entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Economia no licenciamento do carro? Pague até o dia 14/01

Proprietários de veículos que não aderirem ao pagamento antecipado podem optar por seguir o calendário anual

04/01/2021 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

Quem não vê a hora de deixar 2020 para trás e já pretende iniciar 2021 com tudo resolvido pode começar o ano novo providenciando os documentos de seu carro.

A partir da próxima segunda-feira (4), os motoristas já podem realizar o licenciamento antecipado de 2021, valendo para todos os veículos, independentemente do final de placa.

Leia mais:
+ Renavam: o que é e como consultar
+ Como dar entrada no seguro DPVAT?
+ Avisar sobre blitz é crime?

A vantagem desta opção é o valor da taxa de licenciamento 2021. Até o dia 14 de janeiro, ela será de R$ 98,91. Quem licenciar o veículo a partir do dia 15 de janeiro deverá pagar o valor de R$ 131,80.

Neste segundo caso, quem quiser pode aguardar o calendário de licenciamento anual, de acordo com o final da placa, como é feito tradicionalmente: final 1 em abri, final 2 em maio e assim por diante.

O serviço é oferecido pelo Detran-SP para facilitar o pagamento do licenciamento junto com o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor). Com isso, ele pode ser pago em cota única, com desconto, ou parcelado, conforme vencimento definido pela Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo.

Uma importante vantagem é que, no Estado de São Paulo, o licenciamento anual é realizado de forma 100% digital.

Desta forma, você não precisa ir mais a uma unidade de atendimento do Detran-SP ou Poupatempo para emissão do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), documento de porte obrigatório que permite a circulação do veículo.

Quem quiser licenciar o veículo só necessita informar o número do Renavam e pagar os débitos do veículo – IPVA, possíveis multas e a taxa de licenciamento. Fique atento para uma mudança em 2021: não haverá cobrança de taxa do seguro DPVAT, conforme decisão do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP).

Um dia após o recebimento, o CRLV fica pronto para download e impressão no item Licenciamento Digital nos portais do Poupatempo, Detran-SP e Denatran, além dos aplicativos Poupatempo Digital, Detran-SP e Carteira Digital de Trânsito – CDT.

O motorista poderá salvar o documento no próprio celular ou imprimir na sua casa, em papel sulfite comum.

Como é feito o licenciamento de veículos de aluguel?

Se você pretende licenciar um veículo de uso comercial (categoria aluguel), como taxis, van escolar, caminhão de entrega, é necessário uma autorização para transporte emitida pelo órgão competente (Prefeitura, ARTESP, EMTU, ANTT, DER ou EMBRATUR).

Só que, por conta da pandemia do coronavírus, o Detran-SP prorrogou o prazo que torna obrigatória a apresentação desta autorização.

Desta forma, o veículo pode ser licenciado para 2021, mas terá um bloqueio administrativo no seu cadastro, como medida de segurança, até a apresentação dessa autorização renovada em uma unidade do Detran-SP ou posto do Poupatempo no munícipio de registro do veículo. 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

 

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.