Coronavírus: Cuidados no transporte coletivo

Manter as janelas abertas e higienizar as mãos são orientações para pessoas que precisam utilizar o transporte coletivo

23/03/2020 - Luiza Martinelli Rossi / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

O Brasil e o mundo estão passando por uma situação delicada por conta da pandemia do Covid-19, o novo coronavírus. Por isso, é muito importante que todos fiquem atentos às recomendações do Ministério da Saúde e tomem as precauções necessárias para contribuir para a diminuição da propagação do vírus.

Leia mais:
+ Coronavírus: Como limpar corretamente o seu carro
+ Coronavírus: orientações gerais do iCarros
+ Coronavírus: Toyota, VW e Ford fecharão fábricas no Brasil

O ideal é que as pessoas só saiam de casa se for extremamente necessário. Se for preciso utilizar transportes coletivos, alguns cuidados devem ser tomados. “Nos transportes coletivos há contato próximo e as pessoas tocam nas mesmas superfícies o tempo todo, o que as coloca sob risco de transmissão”, explica a Dra. Aline Junqueira, infectologista do Hospital Adventista Silvestre.

Confira algumas dicas que o iCarros separou para quem precisa utilizar transportes coletivos nos próximos dias.

Tenha sempre álcool em gel
Carregue um frasco de álcool em gel 70% com você e aplique toda vez que entrar e sair do transporte. Evite tocar em suas coisas, como o celular e carteira, ou mexer dentro da bolsa. Se for necessário, aplique o álcool toda vez que o fizer.

Evite tocar nas superfícies
Um estudo realizado pelo Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos (NHI) mostra que o Covid-19 sobrevive de dois a três dias sobre superfícies de plástico e aço inoxidável. Por isso, evite tocar em superfícies quando estiver dentro de transporte público e, caso aconteça, higienize as mãos com álcool em gel.

Mantenha as janelas abertas
Se estiver dentro do ônibus, opte pelo ar fresco e deixe as janelas abertas. “As janelas fechadas e o ar condicionado impedem a circulação e renovação do ar e mantêm as gotículas com as partículas virais por mais tempo no ambiente, aumentando as chances de transmissão da doença”, conta a infectologista.

Cubra a boca ao tossir ou espirrar
Se tiver sintomas de gripe e for necessário sair de casa, use máscara cirúrgica no transporte público. Se não tiver máscaras à disposição, cubra a boca com a parte de dentro do braço ao tossir ou espirrar e mantenha distância de outras pessoas.

APLICATIVOS DE MOBILIDADE

Bicicletas e patinetes elétricos de uso coletivo também podem ser uma grande fonte de contaminação pelo vírus. Se precisar utilizá-los, limpe as regiões que entrarão em contato com as suas mãos com álcool a 70% e higienize as mãos após o uso. Evite tocar na face e, se o fizer, higienize as mãos antes e depois.

Se utilizar Uber, 99 ou táxis, é importante manter as janelas abertas para garantir a circulação e renovação do ar e ter sempre em mãos o álcool em gel 70% para higienização após tocar em qualquer superfície. 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

 

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

publicidade

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro