02/01/2022 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros
Quando a General Motors comemorou 50 anos de produção de automóveis, em 1958, lançou modelos comemorativos de suas principais marcas: Cadillac Eldorado Sevilha, Buick Roadmaster Riviera, Oldsmobile Holiday 88, Pontiac Bonneville Catalina e Chevrolet Bel-Air Impala.
No ano seguinte, o Impala já de ‘descolou’ do Bel Air, tornou-se um campeão de vendas e ajudou a GM a se tornar a maior fabricante de carros dos EUA na virada da década.
Entre 1958 e 2020, quando foi descontinuado, os modelos sedan, conversível e perua (Nomad), foram usados como carro de polícia, táxi, carro de corrida na Nascar e outras categorias da América do Norte, e até hoje o Impala figura, com quase 15 milhões de unidades, como um dos 15 carros mais vendidos de todos os tempos.
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No que interessa à nossa série, o conversível sempre foi representativo nas vendas do modelo, principalmente nos anos 1960, quando cerca de um terço dos Impala que saíam da linha de produção não tinham capota.
Os motores V8 dos anos 1960, quando foi lançada a sigla SS (Super Sport), presente até hoje nos carros de alto desempenho da Chevrolet, podiam chegar a incríveis 425 cavalos de potência.
Não se sabe exatamente por que – mas provavelmente porque era uma espécie de Fusca dos carros grandes, que todo mundo sabia mexer e tinha peças à vontade -, o Impala dos anos 1960, mais precisamente o conversível da terceira geração, fabricada entre 1961 e 1964, tornou-se o ícone da cultura lowrider – aquela dos carros super rebaixados, que levam mais de meia dúzia de baterias no porta-malas para alimentar a suspensão hidráulica e fazer o carro levantar e abaixar, pular ou andar em três rodas.
A cultura lowrider surgiu na Califórnia – diz a lenda que, inicialmente, para driblar regras estaduais que proibiam carros muito rebaixados – e se tornou febre entre rappers e membros de gangues. Não é por outro motivo que o carro lowrider mais famoso da História está no filme americano Boyz n The Hood (Os Donos da Rua), de 1991, dirigido por John Singleton e que retrata a guerra de gangues num bairro da Zona Sul de Los Angeles.
No filme, o personagem Doughboy dirige um Impala 63 dourado. Doughboy foi o primeiro papel no cinema do então rei do gangsta rap do Sul de Los Angeles, Ice Cube. E o carro pertencia a ele na vida real.
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