entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Em 2020, carros brasileiros terão mais itens de segurança

Será obrigatório que todo carro vendido no Brasil tenha novos itens para quem senta atrás

03/01/2020 - João Brigato / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

A partir de 29 de janeiro de 2020, todos os carros produzidos e vendidos no Brasil terão de se adequar a novas regras de segurança. Será obrigatória a presença de sistema ISOFIX de ancoragem de cadeirinhas infantis, encosto de cabeça e cinto de três pontos para todos os passageiros.

Simule aqui as parcelas do seu próximo carro

Determinada pela portaria 518/2015 do CONTRAN, a nova lei tem como objetivo aumentar a segurança dos carros vendidos e fabricados no Brasil. Desde 2018 todo automóvel importado ou produzido no Brasil oriundo de um projeto 100% novo deveria trazer os itens anteriormente mencionados.

E os carros antigos?

O que muda que carros fabricados ou importados a partir de 29 de janeiro, mesmo com projeto mais antigo, devem adotar encosto de cabeça e cinto de segurança de três pontos para todos os passageiros, além de ancoragem de cadeirinha ISOFIX em pelo menos um assento.

Quem está isento? 

À regra estão isentos modelos cupê tipo 2+2 onde o banco traseiro serve apenas como apoio ou para crianças pequenas (como Porsche 911), veículos militares e carros com apenas uma fileira de bancos como vans comerciais e picapes compactas.

E o meu carro? 

Isso não significa, porém, que você precisará instalar os itens em seu carro. A nova lei vale apenas para carros fabricados ou importados para o nosso país em 2020 em diante.

Quem não atende?

Atualmente não cumprem a legislação modelos como Fiat Mobi, Uno, Doblò, Weekend, Citroën C3 e AirCross, Renault Kwid, Duster e Oroch, Nissan March e Versa, Volkswagen up!, Gol, Saveiro, Voyage e Fox. As marcas devem fazer as devidas alterações em breve ou, até mesmo, remover de linha alguns desses carros.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.