entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Dodge Hornet registrado: será um derivado do Peugeot 208?

Última vez que o nome foi aplicado pela Dodge foi em um conceito de 2006 que quase chegou às linhas de produção

18/03/2020 - João Brigato / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

Com a concretização do casamento dos grupos Fiat Chrysler e PSA Peugeot Citroën, os horizontes para as marcas da nova família serão ampliados. Prova disso é que a Dodge registrou patente para o nome Hornet nos Estados Unidos, Canadá e México. Será que a marca prepara um hatch derivado do Peugeot 208?

Leia mais:
+ Traseira da Fiat Strada 2021 revela visual Toro em miniatura
+ Fiat anuncia dois SUVs para o Brasil a partir de 2021
+ Ford Ka 2ª geração era um Fiat 500 disfarçado de mini-Fiesta

Por mais estranho que hoje possa parecer a entrada da Dodge no mercado de hatches compactos, o nome Hornet faz justamente alusão a isso. O nome foi usado uma única vez, mais precisamente em 2006 no conceito que ilustra a matéria. Ele foi apresentado no Salão de Genebra, mas nunca produzido.

Procurando um Dodge? Veja ofertas

Não foi por falta de esforço da Dodge na época: o modelo foi sucesso de público e de crítica e parecia um tiro certo para o grupo Chrysler. O problema foi dinheiro e a falta de um parceiro. A princípio o modelo nasceria de uma plataforma Nissan, mas depois do desastre do projeto Trazo C (Tiida Sedan), a relação azedou.

Simule aqui as parcelas do seu próximo carro

A Dodge tentou até uma parceira com a chinesa Chery para conseguir uma plataforma moderna para o seu hatch Hornet, algo que não deu certo. Em 2009, mesmo após ser adquirida pela Fiat, nenhuma plataforma serviu ao Hornet.

Dodge THP

Por ironia do destino, o Dodge Hornet era equipado com motor 1.6 THP de primeira geração, à época desenvolvido em conjunto entre Peugeot, Citroën e BMW. Com 170 cv, ele transformava o Hornet em um hatch de pegada esportiva.

Não seria difícil ver o novo Dodge sendo produzido a partir da plataforma modular EMP2 da PSA a qual dá vida ao novo Peugeot 208. A base, vale lembrar, será usada também pelos compactos da Fiat nas próximas gerações. O motor 1.6 THP devidamente atualizado também poderia fazer parte do novo Dodge.

Dodge não muscle-car?

Com o nome registrado novamente suspeitas são levantadas acerca da produção do modelo. Atualmente a Dodge investe pesado em muscle-cars, tendo como únicas exceções o jurássico SUV Journey e o grandalhão Durango (que tem uma versão esportiva). Um hatch com pegada mais apimentada faria sentido para a montadora.

Mesmo com o mercado de hatches em queda, os modelos esportivos ainda preenchem um importante nicho e tem vendas regulares. Prova disso é que modelos como VW Golf GTI, Hyundai i30 N, Honda Civic Type-R e Fiat 500 Abarth continuam a vender bem nos mercados em que atuam.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.