velocidade máxima de 150 km/h. Ele conta com tração traseira. Para alimentar o motor a combustão, que entra em ação quando a bateria do carro atinge 20% de autonomia, há um tanque de apenas 9 litros. Sua autonomia varia entre 130 km e 160 km rodando apenas com o motor elétrico, chegando a até 300 km graças ao motor a combustão. É possível recarregar a bateria em uma tomada residencial: são 8 horas em uma tomada de 220V e 16 horas em uma de 110V. Mas a tomada precisa ser aterrada. O i3 custa R$ 159.950 na versão de entrada e R$ 179.950 na topo de linha.

BMW i8: superesportivo híbrido, ele é movido por um motor 1.5 turbo a gasolina de três cilindros, que desenvolve 231 cv de potência e 32,6 kgfm, atuando em conjunto com um propulsor elétrico de 131 cv e e 25,5 kgfm - que oferece sozinho autonomia de 35 km. Juntos, a potência combinada é de 362 cv. Segundo a fabricante, o i8 acelera de 0 a 100 km/h em 4,4 segundos e atinge a velocidade máxima de 250 km/h. A tração é integral. Oferecido apenas sob encomenda, o i8 se destaca pelas portas futuristas que se abrem para cima - isso exige algum espaço em relação aos carros ao lado. O preço? R$ 799.950.

Toyota Prius: com nova geração lançada no País em junho deste ano, o Prius exibe visual atualizado, seguindo com o motor 1.8 a gasolina que gera 98 cv de potência e 14,2 kgfm de torque. O motor elétrico sozinho tem 72 cv e 16 kgfm. Apesar de funcionarem de maneira paralela, a potência dos propulsores não é simplesmente somada. Assim, a potência total do conjunto é 123 cv. O câmbio é automático de relações continuamente variáveis (CVT). Com consumo de 18,9 km/l na cidade e 17 km/l na estrada, é atualmente o carro mais econômico à venda no Brasil. Oferecido em versão única, ele custa R$ 123.950.

Lexus CT200h: disponível em duas configurações, o híbrido da Lexus - divisão de luxo da Toyota - possui um propulsor a gasolina 1.8 16V de 99 cv e 14.5 kgfm que funciona em conjunto com um motor elétrico de 82 cv e 21 kgfm. Juntos, entregam a potência combinada de 136 cv e toda a energia excedente do motor a combustão, assim como a energia das frenagens, é utilizada para recarregar as baterias. Segundo a fabricante, o carro vai de 0 a 100 km/h em 10,3 segundos. Ele parte de R$ 129.900 e chega a R$ 149.900 na versão topo de linha.

Ford Fusion Hybrid: o sedã da Ford conta com uma versão híbrida equipada com motor de 2.0 16V a gasolina de 143 cv acoplado a um propulsor elétrico de 88 kW. A potência total é de 190 cv. O motor elétrico pode operar sozinho até a velocidade de 100 km/h. Com câmbio CVT, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos, de acordo com a montadora. O modelo é vendido apenas na configuração Titanium e custa R$149.900.

Mitsubishi Outlander PHEV: versão versão híbrida plug-in, traz dois motores elétricos de 60 kW (81,6 cv), um para cada eixo, atuando com um propulsor 2.0 a gasolina que serve apenas como gerador para alimentar a bateria. O nome, aliás, vem da sigla em inglês para designar um veículo híbrido cuja bateria pode ser carregada também na tomada (Plug-in Hybrid Electric Vehicle).  O carro consegue rodar a até 120 km/h usando apenas os motores elétricos. Seu preço é R$ 204.990.

E o Leaf?

Se você sentiu falta de modelos como o Nissan Leaf, ele nunca foi vendido oficialmente no País. Nem há planos no momento em função da cotação do dólar, que tornaria seu preço aqui inviável. O carro 100% elétrico foi visto nas ruas de São Paulo e do Rio de Janeiro como táxi durante uma parceria da fabricante com as respectivas prefeituras. Por falar em parceria, a Renault também forneceu carros elétricos como Zoe, Twizy, Fluence e o utilitário Kangoo para empresas como a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL Energia) e a hidrelétrica Itaipu Binacional. Assim como o Leaf, nenhum dos veículos da Renault é oferecido para o público em geral. 

 

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