entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Dicas para escolher o capacete ideal

Confira alguns critérios que devem ser considerados na hora de escolher o equipamento, como uso, tamanho e estilo

18/08/2020 - Luiza Martinelli Rossi / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

O capacete é o principal item de segurança do motociclista e é de uso obrigatório em todo o Brasil, tanto para o piloto, quanto para quem vai na garupa, conforme artigo 54, inciso III do Código de Trânsito Brasileiro. Escolher entre as centenas de opções que existem hoje no mercado pode ser um desafio.

Leia mais:
+ 10 dicas para comprar uma moto usada sem problemas
+ 10 coisas sobre motos e viagens
+ 10 dicas para você lavar sua moto corretamente

Por isso, o iCarros conversou com o Consultor de Desenvolvimento de Produtos da Laquila, empresa líder do mercado de motopeças na América Latina, Bruno Rodrigo Neves, para dar algumas dicas e te ajudar a escolher o capacete mais seguro e confortável, tomando como base alguns critérios essenciais.

Padrão de uso
Em primeiro lugar, é necessário analisar o contexto de uso do capacete. Ele servirá para trabalho? Ou apenas para passeios no final de semana ou férias? Se for a primeira opção, a necessidade de pensar na durabilidade e custo-benefício é ainda maior.

Um capacete tem, em média, uma validade de três anos, mas tudo vai depender das condições do forro, viseira e cinta jugular. “O que manda é a vida útil e não a validade. É preciso cuidar, por exemplo, se o parafuso da cinta jugular está frouxo, porque, em caso de acidente, ele pode permitir que o equipamento voe”, diz Neves.

Tipo de motocicleta 
Quem dirige scooters geralmente opta pelo capacete aberto, já que a velocidade máxima é muito menor do que de outros tipos de moto. Já os capacetes escamoteáveis, por exemplo, são os preferidos de pilotos de motos custom e bigtrail, além de serem uma boa opção para quem trabalha com entregas, já que a face móvel facilita a comunicação.

Segurança
A certificação do Inmetro é um critério muito importante que deve ser levado em consideração na hora de adquirir um capacete, seja ele importado ou nacional.

Outra recomendação do executivo é apostar em uma viseira com pelo menos 2mm de espessura, capaz de proteger em caso de uma pedrada, por exemplo. “A visibilidade é fundamental na hora da escolha. O equipamento deve permitir um campo de visão maior e melhor”, explica.

Tamanho
A medição da cabeça com uma fita métrica nem sempre é eficiente, pois deve-se levar em consideração os diferentes formatos de rosto. Apostar em um modelo mais justo é uma boa saída, desde que não aperte a testa ou a parte superior da cabeça.

“É bom sempre levar um pouco mais justo, porque ele acaba expandindo e se ajustando. É importante compreender a diferença entre apertado e justo. Na região da bochecha, por exemplo, é onde mais cede”, esclarece.

Posição da narigueira
Alguns modelos de capacete contam com a narigueira e é muito importante levar a posição em consideração na hora de adquirir o equipamento. O acessório deve ficar na altura do nariz: se estiver muito para cima, está apertada; se estiver para baixo, está larga. Segundo Neves, o formato do rosto acaba determinando o modelo do capacete – pessoas mais bochechudas, com rosto mais fino ou comprido tendem a escolher opções diferentes.

Estilo
Você é dono de uma scooter, custom, street, esportiva ou naked? Há opções de capacete para cada uma delas. O estilo, nesse caso, não diz respeito apenas ao aspecto estético, mas também à segurança. “O vento contra é algo comum ao pilotar. O desenho do casco faz diferença, porque uma moto esportiva de 1000 cilindradas atinge uma velocidade maior do que uma custom e mais rápido”, explica o consultor.

Visibilidade em dias frios e chuvosos
Um dos investimentos sugeridos por Neves para todo perfil de motociclista é investir em modelos com a tecnologia pinlock, uma película para a viseira que permite a visão completa em dias de chuva, frio ou neblina. “Mesmo respirando dentro do capacete, não vai embaçar”, completa o especialista. 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

 

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.