03/04/2022 - Redação / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros
Sensação de liberdade, ar no rosto, baixo consumo. Nada é mais parecido com uma moto no mundo das quatro rodas que um conversível. Mais ainda quando se trata dos primeiros carros da Honda. Como contamos aqui na série O nome por Trás da Marca, Soichiro Honda fez sua primeira bicicleta motorizada em 1948 e no início da década de 60 já era o maior fabricante mundial de motos.
Daí para os carros foi um passo. De gueixa, daquele pequeninho, pois em 1962, no Salão do Automóvel de Tóquio, lá estava o Honda S360, um roadster de menos de três metros e como o número diz, 356 cilindradas.
Se encaixava no programa de isenções fiscais do governo japonês à época, semelhante ao programa do Brasil que ‘criou’ os carros 1000 em 1993 baixando o IPI para 0,1%. O programa japonês contemplava carros de até 360 cilindradas. O S360, que foi apenas um protótipo, entregava a potência máxima de 33 cavalos a 9.000 rpm, como.... uma moto.
Veja mais conversíveis dos anos 60:
+ Sunbeam Tiger
+ Lincoln Continental
+ Alfa Romeo Spider
O S500 (531 cilindradas) foi lançado, em 1963, com seus 44 cavalos a 8.000 rpm, já fora do programa governamental e maiorzinho, com 3,30 metros.
Vários detalhes como quatro carburadores, duplo comando no cabeçote e suspensão independentes nas quatro rodas tornavam o carro de apenas 725 kg um foguetinho que chegava a 130 km/h.
Mas esse carro foi praticamente uma experiência, e vendeu 1.300 unidades em um ano. Em 1964 foi para o mercado o S600, que se tornaria o primeiro ícone da Honda. Também com 3,30 metros, 606 cm³, 715kg e 57 cavalos a 8.500 rpm, chegava a 140 km/h. Parece pouco, mas estamos falando de quase sessenta anos atrás e de 600 cilindradas.
Foi o S600 o primeiro Honda a ter produção com volante para o lado esquerdo, ou seja, para exportação (também havia unidades para o lado direito). Até 1966 foram produzidos mais de 13.000 carros.
- Quer vender seu carro? Confira os planos
Apesar de haver um cupê, o conversível sempre foi o best seller. Em 1966 estava nas concessionárias o S800, mais parecido em tamanho e potência com os pequenos conversíveis ingleses, seus rivais globais.
Foi fabricado até 1970. Outro Honda S somente em 2000, o S2000. Mas quem se tornou cult e entrou para a História foi o S600 conversível.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro