19/03/2013 - Redação / Fotos: Latin NCAP / Fonte: iCarros
Numa nova rodada de testes da Latin NCAP, instituição independente que a avalia a segurança dos automóveis, duas das maiores novidades do mercado nacional passaram pelo crash-test. Enquanto o Ford EcoSport, quando equipado com airbag duplo, recebeu quatro estrelas na proteção de adultos e três para a de crianças, o Hyundai, que tem as bolsas de ar de série, recebeu três estrelas e uma, respectivamente. Para os ocupantes adultos da frente, o EcoSport obteve 13,64 pontos, de 16 possíveis, enquanto o HB20 contabilizou 10,23 pontos. Nestas avaliações, cada automóvel é submetido a uma colisão frontal a 64 km/h contra um obstáculo deformável, que simula outro carro.
No caso do SUV da Ford, a instituição percebeu que a estrutura do carro era capaz de suportar cargas maiores de impacto, enquanto a do hatch da Hyundai foi avaliada como estável, ou seja, dentro do esperado, mas sem sobras. Em ambos, foram detectadas estruturas perigosas no painel que poderiam causar lesões nas pernas dos ocupantes da frente, já que ambos não têm airbag de joelho. Na proteção da cabeça e do tórax, os dois carros foram bem.
No caso da proteção para crianças, o teste é feito com duas cadeirinhas, sendo uma ocupada por um boneco de teste simulando uma criança de três anos e a outra por um boneco de tamanho e peso equivalentes ao de um bebê de 18 meses. Dotada de sistema Isofix, que fixa melhor os assentos infantis, a EcoSport protegeu bem a criança, apesar de ter sido obervada grande desaceleração na área do tórax, totalizando 31 pontos dos 49 possíveis. Sem o Isofix, o HB20 não protegeu tão bem os ocupantes infantis do banco traseiro, obtendo nota 4,77.
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro