entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Coronavírus: cuidados com o carro parado na quarentena

Confira alguns cuidados a serem tomados durante períodos de pouca utilização do veículo

22/04/2020 - Luiza Martinelli Rossi / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

Nas últimas semanas, a redução no número de veículos circulando nas ruas tornou-se evidente, principalmente em grandes metrópoles como São Paulo e Rio de Janeiro. Por conta do isolamento social causado pelo novo coronavírus, os carros ficam parados na garagem e isso pode trazer diversos problemas para o veículo.

O iCarros conversou com Gilberto Pose, especialista em combustíveis da Raízen, licenciada da marca Shell, e trouxe algumas dicas de ações simples que você pode realizar para evitar problemas sérios com o seu carro após o período de quarentena.

Motor

O motor não é prejudicado se ficar parado por até duas semanas, desde que o veículo esteja com a manutenção periódica em dia. A partir daí é recomendado ligar o carro por cerca de 10 minutos, pelo menos uma vez por semana. Quando o veículo voltar a rodar, evite forçar o motor. Mude as marchas lentamente e deixe o aquecimento acontecer de forma gradativa.

Bateria

Alguns componentes como rádio e alarme consomem bateria mesmo com o carro desligado. Por isso, algumas pessoas preferem desconectá-la para evitar o desgaste, o que pode ser muito perigoso. "Por armazenar muitos produtos químicos, um descuido pode gerar curto-circuito ou mesmo provocar um incêndio". Entre em contato com um especialista se optar for desconectar a bateria do seu veículo.

Pneus

Calibre os pneus com a pressão máxima indicada no manual do proprietário para evitar que o peso do carro deforme a cinta metálica, deixando-os desiguais e causando instabilidade ao dirigir. A partir do primeiro mês sem uso, o recomendado é manter o veículo sobre cavaletes de apoio específico para automóveis.
"Assim que voltar a tirar o carro da garagem, não deixe de fazer um balanceamento para certificar que os pneus estão em condições ideais de uso", recomenda Pose.

Freios

Os freios também podem ser danificados se ficarem longos períodos sem uso. Por isso, se o carro estiver parado em um local plano, uma opção é usar calços nas rodas ao invés de manter o freio de mão ativado, já que a umidade pode danificá-los, mesmo nos sistemas a disco.

Tanque de combustível

A recomendação de Gilberto Pose é manter o tanque cheio no período em que o carro ficar parado, de preferência com gasolina ou etanol aditivados. O combustível comum, ao envelhecer, tem maior tendência a formar gomas e vernizes, que podem causar o travamento de válvulas de admissão e danificar o motor internamente.

“O aditivo aumenta o período de resistência a oxidação, dando maior estabilidade aos combustíveis”, explica o especialista. Para os carros flex, é recomendado sempre usar gasolina aditivada no reservatório de partida a frio, evitando o envelhecimento do combustível e a formação de resíduos que podem entupir todo o sistema de combustão do veículo.

Mangueiras e correias

Com pouco uso, as peças de borracha podem acabar ressecando, sendo necessária a troca. É importante verificar também a condição dos limpadores de para-brisa, pois a borracha das palhetas também pode acabar danificada.

Óleo e lubrificantes

Durante um período muito longo sem utilização, os fluidos do carro também podem envelhecer, perder suas propriedades e acabar por danificar componentes do carro. O óleo dos freios, por exemplo, pode travar o sistema de frenagem. Já o líquido refrigerante, corroer o sistema de arrefecimento.

Ao voltar a usar o carro regularmente, não deixe de fazer um check-up geral para verificar a necessidade de troca de óleos e fluidos. Uma boa dica é ter sempre anotado o prazo de troca de óleos e lubrificantes do veículo, respeitando a indicação do fabricante.

Para isso, você pode utilizar aplicativos como o Check-up iCarros, com o qual é possível ter o controle de todas as informações sobre o seu veículo, como datas de manutenções, pontuação e ainda utilizar o serviço de localização para encontrar serviços mais próximos de você.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

 

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.